Apple Watch usado para detetar apneia do sono e hipertensão
Como utilizador, desde sempre, do Apple Watch, considero que os “wearables” ou os “equipamentos de vestir” são uma mais valia principalmente no que toca à monitorização da nossa saúde. Para reforçar esta qualidade e utilidade dos dispositivos, foi apresentado um novo estudo que refere que o Apple Watch é capaz de detetar problemas de saúde comuns.
A Universidade da Califórnia, San Francisco e a Health startup Cardiogram, juntaram-se num novo estudo com o objetivo de fornecer detalhes sobre quanto o Apple Watch é capaz de detetar problemas de saúde comuns com precisão. Desta vez, o estudo centra-se na apneia do sono e na hipertensão.
Apple watch ao serviço da saúde
O novo estudo, partilhado hoje na reunião da American Heart Association em Anaheim, revela que o Apple Watch é capaz de detetar apneia do sono com 90% de precisão e hipertensão com 82% de precisão.
O estudo foi realizado através do aplicação Cardiogram que foi usada por mais de 6 mil participantes convidados a utilizar o Apple Watch durante um período de tempo. O Cardiograma foi capaz de detectar a apneia do sono em 1016 dos participantes e a hipertensão em 2230, segundo informação referida pelo TechCrunch.
O responsável pelo estudo do Cardiogram, Johnson Hsieh, explicou que este ilustra bem como o Apple Watch poderia ser usado para acompanhar os utilizadores de forma contínua, alertando as pessoas quando estas mostrarem sinais de hipertensão, sugerindo testes e tratamentos adicionais.
Hsieh acredita que se as pessoas usassem esta aplicação neste dispositivo continuamente, muitos iriam verificar que têm muitas vezes hipertensão e que deveriam fazer testes mais pormenorizados para saber a que tratamento devem ser submetidos.
Mas o que vale esta aplicação Cardiogram?
Há um relatório pormenorizado, que a Wired lançou à plataforma DeepHeart no qual o estudo do Cardiogram se baseia, e lá é explicado como a empresa usou uma rede neuronal para interpretar a frequência cardíaca e os dados de contagem de etapas:
Os engenheiros do Cardiogram usaram o tipo de redes neuronais artificiais, que o Google e outros usam, para transformar o nosso discurso em texto e adaptá-lo para interpretar os dados de frequência cardíaca e contagem de etapas. [O discurso, são sinais que variam ao longo do tempo.]
O sistema, denominado DeepHeart, possui cadeias de dados cardíacos e de etapas de várias pessoas e informações sobre as suas condições de saúde.
Como sempre foi avançado pelos seus responsáveis, a Apple tem planos de saúde muito ambiciosos para o Apple Watch e anunciou o novo estudo Apple Heart Rate no início deste ano em parceria com a Universidade de Stanford. O watchOS 4 traz uma série de novos recursos de monitorização cardíaca para o Apple Watch como parte desses esforços.
A área da saúde é sem dúvida onde estes dispositivos, como o Apple Watch, se devem posicionar para terem do lado do consumidor a necessidade da sua utilização. A Apple sabe disso e tem dotado o seu Apple Watch de tecnologia dedicada à saúde.
Esta aplicação, que recomendo vivamente, está também disponível para Android Wear, dando muito mais utilidade aos smartwatches.
Este artigo tem mais de um ano
… e os Android Wear todos: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cardiogram.v1&rdid=com.cardiogram.v1
É o que da não ler o artigo até ao fim.
por acaso estas enganado. O titulo pareceu-me dar foco ao smartwatch em vez da app. Apenas dei foco nos comentários ao fato da playstore tambem ter a mesma app para os Android Wear
Se tivesse a amabilidade de ler até ao fim do artigo veria que está lá essa informação. E não, a ideia não era falar do smartwatch, a ideia era falar do smartwatch das apps e do potencial deste binómio. Mais que bom hardware é o ecossistema.
Calma. Mais uma vez foi apenas para frisar nos comentários que também a playstore tem a app. Evidentemente um bom ecossistema é base para satisfação do user na utilização do equipamento. Peço desculpa pela forma como interpretei o artigo mas o titulo está péssimo! E o subtítulo também “Apple watch ao serviço da saúde”
Mas se é a verdade e foram os resultados apresentados pelas entidades envolvidas, porque razão está péssimo o título? Vá lá, melhores argumentos fazem melhor diálogo. Pelo menos sejam sérios nestas coisas. O assunto aqui é mesmo destacar que estes dispositivos têm uma área prática ligada à saúde e sabemos que é nisso que a Apple aposta desde o início. Sabemos que tem de haver uma necessidade para o produto ter procura. Lembra-se disto: https://www.youtube.com/watch?v=sLSUD3hhhFI
Vá lá… puxem pelo argumentário sério e que dê vontade de responder.
“Apple Watch usado para detetar apneia do sono e hipertensão”
Concordo titulo enganador ( aplicacão e nao o apple watch ).
promo.
Não percebi! A aplicação não é do Apple Watch mas usa a tecnologia disponível no Apple Watch e sem isso, nada era possível, verdade? Então não sei se estás a ver bem, mas sem o Apple Watch, sem o watchOS nada disso seria possível, verdade? 😉 Vá, avaliem bem o que estão a dizer 😉
Não se pode é dormir muitas horas, senão a bateria não chega.
Isso era o primeiro. O Apple Watch serie 3 dura 3 dias numa utilização convencional. É dos que duram mais atualmente.
O meu pai, bastou-lhe fazer uns exames, para descobrirem que ele tem apneia do sono. Na minha família andávamos preocupados que ele tivesse a começar a ficar com alzheimer ou algo do género, porque começou a ficar muito esquecido, o que nunca lhe foi característico. No caso dele, o problema foi ter-se reformado cedo demais, com medo que, se se reformasse mais tarde iam-lhe baixar o valor da reforma. Ora, como ele sempre teve uma vida muita activa, passar de andar sempre de um lado para o outro, para não fazer nada o dia todo, fez com que ganha-se este problema. Agora vai ter de dormir com uma máscara para o resto da vida, anda regularmente em aulas de ginástica para os velhotes, e vai também regularmente à piscina. Ele já estava com a doença num estado avançado, e se não tivesse feito os exames na altura que fez, podia ter acontecido o pior. Se têm familiares que se reformaram à pouco tempo, o meu conselho é pô-los a fazer qualquer coisa que os distraia e habituá-los a fazer algum exercício.
Pode explicar-me qual o fundamento teórico subjacente à medição da tensão arterial por parte deste gadget? A pulseira expande e realiza alguma medição ultrassónica? Ou a app grava e analisa apenas os valores obtidos por métodos convencionais (transmitidos para o gadget via BT pir exemplo).
Obrigado
Otima pergunta..
O meu série 2 já tem uma autonomia razoável. Dois dias com uso até na piscina. Faltam é apps com mais funcionalidades. Façam aqui um top de boas apps que usam.
o meu Xiaomi Amazfit Bip manda 45 dias de cumprimentos.
Tive o Ws2 durava-me no máximo 36 horas com uma horas de exercício por dia, com o Ws3, melhorou… consigo com a mesma utilização chegar a 50 horas… a Apple divulgou que será possível medir os níveis de glicémia contínuos sem ter de furar os pacientes… espero ansiosamente pelo acessório!
Uau, mais uma inovação! Mesmo o sistema FreeStyle Libre implica a inserção (“picada”) de uma microfibra com 5 mm de comprimento na pele! Mais uma vez, gostaria imenso de conhecer o fundamento teórico desse sistema revolucionário!