O Kodi pode estar a monitorizar os add-ons que usa
O Kodi é o melhor e mais completo media center que podemos encontrar. Para além de podermos usar os nossos conteúdos, quer locais quer espalhados pela nossa rede, permite também usar add-ons que o melhoram e que dão acesso a outras fontes.
É precisamente nestes add-ons que, para muitos, o problema do Kodi reside. Nem todos os conteúdos são legais e agora o Kodi pode estar a espiar os utilizadores, detetando quem usa esses add-ons para aceder a esses conteúdos.
Todos sabem que o Kodi tem a fama e a utilização que tem graças à facilidade com que permite o acesso a conteúdos que são ilegais e pela sua vertente de pirataria.
Mas estes tempos podem estar perto de terminar, tudo graças a um novo add-on que foi criado. Conforme está a ser reportado, o add-on KN Addon Caretaker, criado pelo programador de Kodi Birger Jesch, verifica a existência dos conhecidos add-ons de acesso a filmes e séries, bloqueando a utilização deste media center.
Na prática, o KN Addon Caretaker valida os add-ons instalados e compara-os com uma base de dados onde estão registados os add-ons e repositórios que se sabe que infringem as regras. Caso um deles seja encontrado, é mostrado um alerta no ecrã, que apenas é removido quando os add-ons problemáticos são desinstalados.
Claro que o KN Addon Caretaker é de instalação voluntária, mas o problema é que este é extremamente simples de integrar nas skins, que podem depois fazer a verificação, sem o utilizador a ter autorizado.
Este cenário foi já encontrado em pelo menos 2 skins. Caso usem as skins Estuary MOD V2 ou Embuary, então o KN Addon Caretaker foi instalado e devem removê-las.
Apesar de não ser um add-on oficial, os utilizadores esperam que o Kodi mantenha a filosofia que o tem guiado e que num futuro próximo este tipo de add-ons acabem por não ser bem recebidos. Por outro lado, esta é uma ajuda preciosa para restabelecer a imagem deste media center, que nos últimos tempos tem estado demasiado associada à pirataria e aos conteúdos ilegais.
Leia mais sobre o Kodi
Este artigo tem mais de um ano
isso é um Raspberry PI com o Plex Instalado, antes de colocar uma matéria dessa para falar de tecnologia deverias pelo menos ler e entender sobre isso, pois isso é o mais do mesmo.
Ou eles mudaram as fotos depois do teu comentário ou não percebi o teu comentário…
Estamos os 2 na mesma posição. Ninguém mudou imagem nenhuma, por isso estamos na parte em que não percebemos o que ele diz…
Parece-me que leu o título, viu as imagens…e comentou.
Se calha a ter pensado até podia ter feito sentido 🙂
Andas a beber vodka e a gritar que é água… cuidado com a carteira.
Na minha opinião, caso não permitisse conteúdos ilegais não seria tão conhecido hoje em dia. Acredito também que será o fim do Kodi se bloquear certos add-ons.
Concordo contigo…
Até pode vir a surgir um fork.
+1
Não é certamente pela excelente qualidade do kodi ou a sua simplicidade.
Sou um novato no mundo Kodi mas nao tenho duvidas nenhumas que estao a monitorizar os addons
A ideia surgiu por parte de um desenvolvedor de uma skin que não queria que Wizards utilizassem a sua skin juntamente com addons ilegais. O Team Kodi não tem nada a haver com isso. Eles só souberam posteriormente disso depois de terem recebido reclamações de utilizadores. Os membros do Kodi fizeram umultimato e o desenvolvedor acabou por retirar esse script da skin que bloquiava os addons ilegais. Sim, os membros do Kodi posicionam-se contra a pirataria mas eles sempre disserem que cada um é livre de utilizar a sua copia do Kodi como quiser desde que não chamem o Kodi (a fundação) para o barulho. O Kodi é contra qualquer tipo de restrição do utilizador.
“…não tem nada a haver com isso.”.
Deves querer dizer “…não tem nada a ver com isso.”.
Ridiculo.
A lista tem plugins perfeitamente legais como o stream the canais de sinal aberto em Portugal como RTP e TVI24 (apenas li a lista na diagonal e reconheci esses).
Em vez de decidir aleatoriamente que algo é ilegal, o responsável deveria fazer pesquisa e informar-se.
Por outro lado, basta consultar este ficheiro para encontrar plugins porreiros para instalar (alguns deles nunca tinha ouvido falar).
https://github.com/b-jesch/script.service.caretaker/blob/master/resources/data/blacklist
Não existem canais em sinal aberto em Portugal… no “máximo” terás o que é difundido pela TDT pelos emissores da PT. Supostamente estes são apenas para o território português (incluindo as ilhas). Se reparares, já a TDT complementar é encriptada, pois se não o fosse poderia ser vista por todos os que apanhassem o feixe do Hispasat 1C/1D/1E (30ºW). Todos os canais que são emitidos via IPTV (refiro-me, por exemplo, ao MeoGo) pelos operadores é algo que está licenciado (autorizado de forma legal). Ou seja, todos esses plugins a que fazes referência, distribuem de forma ilegal os canais (todos os canais). Não é que eu esteja preocupado… mas é bom que fique claro que não existem canais em sinal aberto. Existe um mal entendido generalizado que é, por exemplo, referir que a RTP1 é um canal aberto e a Sportv um fechado… não são ambos fechados a diferença é que o último é premium.
“nao existem canais em sinal aberto”…x terás o que é difundido pela tdt”
Corriges alguem que deu um comentário correcto e informado com una bestialidade destas?
O RTP Play e o TVI player sao canais portugueses de sinal aberto! O serviço é disponibilizado pela própria emissora.
Lembro que existe o add da RTP, não sei se é listado como oficial ou não pelo Kodi, o da tvi nao existia quando deixei de usar o kodi, a existir pelo que está escrito acima, tambem nao terá nada de ilegal visto que a tvi disponibilza o acesso em direto á emissão!
Ao contrario do que leio no titulo nao sera o Kodi, mas um add-on que estara a monitorizar. Se tens duvidas quanto ao kodi, fazer download do codigo e verificas, nao deves deixar a duvida no ar quando existe a possibilidade de verificar o codigo, ou monitoriza ou nao monitoriza…
Já há décadas que isso acontece com os “media centers”. Quando o VLC subiu ao programa mais usado para ver ficheiros de vídeo, foi porque os mais usados andavam a passar trojans sem que os utilizadores soubessem que lhes estavam a ser roubadas informações (na altura mais dados como o email e passwords de acesso a determinados sites, assim como o historial de utilização dos browsers). Muita gente usava os programas e só dava porque tinha sido alvo, quando abria o mail e levava com 5000 mensagens de spamm em poucas horas.
O monitorizar é possível de fazer por TODOS os programas. Praticamente todos o fazem, pela simples razão que é importante saber a forma como os utilizadores o usam e as ramificações que os programas possuem.
Com os browsers acontece a mesma coisa… Agora a nível de bloquear é que o programador pode não permitir essa utilização.
Qual é o espanto? O google facebook fazem o mesmo