Windows 10 não respeita privacidade, afirma Tribunal Holandês
O Windows 10 sempre viveu uma situação muito peculiar e particular, desde o seu lançamento, à custa das polémicas em torno da privacidade do sistema operativo. Muitos utilizadores são contra a quantidade de dados de telemetria armazenados pela Microsoft, não concordando com tais ações, considerando-as abusivas.
Um tribunal Holandês investigou o Windows 10 e concluiu que a Microsoft quebra a lei de proteção de dados no processamento de telemetria que faz no Windows 10.
O Windows 10 recolhe dados de telemetria em 2 parâmetros: básico ou completo. A autoridade Holandesa para a proteção de dados (DPA) considera que os dados armazenados na opção completa são imensos e indevidamente explícitos aos utilizadores, sendo que a Microsoft apenas dá um parecer geral do que é recolhido.
Na opção básica de telemetria a Microsoft já dá a conhecer com mais detalhe os dados que recolhe, mas a opção completa é a predefinida aquando da configuração do sistema operativo. No caso de o utilizador querer selecionar a opção básica, tem de fazer isso manualmente.
Sendo a opção de telemetria completa a adotada como predefinição pelo sistema operativo, seria de esperar que as informações sobre a recolha de dados e o propósito destes fossem mais explícitos.
Tal abordagem por parte da Microsoft faz com que os utilizadores não possam dar um consentimento informado e válido sobre os termos de privacidade do Windows 10.
A Microsoft já reagiu a este caso e, em comunicado, afirmou que não concorda que o Windows 10 quebre alguma lei de privacidade e que vai trabalhar diretamente com a DPA holandesa de modo a garantir a resolução deste problema.
No mesmo comunicado, referem que os dados recolhidos têm como destino a aprimorarão e melhoria do Windows 10 e que os utilizadores são a grande prioridade da empresa, incluindo a sua privacidade.
Para além disso, a Microsoft mostrou estar disposta a colaborar e dialogar com qualquer autoridade de proteção de dados de modo a garantir que os utilizadores do Windows 10 tenham confiança nos serviços e produtos da empresa.
Resumindo, a autoridade Holandesa para a proteção de dados pretende que a Microsoft tenha uma posição mais transparente no uso que faz com os dados resultantes da telemetria do Windows 10. Para além disso, o facto de o nível de telemetria completo ser o padrão do sistema operativo também é motivo de destaque para este autoridade Holandesa.
A Microsoft, apesar de não ter definido quais ações irá tomar em concreto, já comunicou publicamente que irá trabalhar com as autoridades. A DPA declarou também que, no caso de a Microsoft não colocar fim a estas alegadas violações de privacidade, irá sancionar a empresa.
Este artigo tem mais de um ano
Sem comentários…
um pau de dois bicos… As empresas querem melhorar os seus produtos recolhendo dados de utilização mas depois acabam por ter acesso a dados mais sensíveis que revelam por exemplo, o que os utilizadores compram online ou se acedem a este banco ou aquele… As pessoas queixam-se e fazem pé de vento porque têm direitos mas depois expõem a vida toda nas redes sociais… Ou seja, leva-me a crer que as pessoas querem ser expiadas mas de livre vontade. Fornecem os seus dados nas redes sociais pelos próprios dedos, mas não admitem que o seu PC o faça por si. Algo tem de mudar.
Lá nisso também tens razão 😀 😀 Mas por exemplo no caso do TruePlay acho que é um abuso a quantidade de dados que são fornecidos aos desenvolvedores ao ponto de saberem que programas tinhas abertos no momento que o log é enviado, já para não falar nos falsos positivos que acontecem e que só passado 24 horas se se confirmar o tal falso positivo é que o serviço técnico te desbloqueia.
Eu acho que eles deviam melhorar o sistema se o quiserem implementar.
acho que estas a deturpar a realidade…pagas o windows para o teres…porque raio vais estar a partilhar info com eles? compras um software de facturação….eles sabem o que vendes e quando vendes? quando há um crash é pedido um envio de relatório..isto é o suficiente para corrigirem alguma falha no sistema..mais informação que isto…são habitos do teu consumo…o que instalas..o que desinstalas…quanto tempo usas cada app..etc..isso sao dados valiosos de markting para ganharem mais dinheiro…..mas o consumidor devia estar a par dessa info e partilhar caso nao se importe…agora tudo numa zona meia cinzenta que dizem que é para “melhorar os servicos” isso é conversa de vendedor….é claro que há patos como tu que caem na conversa…
quanto as redes sociais…muitos se vao arrepender da quantidade de info que metem la….mas pelo menos sabem o que metem..e para quem metem….ao contrario da info que sai do teu bixo
Existem erros dos softwares de facturação em que o suporte técnico da software house pede uma cópia da base de dados, claro que só é feito com acordo do cliente, mas fica-se com acesso a tudo o que foi feito desde a instalação, porque por vezes os logs de erros não chegam para detectar os problemas.
Fornecem porque querem. O novo regulamento europeu de proteção de dados define essas regras todas, excepçoes, bem como a multa MINIMA que é de 20 000 000€ ou 4% da faturaçao, o valor maior. Dados biometricos, nome, etc… dados que permitam direta ou indiretamente chegar à pessoa. A recolha deve dizer o que recolhe, para que recolhe, quando, etc e s quem transmite. E deve ser de leitura fácil.
Tem de ser definido nas EULAs. E atenção, isso do mínimo é treta. Nos tribunais tens sempre atenuantes. Algo do género, “a informação teve uma fuga mas EU (empresa) fiz de tudo para a proteger” e “a informação fugiu porque eu (empresa) não tenho nada a proteger” são coisas diferentes.
“os dados armazenados na opção completa são imensos e indevidamente explícitos aos utilizadores” ou “os dados armazenados na opção completa são imensos e INSUFICIENTEMENTE explícitos aos utilizadores”
Mas os utilizadores, que são super entendidos em legislação e leem todos os termos aquando da instalação e das atualizações, dizem que respeita e é o melhor sistema de sempre…
E é mesmo o melhor SO de sempre.Apenas falta que os utilizadores “gastem” a fazer a configuração de privacidade 1% do tempo que utilizam nas redes sociais a “divulgarem” mais da sua vida pessoal do que aquilo que o SO necessita para ser atualizado e melhorado! E ao lado da Google,a Apple e da maioria das app utilizadas no dia a dia…os “tipos” da Microsoft até são uns “anjinhos”. Mas “virou moda” dizer mal de tudo que tem “carimbo” Microsoft…
Está na moda? Só se tiveres nascido na década passada é que podes dizer isso.
https://www.youtube.com/watch?v=jMToNsCyFQU
Os primeiros são os mais recentes, mas ficas a saber (que és muito novinho) que a MS sempre teve bluescreens em praticamente todas as apresentações. Vergonhoso!
E ficas a saber que entre a Apple e a Google a MS sempre foi a pior na privacidade. Ora vai ler um pouco sobre os serviços que a MS tinha e tem. Myspace, LinkedIn, Bing…
Concordo contigo em tudo vitor. Falar mal da microsoft esta na moda. O Android e IOS, *principalmente android*, que retiram dados de tudo e mais alguma coisa, ate uma app de calculadora, quer ter acesso a contatos e fotos…. WTF
A diferença é que a google vive da publicidade dirigida e da venda da informação que parasita aos utilizadores e em troca da um SO e uma loja. A Microsoft nao vive disse, é uma software House. A google não atualiza SO e por isso os fabricantes vendem os seus Equip todos os anos.
Isso ainda porque ainda não viram bem como o sistema TruePlay funciona, porque se soubessem desligavam na hora 😀 😀
ainda estou para ver é quando empresas como a one plus e todas as outras que fazem o mesmo..(todas as chinesas?) que recolhem info sem o nosso consentimento sao processadas….
O Android também é um SO. Será que essa autoridade também vai apertar o cerco à Google?
Sim, há-de ser a única que não respeita… A Google olha para os búzios para saber que publicidade a malta quer ver…
Só um Detalhe ainda há pessoas, que se recusam, a estar nas rede sociais, aliás, acho engraçado, que o americano que inventou o facebook e ainda mande nela ao que se sabe, tenha a mania da Privacidade, se começaram a verificar melhor…
Quanto ao Windows em termos de Privacidade, personalização de uso, e outros detalhes, já foi muito melhor, hoje em dia o Win 10 é muito Intrusivo na Vida e Utilização do Sistema e isso é um Facto comprovado, já não há duvidas sobre isso…
Agora as outras empresas Americanas também falham a começar pela Google que não é uma empresa de TI, mas sim uma entidade comercial de Espionagem, ou vejam os detalhes destes 2 serviços nos vossos telefones Android “Google Play Serviçes” e Hangouts ?
É realmente uma pena. o que se está a passar com a Microsoft “Windows 10” e digo uma pena porque realmente tenho o W 10 do qual gosto imenso, e penso ser o melhor SO do momento. Se tem havido tanta polémica `a volta deste sistema Operativo, porque a Microsoft não arruma de vez esse problema. Deixem por e simplesmente as pessoas em paz, e com a sua própria privacidade.
As pessoas podem não ter nada a esconder, mas nem por isso gostam, que as pessoas se debrucem às suas janelas para poderem ver o que vai lá dentro. Por favor MICROSOFT, deixe-se disso e deixem as pessoas com os seus computadores, fazerem o que quiserem, sem se preocuparem se estão sendo observados ou não? Será assim tão difícil deixarem de ser bisbilhoteiros.
Nem mais, nem tudo é $$, esqueçam isso…
Amigo, estamos em 2017 isso simplesmente não acontece.
Os metadados hoje em dia são muito valiosos. Muitos dos empregos que existe, e bem renumerados, é pagar a pessoas pra analisar esses dados e ajudar no melhor rendimento e produtividade de uma empresa, logo vale outro. Se os poderes ir buscar, usando apenas o teu software é uma vantagem, mas…. infrige a lei e a privacidade das pessoas. Por simplesmente é fácil saber o q fizeste à hora q fizeste e onde…
a escrita automática só faz com que deia erros na escrita, por isso desculpem o comentário anterior.nas estar correto a nível de escrita 🙂
Então e que tal perderem um minuto que seja do vosso precioso tempo de rede social ou de maledicências para configurar o Windows à vossa vontade ? O sistema permite-o. Ah…preferem a má língua, é verdade… Enfim…tá mesmo na moda.
Mas então para quê automatizam as tarefas? Haaa espera, não sabias.
Tens preguiça em configurar o sistema ou não sabes mesmo como fazê-lo?
Provavelmente não sabes e a Microsoft automatiza para ajudar, mas onde está o pecado? Em lado algum.
O pecado está na preguiça em configurar o sistema, como disse. Mas é preferível falar mal, como fazem. Mas só demonstram que pouco percebem do assunto. Quando assim é, vale mais estar quieto.
Não vou dizer que sabes muito ou pouco porque nunca demostraste o que sabias. Mandar uns bitaites faz de ti um doutor(?), quem diz de ti diz de qualquer um e é meramente exemplificativo, atenção. Fazer… está quieto, agora mandar bitaitatada… é o prato do dia. Por isso… iscas saquetas!
Vítor M.
Melhor comentário.
Iscas Saquetas
hahahhaa
uma das principais razões pelas que visito o PPLware não é só pela informação, mas também porque há uma redação que não tem medo de vir aos comentários confrontar o leitor! dou valor a isso.
Acho que tem mais um problema, mesmo que alteremos manualmente quando há atualização do sistema não volta ao estado anterior?
Reinaldo Lima
sim… ou seja, se você for ali como o “censo” que configura o OS, quando o sistema é atualizado volta tudo ao default, está comprovado, basta ir ao youtube e ver… para modificar o OS e não perder as mudanças, você tem de impedir a escrita nos ficheiros, o que acaba por mexer também nas permissões do sistema e certos bloqueios de escrita em certos ficheiros podem resultar no bloqueio do windows se nao se souber o que se está a fazer…
é como as definições do windows 10… se quiser mante-las como voce as deixou, tem de ir mexer em permissões no windows 10, ir modificar certos ficheiros mesmo lá pro fundo do windows e voltar a deixar as permissões como estavam… e tem de fazer isto para tudo o que modificar… se não fizer, sempre que houver atualização do OS, tem de andar à caça e ver se as suas modificações ainda estão como as deixou…
para mim mais vale deixar o computador em default, não tenho muitos problemas com o que partilho, se eu precisar de movimentar informação pessoal online ou assim certamente não vou usar serviços como gmail ou outlook, vou mas é mais rapido usar um protonmail por exemplo…. se quero ir ao site do banco certamente vou usar um browser como o Firefox e em navegação privada, não vou usar um chrome… se quero armazenar informação online certamente vou usar um Mega.nz não o onedrive…
tar-me a chatear pra que?