O esperado Sentinel de John McAfee será lançado no próximo mês
A empresa de segurança informática, MGT Capital Investments, começará a distribuir no início do próximo mês (1 de Novembro) o tão esperado Sistema de Deteção de Invasões chamado Sentinel. O produto já pode ser comprado no site da MGT por 2500 dólares.
A empresa norte-americana, que conta com a especial colaboração de John McAfee (defensor da privacidade online e fundador dos antivírus McAfee), revelou durante o dia de ontem que o processo de distribuição está prestes a começar.
Sentinel has arrived! We are pleased to launch @MGTSentinel network intrusion detection system. Order now: https://t.co/zIFmIGhlcs $MGTI
— John McAfee (@officialmcafee) October 2, 2017
O sistema de segurança desenvolvido pela empresa norte-americana será capaz de analisar todo o tráfego de dados que circulam pela rede e usar sofisticados algoritmos para detetar atividades maliciosas. Perante cada situação, o Sentinel será capaz de ajudar a travar as ameaças e a resolvê-las.
Dia após dia os Hackers tornam-se cada vez mais sofisticados. E as organizações estão vulneráveis.
John McAfee
O Sentinel
O Sentinel é capaz de fornecer aos sistemas a segurança de que necessitam. Este complexo sistema adiciona uma camada de proteção extra aos firewalls e antivírus utilizados, tornando-os assim mais seguros e fiáveis.
De facto, o Sentinel encontra-se à espera de ataques de Hackers. Quando eles eventualmente o fazem, o sistema de segurança envia alertas via SMS ou e-mail e consegue perceber que tipo de ataque é que ocorreu. Usando a informação recolhida pelo sistema de segurança, é possível perceber qual a melhor forma de atuar perante cada situação e como resolvê-la rapidamente.
Assim, as avançadas capacidades do Sentinel permitem detetar qualquer ameaça num intervalo de segundos.
Eu desenvolvi o melhor produto do mundo, mas ainda assim, os Hackers conseguem ser melhores do que eu…
John McAfee
O período de testes do Sentinel já decorre há sensivelmente um ano e, em outubro de 2016, o produto foi lançado em avanço para alguns utilizadores. No entanto, em abril do ano passado, foi detetada uma falha de segurança no Sentinel que pode afetar alguns servidores. Mas espera-se que essa falha já esteja resolvida.
O Sentinel e a Google
De acordo com John McAfee, o Sentinel será o sistema mais seguro disponível no mercado. Além disso, é capaz de proteger valores fundamentais como a privacidade dos utilizadores na Internet.
Por isso, o objetivo de John McAfee é ter o Sentinel colocado e instalado em todas as casas e empresas/organizações dos Estados Unidos. Mas para além de toda a segurança que o Sentinel traz, McAfee pretende utilizar o Sentinel para proteger as pessoas que navegam pela Internet dos crawlers da Google.
Estes “crawlers” são basicamente os meios que a Google dispõe para arrecadar informação sobre os utilizadores e sobre páginas web de forma a antecipar as necessidades dos utilizadores na Internet. Se o Sentinel for adotado em massa, o modelo de negócio da Google irá acabar pois será impossível continuar coletar dados acerca dos utilizadores da maneira abusiva.
No entanto, a não ser que o preço do produto baixe, o Sentinel não irá vender as unidades necessárias para ser capaz de fazer a diferença. Para já, ainda não é algo acessível a grande parte dos utilizadores.
Em informática, o conceito de segurança total não existe. Mas são pessoas como John McAfee e produtos como o Sentinel que poderão a diferença. São eles que nos lembram que a privacidade e segurança são algo muito importantes.
Este artigo tem mais de um ano
Aqui está uma pessoa que eu admiro.
Pena o aparelho ser tão caro
Admiras um homem que diz ter feito o melhor antivírus do mundo, onde um simples crypter consegue dar bypass ao antivírus McAffee
É um dos piores antivírus.
https://www.youtube.com/watch?v=bKgf5PaBzyg
Conheces o passado deste senhor? Tudo o que se passou em Belice?
+1
Admirar este senhor?
Que grande desconhecimento vai por aí… Mas que ele engana muita gente, lá isso é verdade!
É sem dúvida um dos maiores trapaceiros que anda nesta área tecnológica!
Pelo menos ficamos com a nota daquilo onde não devemos meter o pescoço…
Admiras este senhor? É dos maiores charlatães que por aí anda, vendeu a Mcaffee e depois é que o produto se tornou algo de jeito.
Achas isto caro?
A mim suscita dúvidas pela simplicidade do aparelho e pelo extremo baixo custo. Este device supostamente faz algo semelhante a um SIEM, não sei se tem anayltics e log correlation, seja como for precisará de capacidade de processamento consoante a infraestrutura de cada organização e isto é modelo único, não vejo para onde escalar.
Tipicamente uma ferramenta de SIEM da IBM, HP ou outro custa a uma organização com mais de 10 mil users algo como 1M, aparecer com um device de 2500 USD é mesmo para rebolar a rir de tão anedótico que isto parece.
So pode estar de brincadeira quem quiser comprar qualquer coisa desse louco. Prefiro comprar qualquer firewall físico do que isso
é positivo pessoas como esta a colocar programas que protegem os documentos e informaçoes pessoais e outras
como diz uma pessoa que ja comentou esta noticia é pena no inicio o aparelho ser tao caro mas espero com os dias e os meses esse aparelho baixe de preço ate la vamos esperar noticia positiva
2500 USD, subscrição anual.
Por uma blackbox que a empresa nem especifica ao certo o que faz.
Portanto, colocar um equipamento informático que não se sabe o que faz a monitorizar todo o tráfego WAN de uma rede.
Parece-me uma ideia muito sensata.
Isso não vai durar muito, de certeza que as entidades que vão ser prejudicadas com isso ja compraram o aparelho e andam a estudar a maquina para conseguir dar a volta.
Já agora, esse aparelho não vai deixara conexão mais lenta? Visto que todo o trafego tem de ser monitorizado, logo jogar online com isso vai ser impossível…
Teoricamente qualquer firewall, ao filtrar os conteúdos, vai tornar mais lenta a internet, como é evidente. Mas não noto grandes diferenças na velocidade. Já os utilizadores sacarem conteúdos pesados e as actualizações da Microsoft que ainda por cima acontecem sempre a todas as máquinas e na mesma altura….. isso sim torna uma rede lenta.
Já agora uma curiosidade, mas quem é que vai colocar essa firewall, que custa 2.500$, numa máquina/rede para jogar!?!?
Na tua empresa nunca ouviram falar de WSUS, SCCM, WUfb? Pois, mais uma empresa de vão de escada..
Custa 2.500USD mas não é para casa, é para empresas, ou seja, uma ninharia, praticamente oferecido, isto é, se efectivamente fizesse alguma coisa.. lol
Nem sei que te responda! Ao menos percebeu o que escrevi? A minha admiração é porque é que alguém vai comprar uma firewall de 2.500$ para proteger um pc de jogos!!!!?!?!
Meu caro, só um switch Cisco com gestão nosso custa isso, quanto às nossas firewall ficas sem saber, porque denota-se alguma dificuldade da tua parte em interpretar o que escrevo!
Percebo muito bem, um switch cisco 2.500USD, lol, sem licenciamento 10Gig, sem PoE e não modular e sem controladora, andas aí a brincar às redes com isso, já não sei o que é um switch abaixo de um 4500 há uma década e ultimamente só brinco com nexus e UCS, e já nem gosto desta área de redes e datacenter, há muito que me mandem para voos maiores.
É claro que ninguém vai dar 2500 (não por uma firewall porque nada tem a ver com uma firewall, é mais um log analytics, um mini SIEM), para um pc de jogos, assim como ninguém vai dar isso para nenhuma empresa por isto pura e simplesmente não ser credível, muito menos nesse price range.
Uma empresa é de vão de escada só porque não precisa dessas soluções?
Num escritório para 5 utilizadores, não se justifica essas soluções. A exceção é se tiveres elevados requisitos de segurança, normalmente associados a empresas que atuam na área financeira.
“Além disso, é capaz de proteger valores fundamentais como a privacidade dos utilizadores na Internet.”
Se este dispositivo “será capaz de analisar todo o tráfego de dados que circulam pela rede”, então, pelo contrário, o que representa é exactamente o Fim da Privacidade em tal rede! E, que mais é que ele faz, para além de enviar “alertas via SMS ou e-mail” para o utilizador? Envia informação sobre o que se passa na rede para o fabricante (supostamente, para melhorar o desempenho do dispositivo – como os “crash reports” de alguns sistemas operativos)?
Não se deixem levar por soluções proprietárias (a nível de software e de hardware) para proteger a vossa privacidade ou segurança… Pois, não sabendo nós o que se passa dentro deste tipo de programas e dispositivos (de código-fonte fechado), não temos garantia alguma de que, pelo contrário, não está a ser usado para violar a nossa privacidade – e para eventualmente quebrar a nossa segurança, quando tal for importante para quem está a vigiar.
Sabem como é que morre muita gente que, por temer pela sua integridade física, decide contratar seguranças armados? Por autoria, ou conivência da parte, desses mesmos seguranças armados(!) – que, ultimamente, obedecem aos inimigos de quem supostamente protegem. (Vejam o mais conhecido caso do Presidente Kennedy – em que, a conscientemente negligente “protecção” da sua segurança permitiu que ele fosse morto.)
E, fazendo já alguns acrescentos (para me antecipar a possíveis comentários em resposta ao meu),
A nível do cidadão comum, a segurança é para esquecer – pois, logo a começar pelas placas-mãe que temos, há já vários anos que estas deixaram de ser seguras (https://libreboot.org/faq.html#intel).
Mas, a nível das grandes empresas privadas e dos governos, a única maneira de ter segurança real será: (1) analisar primeiro a confiança que se poderá ter na entidade que fornece o equipamento/programa de segurança, (2) ter acesso ao desenho do hardware e ao código-fonte do software em causa e (3) não fornecer tais desenho e código-fonte a mais ninguém, fora da empresa privada ou estatal que está a utilizar tais dispositivos.
Pois, caso contrário, estão tais entidades empresariais dependentes da mera *palavra* de quem fornece o equipamento de segurança. E, obviamente que tal processo de inspecção e análise só poderá ser feito por quem tenha muitos recursos ao seu dispor – como os serviços secretos de um país.
Mas, apenas sobre (1) analisar primeiro a confiança que se poderá ter em quem fornece o equipamento em causa… Quantos aqui é que sabem que John McAfee é procurado por suspeita da autoria de um homicídio no Belize? E, que conseguiu ele fugir para os EUA através do engano e da mentira?
Concordo.
( Só não concordo com o exemplo dado do assassinato do malogrado e saudoso presidente JF Kennedy. Os homens da segurança do presidente são meticulosamente escolhidos a dedo e nenhum deles seguia no automóvel vulneravelmente descapotado de JF Kennedy. Hoje, os meios tecnológicos disponíveis aplicados ao filme Zapruder e às gravações das comunicações policiais combinados com as características da arma não automática de Lee Oswald, as de um alvo em movimento e ainda o recurso à balística na determinação dos ângulos de tiro, permitem discernir o número de disparos e a sequência destes levando à conclusão que não podiam vir todos da biblioteca onde Oswald se encontrava. Pelo menos um disparo, o fatal, partiu de outro local. Se tal disparo partiu do segurança que seguia no veículo imediatamente atrás que, mantendo o dedo no gatilho numa arma destravada, atabalhoadamente se virou para trás no sentido da proveniência dos primeiros disparos – inversa ao sentido de marcha do carro da frente onde seguia o presidente – só poderia ter sido desgraçadamente acidental e não por negligência consciente do segurança, tese esta proposta pelo perito em balística Howard Donahue que muito se dedicou a este traumático evento, talvez a mais consistente de todas as teses. É que, excluído Oswald do tiro fatal, visto e revisto o filme Zapruder, é difícil admitir um disparo dos lados da estrada onde seguia a caravana presidencial assim como um disparo intencional do segurança enquanto este se vira prontamente para trás, embora possa ter ocorrido acidentalmente e, por razões óbvias, abafado. A sequente proibição para agentes de segurança de armas como aquela que o segurança levava parece validar a tese).
Então o que dizes é para eu dar um chuto no meu Arcsight, Qradar ou Logrhythm, onde a pedido os fabricantes deixa analisar tranches do código fonte e vá para uma solução opensource? A única alternativa viável no mercado é alienvault e é péssima como tudo além de limitada, que fazes aí? Desenvolves tu uma? Tens 10 anos e 1000 empregados só para fazer isso?
Ganhem juízo com o opensource para tudo, quero lá saber para onde vão os dados, a única coisa que interessa é que o fabricante assine o documento que diz que não vão para lado nenhum, tudo o resto resolve-se em tribunal, mania de quererem ser mais papistas que o papa.
Se está ligado online, usa software e servidores então não vai demorar muito a ser hackeado.
Não será mais um “MakeAfee” para o próprio McAfee?
Afinal, ele assassinou os vizinhos ou não? Fez bastante barulho isso na época e depois mais nenhuma novidade.