App da Bosch transforma o smartphone numa chave para o carro
Já pensou fazer uso de um smartphone para destrancar o carro, ligar o motor e trancar novamente o carro? A Bosch lançou a Perfectly Keyless, uma app que vem responder a um dos maiores desafios de quem tem um carro: a procura desenfreada pela chave do carro.
A Perfectly Keyless é uma chave de carro digital. Para a usar, é necessário descarregar uma app para o smartphone e ligar os carros à app. Assim que a ligação é estabelecida, o smartphone gera uma chave de segurança única, adequada à fechadura digital do respetivo veículo.
A Perfectly Keyless utiliza uma ligação sem fios com os sensores de bordo do veículo para conseguir medir a distância para o smartphone e identificar a chave de segurança. Assim que a distância entre condutor e o veículo seja menos de dois metros, a porta do carro é destrancada e é o fim da busca pelas chaves!
Veja como tudo funciona
Assim que o veículo é destrancado, todas as definições individuais pré-determinadas, tais como a posição do espelho retrovisor e do banco, são ativadas. E se a Perfectly Keyless detetar o smartphone no carro, um toque no botão start-stop é o suficiente para ligar o motor. À saída do carro, o sistema continua ligado ao smartphone. Pelo menos até aos dois metros de distância, onde o carro tranca automaticamente. Ao fazê-lo, envia uma notificação para o smartphone do utilizador.
Gestão individual das chaves
Os condutores podem utilizar o Perfectly Keyless para tornar os seus carros disponíveis a outras pessoas, como por exemplo membros da família e amigos próximos. Em vez de ter que emprestar a chave pessoalmente, os pais apenas precisam de utilizar a app para que os seus filhos possam ter acesso ao carro de família.
Desta forma, torna-se possível que operadores de frotas, tais como as empresas que alugam carros, fornecedores de serviços de partilha de carro e empresas no geral, possam gerir as chaves dos seus carros digitalmente, utilizando a app e a cloud.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Pronto agora é que vai ser um fartote de roubo de carros 🙂
Pois… no tempo das 2 chaves por carro não havia furtos de carros…
Boas,
Pois, como nos carros sham chave fisica genero BMW sao roubados a for;a toda.
Nem e preciso forcar o canhao
Fiquei sem bateria e esqueci o carregador dentro do carro e agora!!!???
Powerbank.
Usas a chave normal do carro… não?
No clip vejo um Mercedes. Afinal dá para Mercedes?
Mas onde está essa maldita App que não a encontro na Play Store?
Ainda é um protótipo…
Ainda é capaz demorar uns meses para chegar ao mercado.
Eu admiro a evolução tecnológica, tal como os visitantes deste blog, mas vejo a segurança relegada em prol do conforto e da corrida à novidade.
Apenas uma questao simples… A comunicacao entre o carro e o smartphone é cifrada? Senao for esta tudo dito. Acredito que a maxima security by design possa nao estar como preocupacao inicial.
Essa é sempre a maior preocupação quando se fazem aplicações deste tipo. Se não se garantir a segurança não se garante a confiança dos utilizadores e a aplicação morre. É ridículo achar-se que eles estão mais preocupados com o design do que com a segurança numa aplicação deste tipo…
Conceito interessante. Só falta mesmo é o pessoal do “corte” vir postar as postas de pescada do costume…
Caríssimo, a crítica anda lado a lado com a evolução!!!
Só pensamentos de reprovação à crítica como os seus é que fazem as pessoas viverem na caverna…
Cavernas com piscina? Também quero… 😈
Não deixa de ser uma ideia prática e simples de usar 🙂 mas que tem os seus contras, como tudo na vida.
Onde raio é que isso é mais simples do que aquilo que uso todos os dias? Aproximo-me do carro e voilá ele abre sozinho. Sem ter que pegar na porrra do telefone, abrir a app, autenticar, selecionar o carro, carregar em abrir e e eventualmente a coisa dá-se.
Tecnologia desperdiçada isso sim.
De certeza que não tens de ter esses procedimentos sempre que vais abrir o carro. Deve haver uma memória da configuração inicial como é óbvio…
Acho que leu mal o artigo. O carro abre-se sozinho mal detecta o telemóvel a menos de 2 metros!
A Drivenow já tem isso implementado em Lisboa. Para este tipo de serviço faz algum sentido. Para o meu popó é que não me parece.
Não encontro esta app na playstore…
Se fosses soubessem quantos sistemas keyless sao realmente seguros não estavam aqui a dizer barbaridades, provavelmente isto será mais seguro que qualquer dos sistemas que muitos de nós estamos a usar neste momento.
De qualquer das maneiras isto já não é novidade nenhuma.
*vocês
Abro o carro, fecho e meto-o a trabalhar com a chave no bolso. Melhor que isso??
Mas precisas da chave !!! 😉 ou seja andas com chave + telemovel no bolso… 😀
Já uso mobile APP ha muito tempo para abrir as portas do meu carro e para outras funcionalidades… O pessoal anda mesmo o dormir
Pode nos deixar, s.f.f, a sua sugestão ou recomendação da app que usa e outras?
Uso a app da marca….
Isto dá para carros “velhos”?
Nao.
“Assim que a distância entre condutor e o veículo seja menos de dois metros, a porta do carro é destrancada e é o fim da busca pelas chaves!”
Não deve ser somente esta condição, porque o ter o smartphone não garante a autenticidade do dono do telemóvel.
Nem ter a chave no bolso tb nao garante….
Pelo que percebi a comunicação entre a viatura e smartphone é feita por bluetooth e a partilha do acesso é feita através da plataforma com que a app comunica, e eventualmente a viatura também comunica com a plataforma. O que será que impede a plataforma de ser atacada e ter remote access a viatura ou até mesmo atribuir novos acessos à mesma?
Onde encontro este aplicativo serve pro CRUZE LTZ