Putin fala de Inteligência Artificial… e Elon Musk responde
“Inteligência artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a humanidade. Quem possuir o agente de inteligência artificial mais poderoso, será capaz de dominar o mundo.”, disse Putin.
Durante uma palestra endereçada a alunos, Putin afirmou que quem liderar a investigação de inteligência artificial será capaz de dominar várias áreas a nível mundial... A resposta de Elon Musk a estas declarações dá que pensar.
O papel de Inteligência Artificial na Guerra
Para além de ser capaz de ajudar os países em vários campos, a inteligência artificial pode ser usada em cenários de guerra. Por exemplo, em áreas da informática, desenvolvendo mecanismos para atacar outros países ou com o objetivo de controlar drones sem a intervenção humana.
De facto, Putin previu que no futuro as guerras serão travadas utilizando drones. Os perigos deste avanço da tecnologia são do conhecimento de todos, mas até onde é que conseguimos chegar? Quais serão as implicações a longo prazo?
De qualquer forma, de acordo com as afirmações de Putin na última semana, à Rússia não pretende manter em segredo os avanços que o país faz no ramo da inteligência artificial.
Tal com partilhamos o nosso conhecimento acerca de armamento nuclear com o resto do Mundo, iremos também partilhar com os outros países os nossos mais recentes avanços no ramo da Inteligência Artificial.
disse Putin, numa palestra endereçada a alunos.
A resposta de Elon Musk
Perante as afirmações do Presidente da Rússia, Elon Musk reagiu no Twitter.
It begins ... https://t.co/mbjw5hWC5J
— Elon Musk (@elonmusk) September 4, 2017
China, Russia, soon all countries w strong computer science. Competition for AI superiority at national level most likely cause of WW3 imo.
— Elon Musk (@elonmusk) September 4, 2017
China, Rússia, em breve todos os países com forte Ciência de Computadores. A competição, entre países, pela superioridade da sua inteligência artificial, provavelmente causará uma terceira Guerra Mundial.
Enfrentar o Problema...
No mês passado, Elon Musk e outros líderes do ramo da tecnologia enviaram uma petição para as Nações Unidas para que fossem criadas regras e outras regulações, de modo a controlar o desenvolvimento de armamento que tenha como base inteligência artificial. Este grupo argumentou que uma terceira guerra mundial, onde exista qualquer intervenção desta poderia ser catastrófica.
Neste momento, a corrida na área da inteligência artificial conta com dois líderes de destaque: os Estados Unidos e China, com os Estados Unidos encontram-se na vanguarda. No entanto, com os cortes de Trump na investigação científica e com a China a investir cada vez mais, espera-se que nos próximos anos a China tome as rédeas do poder.
Sem dúvida, misturar inteligência artificial com armamento é uma ideia perigosa. Cabe às maiores autoridades a nível mundial ditarem as regras do jogo para que a investigação na área possa ser feita de forma saudável e sempre com o avanço científico em mente. As afirmações feitas por Putin são preocupantes, mas temos que conhecer todas as possibilidades para que possamos atuar de forma segura e assertiva.
Este artigo tem mais de um ano
“Superioridade”,
🙂
Isto só me faz lembrar Sword Art Online, para quem lê as light novels e está a par do último volume.
Estupidez… tá tudo louco!
Alguém disse: “Duas coisas que são infinitas: o Universo e a estupidez Humana”
Foi Enstein, e ainda acrescentou “… e não tenho a certeza quanto à primeira”
Trump reduziu orçamento na investigação cientifica, mas sendo o exercito norte americano o maior empregador do mundo, há sempre verba para lá, que será também usado para inovar..
De facto é preocupante pois o dinheiro e poder falam sempre mais alto, e por isso, mesmo que sejamos a geração com mais conhecimento de sempre, somos também a mais estúpida, pois com tanto aprendido e o que há para aprender, poderíamos todos viver em harmonia, já basta todos os erros passados, que mesmo sendo erros ajudaram a definir o que é hoje a humanidade
Diz antes que somos a civilização mais estúpida e ignorante de sempre pois a arqueologia já nos mostrou que tivemos civilizações bem mais avançadas no passado e mesmo com essas aconteceu algo para que dessem de frosques os que eventualmente conseguiram.
a arqueologia mostrou isso quando, onde e como?
alguém anda a ler má ficção científica…
Acabaram de descobrir que (se não me engano na civilização Maya) umas inscrições que descrevem várias fórmulas para cálculos geométricos, etc muito mais avançadas e precisas que as desenvolvidas no século 18/19 e hoje usadas. Isso há uns milhares de anos atrás.
São opiniões, ficção para mim são Adão e Eva ou Darwinismo. Foram inteligentes suficiente para construir pirâmides colossais, Baalbek entre outros e nós ainda não temos explicação credível sobre como foram capazes de o fazer. Se acreditas que foi feito por milhares de escravos… Inteligentes suficiente para saber que apenas escritos esculpidos em pedra poderiam sobreviver ao pior dos cenários, os quais ainda não sabemos decifrar ou não interessa. Nós vamos deixar papel, HDDs e pen drives. Right. Resta saber como chegámos há IA num estalar de dedos (historicamente falando) em pouco mais de 60 anos desde a invenção do transistor.
Skynet ao virar da esquina…we’re fucked lol xD
As guerras vão acontecer sempre por causa da estupidez e retardo natural das pessoas, os recursos é que podem ser diferentes
Há uns séculos eram espadas e porrada feia
Hoje já lançam coisas com formas estranhas nucleares
Como eles crescem rápido
Terminator. Ele bem avisou “I’ll be back!”
Esta gente anda a perder muito tempo com jogos/guerras digitais
Where is John Connor?
Loucos é favor. Razão tem o Musk, esta gente nem sabe no que se está a meter. O chavalo do Facebook teve receio e optou por desligar o sistema. Já a Google e ao que também li, as “máquinas” criaram um idioma próprio de comunicação que ainda por cima encriptaram. Caso o Putin entre em jogos de guerra arquitectados por IA e esta considere o ser humano como inimigo, salve-nos o Schwarzenegger reprogramado 😀
A tecnologia avançou muito,o bem estar também, no entanto a mentalidade pouco. Continuamos a pagar pouco e a dar condições horríveis a quem merece (policias, bombeiros, médicos, enfermeiros, psicólogos, cuidadores de doentes e idosos) e a pagar milhões a jogadores, músicos, etc. Sobrecarregamos de impostos a classe média para pagar os erros dos bancos feitos pela classe alta e para pagar ajudas a quem pouco quer trabalhar.
No século XXI a superioridade militar não irá residir apenas no nuclear, mas sim em know-how de IT. Um país que consiga desligar outro informaticamente será tão perigoso como aquele que tem bombas nucleares, agora imaginemos um país que consiga fazer isso a outro que tenha armas nucleares, right… Penso que por esta hora já se começam a desenvolver programas Blade Runner (que como no filme irão caçar replicantes, neste AI com fins belicosos) seja a nível estatal ou a nível individual (use your open software to stop AI). O que se passa com a Coreia do Norte é apenas a última crise nuclear tradicional, a partir de agora trata-se de um mundo novo, mas com imensos pés de barro para a AI. Elon Musk mixing everything like a genius…