IFA 2017 – Kirin 970 já foi apresentado oficialmente
Nesta edição da IFA, a Huawei optou por não apresentar nenhum smartphone, ao contrário do que fez o ano passado em que lançou a gama Nova.
Embora não haja novo smartphone, a Huawei apresentou o seu novo processador, o Kirin 970, que promete trazer bastantes novidades.
A IFA 2017 é, por excelência, um local onde várias marcas optam por apresentar as suas novas tecnologias. Depois de conhecermos as novidades da Sony, LG e muitas outras marcas, chega agora a altura de conhecer o que a Huawei tem para apresentar.
Depois de no ano passado ter apresentado um novo modelo no seu portefólio de smartphones, o Huawei Nova, este ano a marca chinesa já tinha anunciado que não iria apresentar nenhum novo modelo. Em vez disso, tornou oficial o seu novo processador, o Kirin 970, que deverá elevar os smartphones da Huawei e Honor a outro patamar.
O novo Kirin 970 foi desenvolvido em 10nm, possui 5,5 mil milhões de transístores numa área de 1 centímetro quadrado e possui oito núcleos, quatro ARM Cortex A73 a 2,4 GHz e outros quatro ARM Cortex A53 a 1,8 GHz. Este SoC é também o primeiro a incorporar a GPU Mali-G72 de 12 núcleos que promete uma melhoria na eficiência e no desempenho.
A inteligência artificial como foco
Além das tradicionais evoluções de núcleos, clocks e GPU, a Huawei introduziu no Kirin 970 uma Unidade de Processamento Neural (NPU), que irá introduzir algumas novidades de inteligência artificial já antes anunciadas pela marca. Comparado a um CPU Quadcore Cortex-A73, esta nova arquitetura oferece 25% mais desempenho com 50% mais de eficiência. Em termos práticos, segundo números apresentados pela marca, o Kirin 970 com o seu conjunto CPU + GPU + NPU consegue processar cerca de 2005 imagens por minuto, sendo mais rápido que a concorrência, com o iPhone 7 Plus (CPU + GPU) a atingir as 487 e o Samsung S8 as 95 (apenas CPU).
Com este NPU, a Huawei quer dar o passo seguinte na inteligência artificial, passando de uma IA estritamente na Cloud para um misto de IA na Cloud e no dispositivo, oferecendo ao utilizador um melhor desempenho, mais personalização e maior utilidade.
Para tirar proveito das novidades de inteligência artificial, a Huawei está a posicionar o Kirin 970 como uma plataforma aberta para IA móvel, permitindo que parceiros e programadores possam tirar partido destas novidades nas suas aplicações e dispositivos, através do lançamento de um website para o efeito e de um kit de desenvolvimento para o Kirin AI.
Além das novidades na inteligência artificial, o Kirin 970 traz ainda melhorias no processamento de sinal de imagem, com um novo dual ISP com redução de ruído na imagem, melhoria no autofocus híbrido e melhoria na captação de elementos em movimento, reduzindo o blur proveniente da deslocação.
Foi também introduzido um novo modem 4,5G que permite uma melhoria no reconhecimento de redes 4G e velocidades até 1,2 Gbps com CAT18.
O primeiro smartphone a ser lançado com este processador será o Huawei Mate 10, que tem já data de apresentação marcada para o dia 16 de outubro.
Este artigo tem mais de um ano
Ganda máquina Huawei sempre a inovar
Copiam da Apple mas depois ja se sabe como é.. software lento e pesado, crashes, reboots e falta de updates. Os tlms androids são todos iguais mas nenhum chega perto do iphone no dia a dia
Copiaram tanto que a proposta deles tem melhor performance que a concorrência, de longe
pelo que vejo a apple é que copia tudo, o novo iPhone que aí vem é uma copia integral do samsung s8, já para não falar de colocarem até mesmo os seus componentes. iris scan, reconhecimento facial, ecrã amoled, bezels,….
Ora le la o texto, se tiveres dificuldades a compreender talvez arranjes aqui alguém com um pouco de paciencia para te explicar Portugues básico.
Parece que o Kirin 970 tem tudo para arrasar a concorrência em performance pelo menos, e um bom arraso, que a Samsung quer aos iPhones.
A Huawei simplesmente vai atrás…não inovado nada…
Não é isso que se vê, e hoje tiveste a prova disso.
Pedro Simões o ios e mais fluido no iPhone 6 que no huawei p10, porque será? O Kirin tao potente e afinal leva de um soc com 3anos
Tenho a certeza que o iOS é mais fluído no iPhone 6 que no Huawei P10. Certeza absoluta 😀
Fanatismo à parte, isso é comentário de quem nunca teve um P10 na mão uns dias
tens a certeza, luís ?
Emui da Huawei não é o mais fluído e tens de conhecer um outro UI no universo android.
https://www.youtube.com/watch?v=wko2PkOf0qQ
mas de qualquer maneira, se falarmos de Hardware, mas sim os telemóveis android são 10x mais à frente dos iphones que ainda utiliza quase todas as tecnologias arcaicas.
para um telemóvel de 1000€, vão ver que não vão trazer metade das tecnologias que a Huawei apresentou neste artigo.
@ Renato Nismo, desligar animações não é nenhuma demonstração de fluidez. Só como nota, ao contrário do que é afirmado nesse video, o que fazem no iPhone não desliga animações, apenas muda o tipo de animação, ficando um pouco mais curtas.
Estes comentários enfim… a Apple é que é, bahh já enjoa…
+1
Apesar de só ter experiência na gama média da Huawei p8 lite e agora p10 lite digo que foi marca que me surpreendeu tanto por updates como qualidade construção como qualidade de OS gama alta não posso falar em gama média não tive equipamento de marca em PT do mesmo preço que bata tanto um como outro lamento e era marca que olhava com desconfiança fiquei fã.
Cumprimentos