A Google apaga os backups do Android sem avisar os utilizadores
As cópias de segurança e a salvaguarda de dados são importantes em qualquer sistema. O Android, por ser criado e mantido pela Google, usa toda a sua estrutura para garantir que os backups são guardados.
Seria esperado que esta integração garantisse que estes são guardados de forma definitiva e sem limites. Mas a Google parece não pensar assim e apaga as cópias dos dispositivos que não são usados.
Esperava-se que a Google tratasse as cópias de segurança dos dispositivos Android de forma exemplar e que garantisse a estas um armazenamento ilimitado por muito tempo. É um serviço do Android, com recursos da Google e que a empresa incita a usar.
A verdade, e que foi agora revelada no Reddit, é que a Google afinal tem uma política de retenção destas cópias muito restrita e, principalmente, que as elimina do Drive sem dar qualquer conhecimento aos utilizadores.
PSA: Google will delete your Android backup if you don't use an Android phone for 2 months from Android
Este utilizador, após vários meses sem usar o seu dispositivo Android, acabou por deixar de ver as cópias de segurança no Google Drive e percebeu que os seus dados tinham sido apagados, sem qualquer informação ou alerta da Google. Simplesmente os dados foram eliminados e sem qualquer possibilidade de recuperação.
Esta é uma informação pública e a Google sempre a teve publicada no seu site de suporte, mas nunca o fez de forma clara e nem o publicitou junto dos utilizadores.
Ao fim de duas semanas sem usar o dispositivo, é mostrada uma mensagem no Google Drive quando navegarem na pasta de cópias de segurança e, ao fim de 2 meses, esses dados são eliminados, sem possibilidade de recuperação. Caso este seja ligado, durante esse período, o contador volta a zero e os alertas desaparecem.
Esperava-se que a Google agisse de forma mais adequada e que alertasse os utilizadores para a perda dos dados, ainda mais, sendo estes de grande importância e de valor para os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Talvez nos dispositivos da Google funcione como deve ser, mas já tive uns 3 telemóveis nos últimos 4 anos e nenhum ficou no estado que queria depois de restaurar o backup da Google. Sempre necessitei de uma segunda ferramenta (root…) ou fazer manualmente.
Como podes ver na última imagem, um backup de um Nexus 5 está prestes a expirar. Logo, nem nos Nexus/Pixel isto funciona bem.
Onedrive sempre. Gdrive porcaria. Estavam à espera de milagres?
Deves ser defensor da Microsoft, mas digo-te a MS também apaga as coisas, dou-te exemplo do Skype, tudo foi apagado da minha conta, enquanto a google restaura os meus dados e conversas no whatsapp.
Nunca ouvi falar da MS apagar as coisas! Alias, quando preciso dar um reset master no meu L950xl (só uso a versão Insider Fast) ainda aparece o backup do meu L800. Quem realmente precisa de um Skype com segurança master e relatórios usa o Skype For Business.
O backup do meu whatsapp esta todo no OneDrive.. sem stress
Heheheh soquenao
Ta bom!!
Comentário absurdo.
Gdrive ou OneDrive são apenas espaços de armazenamento, não é isso que faz com que os backups sejam apagados.
Eu não percebo a utilidade desse backup. A única coisa que é normal que seja mantida é as definições do Google Play no que diz respeito a compras de APPS já realizadas, bem como as senhas de wi-fi salvas. Fora isso não percebo qualquer utilidade.
Eu gosto de fazer a configuração toda de raiz pois se restauro as definições de fábrica, é porque quero uma nova vida. Já agora, as pessoas estão sempre a falar em privacidade e agora ficam chateadas pelo Google eliminar os seus dados… Se calhar o único problema é que dois meses é pouco tempo porque se um smartphone avariar e estiver a ser reparado, 60 dias pode ser pouco. No mínimo deveria ser 120 dias.
+1
+1/2×3(4×5)
+1
Concordo em absoluto.
Sendo que o smartphone tem 30 dias para ser reparado, ainda te sobram
isso é se estiver em garantia
Amigos…offtopic. Sempre fui utilizador de windows mobile mas ontem o meu lumia 950 partiu…Agora o que fazer? O que compro? Não existem equipamentos novos com windows mobile…Opiniões por favor.Obg.
Boa tarde,
Tente o Lumia 950 XL DS ou o HP Elite X3 (ambos na PC Componentes), ou então o mais recente Alcatel Idol 4S Pro (na MS Store Uk)
Obrigado
E como compro na ms store uk?
Eu comprei o meu 950XL em Abril/2017 na AMAZONITE, loja online portuguesa. Penso que na MS Store Uk o processo seja idêntico. Só terá de solicitar o envio para Portugal. Penso que não haja problemas, mas nunca fiz uma compra dessas. na PC COMPONENTES, uma loja online espanhola, será um processo idêntico a qualquer loja online fiável.
https://www.windowscentral.com/buying-hp-elite-x3-2017?utm_source=wp&utm_medium=superfeature&utm_campaign=navigation
Podiam estar a precisar de espaço
nao ler os termos. next next next da nisto
Não é problema nenhum. Se usam o telemóvel, 60 dias pode ser só um problema em caso de avaria. E se tem acesso, via computador, podem copiar a cópia de segurança para o computador. Para além disso, uma cópia daquelas, só funciona no próprio telemóvel. Portanto aquela reclamação é das coisas mais parvas, pois se anda à procura de outro telemóvel e anda a usar outro telemóvel, não precisa daquela cópia de segurança para nada. Os dados das apps está tudo na shop. Se perdeu níveis de alguns jogos, faz de novo.
Se querem ter uma cópia de segurança SEGURA, não usem a porcaria da Cloud… TODOS os aparelhos permitem colocar a cópia de segurança no cartão de memória (algo que não é possível naqueles outros telemóveis que dependem a 100% da ligação à internet). Tenham 2 cartões, uma vez por mês, colocam o cartão onde está a cópia de segurança e fazem uma nova. Guardam o cartão em casa. Assunto resolvido. Se algo correr mal com o telemóvel, tem a vossa cópia dos dados (que devem ser muito poucos… pois as passwords DEVEM ser introduzidas manualmente em TODOS os sites que usam) e os níveis do jogos gravados. O resto é questão de instalar novamente ou não…
Backup: Quem tem 3 tem 2, quem tem 2 tem 1 e quem tem 1 não tem nenhum. Bem isso. Além de que o espaço em disco é caro. As informações estão a aumentar exponencialmente e os discos não estão a aumentar a sua capacidade (por um preço justo por Tb) na mesma proporção.
Continuem a guardar os dados na “nuvem”. Dentro de casa é que as coisas estão bem. Se a casa arder, azarito. Mas ao menos enquanto isso não acontecer posso dormir descansado.
A malta do BES também tinha a nota fora de casa. A casa não ardeu, agora o banco é que já era 😉
O pessoal guarda o dinheirinho em casa, por vezes até dentro de cofres, mas depois vão lá os amigos do alheio e levam o dinheiro todo. Se o deixam no banco o banco pode fechar. Se o metem num cofre de uma empresa de segurança ou banco o mesmo pode ser assaltado.
O único conselho é não meterem os ovos todos no mesmo cesto.
Uma cópia de segurança em casa, outra no Mega, outra cópia na casa de algum amigo de confiança, outra cópia no serviço AWS da Amazon, enfim, quantas mais cópias maiores as probabilidades de recuperação.
É só certificarem-se de que cifram os dados antes de maneira segura (usando algo como o Cryptomator ou outro programa do género, de preferência nunca o mesmo que usam para enviar a informação para os servidores remotos).
“Seria esperado que esta integração garantisse que estes são guardados de forma definitiva e sem limites…. ”
Como assim? Definitiva e sem limite. Mania de confundir Google com Deus.
Se os meus dados tem valor para mim guardo-os eu.. 1zillião de Androids, cada uma fazendo 4backups por mes… dar 1Colhãozão de Gigas.. nem se o mudassem os Discos SSDs para Discos Malas de Senhoras (pq cabe muita cosa la dentro)…
+1
Mas porque raio a Google deveria continuar a armazenar dados de alguem que supostamente abandonou o ecosistema deles, Não percebo a logica, o custo de armazenamentos ou criação de datacenters é enorme a manutenção tambem, é normal que eles tenham que limpar por algum lado, então se eu abandonei o ecossistema porque raioa deveriam continuar a armazenar a minha informação definitivamente, Ainda por cima temos sempre a hipotese de descarregar estas copias:
https://takeout.google.com/
As pessoas não leem os contratos que assinam e depois queixam-se, se estava explicito nas normas de utilização só temos que respeitar. Mas pronto é so minha opinião. Eu não pago a google nada para armazenar meus dados por isso so o facto de fazerem uma copia de segurança já é muito bom.
A Apple também faz isso, ver .C backup : https://www.apple.com/legal/internet-services/icloud/en/terms.html
Se não apagasse era porque não apagava, apagou é porque apagou para a próxima já sabem.sempre a lamentar