Microsoft instala app sem permissão e utilizadores revoltam-se
Um dos grandes fantasmas do Windows 10 foi sempre a questão da privacidade. O volume de dados de telemetria armazenados pela Microsoft acabou por criar insatisfação e desconfiança junto de alguns utilizadores, que consideravam tais ações desnecessárias e abusivas por parte da Microsoft.
Apesar de ultimamente não termos tido muitas manifestações neste âmbito, com a última atualização cumulativa do Windows 10 foi instalada uma aplicação em certos dispositivos, de forma não consentida ou autorizada, que suscitou opiniões desagradadas por parte dos utilizadores.
A aplicação denomina-se "Suplementos Fotografias" e foi instalada em alguns dispositivos, automaticamente e sem autorização do utilizador, juntamente com a última atualização cumulativa do Windows 10, lançada no dia 10 de outubro.
Tal ação por parte da Microsoft acabou por desencadear algumas reações insatisfeitas que estão refletidas nos comentários à app na Loja de Aplicações do Windows.
Como podemos constatar, grande parte dos comentários remetem para um desagrado por a Microsoft ter instalado a aplicação sem autorização, considerando isso abusivo e desrespeitoso. A própria avaliação geral da aplicação reflete isso, tendo menos de 3 estrelas num máximo de 5.
Quanto à aplicação, não se sabe muito acerca da sua função e utilidade. Não é uma aplicação típica como as outras, sendo esta um suplemento da aplicação Fotografias.
Ou seja, não consta na lista de aplicações instaladas, funcionará em simbiose com a aplicação principal de Fotografias do Windows 10. Para poder localizar a aplicação no seu smartphone Windows terá de aceder às Definições -> Aplicações -> Aplicações e funcionalidades -> Selecionar "Fotografias" e clicar em "Opções avançadas". Neste menu poderá encontrar o suplemento instalado e acoplado à aplicação nativa de fotos do Windows 10.
Estas aplicações "suplemento" foram apresentadas na Build 2016 como sendo aplicação anexas a uma aplicação principal e que trariam novas capacidades e funcionalidades a essa mesma aplicação. Nas próximas semanas poderemos descobrir quais os efeitos que este suplemento trará à aplicação Fotografias nativa do Windows 10.
Para além disso apenas sabemos que tem um tamanho de 161MB e que foi desenvolvida para funcionar em PC/tablet, smartphones, HoloLens e no Surface Hub.
Depois de todas as polémicas que se geraram aquando do lançamento do Windows 10, a privacidade ainda é um tema muito sensível quando associada a este sistema operativo.
Neste caso, não é expectável que a app seja abusiva em termos de privacidade; sendo um mero suplemento da aplicação Fotografias, parece algo inofensivo para o utilizador. Contudo, não teria ficado nada mal à Microsoft ter informado os utilizadores da instalação deste suplemento, evitava desta forma alguma desconfiança e revolta que se viu nas avaliações à aplicação.
Este artigo tem mais de um ano
Isso já é o pão do dia a dia. Foi para experimentar e ver se a malta continua atenta
Isto fez me rir. xD xD Muito. Comparado com a Apple ou com a Google.. A Microsoft é um menino nisto. xD A quantidade de apps pre instaladas e instaladas sem permissão quando se liga um iPhone ou Android.. ou Chrome OS.. MacOS.. Jeez xD
Quais ?
Abc
Android: carrier services, hangouts, …; IPhone: casa, watch, dicas, amigos,…
Já vêm instaladas de origem, ao contrário do que se passa aqui. É a diferença entre saberes ao que vais, está lá tudo de origem e se não gostas não compras; e, neste caso, comprares uma coisa e depois enfiam-te outra pelas goelas.
Amigos, casa, watch, quando comprei o meu iPad eles não viam juto, foi adicionado e são inuteis
e depois nem sequer da pars desinstalar sem root…
Sem esquecer o Gmail, Calendário, Chrome e a própria Playstore…
Que já lá estavam todas quando decidiste comprar o telemóvel; isso não é nem de perto nem de longe o mesmo que se passou aqui — tinhas uma coisa e depois, unilateralmente, instalaram-te outra que nada tinha a haver com o que querias.
Aqui a questão é simples, quem divulga a notícia e a forma como a mesma é feita! Se bem me lembro o meu iPhone 7 vem com várias Apps e surgiram outras quantas quando fiz o upgrade para o iOS 11 sem o meu consentimento! Mas é Apple…GOD! Microsoft? The Devil!!!
O Marketing forçado nunca foi algo que me fizesse mudar de ideias!
Abraço
Situação completamente diferente, uma coisa é comprar um equipamento ou software e vem por defeito apps instaladas, outra é instalar automáticamente uma app sem questionar. Pior, instalar uma app para dar mais funcionalidades a outra app nativa da própria marca é o cumulo da preguicite.
Situação exatamente igual.
Já me aconteceu com nova actualizacao do Andoid ou iOS novas Apps serem instaladas.
Quais?
Fácil. Basta agarrar no iPhone 5S que vem com iOS7, e instalar o iOS 11 e ver que o numero de apps instaladas é bem diferente.
Ou outros dispositivos mais recentes com outras versoes é a mesma coisa. E dependendo do dispositivo vai aparecer a Apps tais como: files, health, Home, watch a lista é grande.
Ninguém pode negar que com uma actualizacao novas Apps podem ser instaladas
OFF TOPIC!!
Faz um review do batocera linux, uma distro para transformar pcs velhos (ou novos) e mini pcs (Raspberry Pi, etc) em consoles retro multijogos, com mais de 20 plataforma desde nintendinho, super nintendo, mega drive, master system, neogeo, fliperama, dream cast, psx, game cube, game boy….. e por ai vai e de quebra tem o kodi como central multimídia.
Se a Microsoft não mete nada de novo, reclamam. Mas se mete, reclamam à mesma.
Custa muito perguntar se deseja instalar a nova funcionalidade/app XYZ? Chegamos ao terceiro mundo, quero posso e mando, sou o teu dono incha!
Parece-me óbvio que se é instalada uma nova versão é normal esta ter novas funcionalidades e aplicações. Os updates são efetuados para melhorar os sistemas em causa caso contrário não seriam necessários…
Essa dita app serve para completar as funções da aplicação fotos. Contem música e efeitos para serem usados no remix, que se encontra nos álbuns.
Já agora que estamos neste tema … :
The lack of clear information about what Microsoft does with the data that Windows 10 collects prevents consumers from giving their informed consent, says the Dutch Data Protection Authority (DPA). As such, the regulator says that the operating system is breaking the law.”
https://arstechnica.com/gadgets/2017/10/dutch-privacy-regulator-says-that-windows-10-breaks-the-law/
Quem quer privacidade no computador não instala Windows mas sim Linux e mesmo assim o melhor é ter uma máquina que nunca se instale em rede i.e sem acesso à web nem a outras máquinas com Windows e que tenham acesso à internet.
No meu não instalou nada.
Que piquices, esse é um extra para algo já instalado e completa a funcionalidade, até pensei que era uma APP completa… Enfim, sempre a queixarem de a ver se conseguem perder e ver dinheiro ou trocar de telemóvel.
No meu Lumia 532 não consta as opções “Aplicações -> Aplicações e funcionalidades”. 🙁
Definições -> Sistema -> Armazenamento -> Este Dispositivo -> Aplicações e Jogos.
O APP “Fotografias” apenas ocupa 33.1 MB, significa que não foi nada instalado, provavelmente só nos modelos mais recentes que suportam a camara com mais resolução. Isto significa que o APP não tem nada a ver com o abuso de privacidade, porque senão era para todos os lumias!, penso eu?.
Oh faz favor, sai mais uma sandes à #TechManja
“Revolta utilizadores”: que absurdo. Foi uma app instalado com a actualixzação do sistema.
eu tenho um android e cada vez que o ligo à net tenho que levar com actualizações do google play, google read …
qual é a diferença?
A sério… se é uma nova funcionalidade… qual é o busilis? Pessoal a morrer à fome… a levar com bombas em cima… oceanos e florestas a morrer… e ai meu deus… instalaram uma app que vem dar novas funcionalidades à camara/fotografias… sem o meu consentimento… epa… lol… lol … lol
Qta choradeira.
A cada atualização trimestal do Android isso sempre acontece. E se você é usuário de um celular Samsung, pode ficar preparado que sempre tem algum app vindo junto com uma atualização.
uma vergonha sinto-me violado
Pega já no telefone e reclama! A Google/Apple vão tomar nota de certeza.
Virgem ofendida!?!?!?!
eu ja tinha avisado sobre os perigos dessa empresa agora aguentem
techmanja
Usem Win7
Isso, usem um sistema obsoleto… Depois queixam-se
Bom dia, não tendo nada a ver com o tópico mas será que alguém me poderia elucidar:
visto eu ser um utilizador de W10M desde o final do ano passado e, como tal o meu Lumia 550 ainda não ter feito sequer 1 ano nas minhas mãos, sempre tenho acompanhado ao longo deste ano todas as informações contraditórias acerca do W10M, que agora parece mesmo que vai ter o seu fim independentemente de ter suporte atá 2019, mas como estou a adorar o sistema, realmente é bastante fluído e as apps de trabalho como o word e excel são fabulosas, poderia dar mais exemplos mas saliento as mais importantes para mim, mas o que eu gostaria de saber é se através das PWA- Progressive Web Apps existe uma forma de manter atualizadas as apps para o sistema, isto é, se eu pretender continuar a utilizar o meu Lumia, irei continuar a usufruir de todas as funcionalidades do sistema e, se continuarei a ter apps ao meu dispor
Quando é que a malta mete na cabeça ,que se eles quiserem saber alguma coisa de nós ,sabem e o pessoal nem nota nada .Lembro-me do tempo em que usava android ,que para instalar uma app qualquer de terceiros e mesmo da Google ,tinha de dar permissão para tudo e mais alguma coisa ,e segundo sei ,ainda é assim.A MS meteu um suplemento na app das fotografias ,cai logo o carmo e a trindade .
Se cada vez que a MS quiser melhorar o sistema ou modificar\melhorar alguma app ,tiver de pedir permissão ,não faz mais nada na vida
Vejam se conseguem desinstalar a outra app que a MS também instalou relativa à realidade virtual….nickles…
É bem feita para quem continua a usar esse lixo de Windows!
Volta para o Win 3.1… esse é seguro que não instala nada..
Techmanja
A maçã faz exactamente o mesmo e não se vê desagrados, pelo contrario, até se valoriza a “novidade”. Haja paciência.
Na Apple chama-se “novas funcionalidades” e a malta aplaude as “inovações”
App€ e M$ são duas faces da mesma ditadura tecnológica. Há que goste e gostos não de discutem…
Quem não quiser, pode desinstalar. Por mim, vou deixar como está. Não me incomoda.
Eu consigo desinstalar o Edge mas não o faço.
Não é uma aplicação nova. É um suplemento da aplicação “Fotografias”. Eu podia comentar mas considero isto um “não assunto”.
Queres outro “não assunto”?? Que tal estares constantemente a ser espiado pela Microsoft?? Tudo o fazes no Windows 10 é do conhecimento da Microsoft.
techmanja
Há 6 anos que utilizo Linux e nunca tive problemas do género! :0)
– Ora aí está uma das razões porque nunca instalei o “fabuloso” Windows 10.
– Assim que publicitaram que esse Windows era gratuito!…. Fui logo, logo, logo… “ficar bem quietinho”! 🙂
Microsoft sendo Microsoft
techmanja
querem firewall 100%, use o -B-U-R-N- , em todos os electronics que tiver ou perto de si….
Se formos por essa logica… Android: carrier services, hangouts, maps, playstore, gmail, etc etc etc …; IPhone: casa, watch, dicas, amigos,…
e nem dá para desinstalar.
Qual objectivo deste post afinal?
Tanta paranóia. Arranjem uma vida!
Linux… lovely Linux! (tudo dito)
Não é uma app, é mais um componente do Windows que passou a ser distribuído e atualizado pela loja.
Não é o único, se forem ver a lista das “apps” instaladas vão encontrar também uma chamada “Instalador de Aplicações”, uma “Xbox TCUI” e uma “Mixed Reality Viewer”.
O que me parece é que a Microsoft está, passo a passo, trocar o Windows Update pela Loja.