Polaroid exige milhões à Fujifilm por copiar imagem de marca
Todos conhecem e reconhecem a Polaroid e a sua imagem de marca. Mais do que as suas máquinas, as fotografias que estas tiram são icónicas e ainda hoje atraem os amantes da fotografia.
Mesmo não estando ainda ativa no ramo da fotografia, a Polaroid ainda continua a ser uma marca forte e com muitos ativos. Foi precisamente com um dos mais conhecidos que a Polaroid entrou agora numa batalha. A Fujifilm está a infringir e por isso vai agora ter de pagar por usar o seu conceito de papel de fotografia.
A marca Polaroid tem estado a alargar a sua presença em áreas onde ainda nunca tinha estado e onde o mercado é forte. Não vem diretamente da casa mãe, mas sim da cedência do nome a outras empresas que desenvolvem e comercializam os produtos com esta marca.
Para defender a sua imagem de marca e a sua propriedade intelectual, a Polaroid está a exigir à Fujifilm o pagamento de uma verba muito elevada e que, no entanto, não foi tornada pública.
Este pedido prende-se com uma mudança feita pela Fujifilm na sua linha de máquinas instantâneas Instax e que passaram agora a usar papel fotográfico onde as fotografias são impressas como as clássicas da Polaroid, com o efeito "quadrado dentro de um quadrado".
Este processo tem estado a decorrer desde janeiro, com várias cartas da Polaroid para a Fujifilm, com provas e argumentos de que está a ser usado indevidamente propriedade intelectual da marca americana. A Fujifilm parece agora ter chegado a um ponto de saturação e por isso abriu uma queixa num tribunal de Nova York.
A alteração da Fujifilm deu-se no final do ano passado, tendo até então apenas comercializado papel fotográfico retangular em vários tamanhos, não tendo para oferta papel fotográfico. Segundo a empresa, este novo papel imita de forma perfeita o seu papel e o seu efeito, com as margens outras áreas a serem iguais.
Ainda é cedo para saber como este processo irá terminar, mas certamente penderá para o lado da Polaroid, empresa que sempre usou este tipo de fotografia e pela qual é conhecida e reconhecida.
Este artigo tem mais de um ano
A Polaroid nunca mais morre? Acabe de vez e deixe de levantar processos por alguém ter infringido a sua não-patente
Concordo com a Polaroid, se se infringem coisas em telemóveis por menos, acho que estes têm razão
A polaroid faliu já à muito tempo e quem quiser pode usar a marca ou tirar uso das suas patentes mas existem marcas chinesas que ainda usam o nome e andam a ver se tem sorte a fazer queixa, a fujifilm cansada de os aturar fez queixa. Todos os produtos incluindo as maquinas instantâneas com a marca “polaroid” são fabricadas pela própria fujifilm. Ou seja, alguém anda a vestir o fato de polaroid e a “trollar” a fujifilm a ver se ganham algum no processo.