iPhone e iOS 11 caíram às mãos dos hackers na Pwn2Own
As questões de segurança são pertinentes em qualquer sistema operativo. Para além dos dados dos utilizadores, os atacantes procuram ganhar o controlo dos dispositivos para depois poderem realizar outros ataques.
A Pwn2Own é um evento onde são mostradas as vulnerabilidades dos sistemas móveis e este ano voltou a fazer vítimas. O iPhone 7 e o iOS 11 foram os mais visados, mas houve outros a cair nas mãos dos atacantes.
Foi na passada semana que decorreu mais uma vez a Pwn2Own. Este ano voltaram a existir vítimas entre os mais recentes dispositivos e sistemas operativos. O iOS 11, que tinha poucos dias de presença, foi o mais fustigada e onde mais falhas foram descobertas. O iPhone 7 foi outra vítima, tendo caído às mãos dos hackers.
As falhas do iPhone e do iOS na Pwn2Own
Na dupla da Apple foram descobertas várias falhas. A falha mais grave do iPhone permitiu que este fosse atacado pela utilização de uma rede Wi-Fi, onde depois foi possível instalar uma aplicação comprometida, que ficou de forma permanente.
Mas a Apple continuou com problemas, no iOS 11. Os investigadores de segurança conseguiram comprometer este sistema, usando para isso o Safari. Também aqui foi possível explorar a falha para instalar uma app maliciosa de forma permanente.
Houve mais vítimas na Pwn2Own
Os grandes alvos foram os produtos da Apple, mas ainda assim existiram outras vítimas neste evento. Também o Galaxy S8 e o Mate 9 Pro tiveram problemas de segurança.
No primeiro caso a falha foi explorada através de falhas do browser e do próprio hardware. No segundo o problema estava também no browser. Em ambas as situações foi possível executar código malicioso.
Ao todo, e durante o evento, foram atribuídos 515 mil dólares e a equipa Tencent Keen Security Lab acabou por ser a vencedora e ganhar o título de Master of Pwn, por ter maior números de pontos em situações de descoberta e exploração de falhas em sistemas móveis.
Este artigo tem mais de um ano
Agora vem por aí o Helder dizer que está mal e não são falhas, mas sim features top e altamente avançadas. Ou então será qualquer funcionalidade de segurança para enganar os hackers.
Só prova que se existir interesse os produtos Apple são tão inseguros como qualquer outro, já dizia o maluco do John McAfee que nada é seguro nas TI!
E estes casos estao a acontecer porque a plataforma ja desperta algum interesse aos hackers.
No dia em que o Mac OS tiver alguma projeccao significativa no mercado o mesmo acontecera nessa plataforma, que das poucas vezes que foi atacado no passado, foram descobertas falhas consideradas de principiante, assim como as que estao a ser descobertas no iOS.
A melhor feature de seguranca no universo Apple e a App Store, que de facto funciona melhor que a do Android e Windows. Mas de resto, o Android apresenta-se mais seguro e o Windows 10 entao, foi uma melhoria quanse incalculavel desde o Windows 7 ate ao Windows 10 como esta hoje. Ja ninguem precisa de Anti-virus, navegar na Internet nunca foi tao seguro. Um SO mobile nunca foi tao seguro como W10M, nao necessita de cuidados alguns em relacao a seguranca. Sei que virao por aqui muitos iSheeps dar coices e marradas, e balir que nem uns perdidos a tentar justificar que nao tenho razao, mas aconselho que qualquer leitor mais ponderado e inteligente apenas ignore esses “seres”, tal como eu faco, que nem me dou ao trabalho de comentar as suas reaccoes mais alergicas a realidade.
chamar pessoas de iSheeps nao te ajuda na tua narrativa 😉
Ele não chama mais.
o Jobs deve estar a dar voltas no caixão….
Nada de espantar
Quem usa iOS sabe que dentro de 1 ou 2 semanas está tudo corrigido. A beleza e a Segurança de usar iOS é exatamente essa, todos equipamentos com menos de 5 anos, ficam atualizados num piscar de olhos.
Isto sim dá valor acrescentado ao produto, por isso a maioria dos iPhoners não trocam para Android.
No android acontece o mesmo aí tudo depende da marca não do android.