Portugal vai ter 14 novas centrais solares fotovoltaicas
De acordo com a informação do gabinete do secretário de Estado da Energia, Portugal vai ter 14 novas centrais solares fotovoltaicas.
Num investimento que rondará os 381 milhões de euros, sem custos para os consumidores, estas novas centrais traduziram-se numa capacidade instalada de 521 megawatts.
Ao todo serão 14 as novas centrais solares fotovoltaicas. De acordo com a informação do gabinete do secretário de Estado da Energia, neste processo, incluído na promoção de energias renováveis, as cauções pagas ao Estado pelos promotores totalizam seis milhões de euros.
Segundo a Lusa, atualmente o nosso país conta com 20.758 megawatts de capacidade instalada de produção de eletricidade, dos quais 5.313 megawatts correspondem a energia eólica e 291 megawatts são de origem fotovoltaica.
A parcela relativa à energia térmica e hídrica é de 8.287 megawatts e 7.108 megawatts, respetivamente. Os restantes 29 megawatts referem-se à geotermia.
O Governo revelou ainda que há 46 pedidos de licenciamento que se encontram presentemente em fase de instrução na Direção Geral de Energia e Geologia, o que equivale a 1.106 megawatts de capacidade instalada e um investimento potencial de 995 milhões de euros.
Este artigo tem mais de um ano
Assim penso que vamos no bom caminho, apesar de ser tardio…
Portugal ]e dos melhores paises no que toca a energia renovaveis
Discordo, somos dos paises com mais % de energiar renovavel.
Sim, tardio para evitar os estragos que fizemos no planeta, mas em comparacao com os outros Paises estas enganado, somos dos mais evoluidos nesta area.
Muito boa notícia. Temos de investir muito em energias alternativas. Cobrir o Alentejo de painéis solares e facturar á grande!
Só se cobrires com 3 metros de altura para os tractores passarem. =)
Desde que os preços da eletricidade baixem tudo bem do que vale ter eletricidade de petróleo ou do vento se os preços estão sempre a subir
+1
Não percebes muito disto, com energias renováveis no imediato o mais provável é o preço aumentar.
Desde que tiveram a pouca vergonha de cobrar taxas sobre o sol, ja pouco mais falta, ainda estou a espera do dia em que vao comecar a cobrar taxa de oxigenio.
Alguem sabe qual a empresa que vai instalar estas 14 novas centrais?]
Subsidios aqui vamos nós…
Só de pensar que já poderiam existir milhões de painéis solares em edifícios privados se o estado não tivesse no bolso das empresas privadas de energia eléctrica e a fazer tudo para complicar a vida às pessoas. Que desperdício de energia!
Concordo plenamente. É um absurdo que se cubra paisagem com painéis solares, quando temos tantos telhados para cobrir.
Infelizmente para os particulares o preço de venda de electricidade é absurdamente baixo tornando apenas viável o auto-consumo.
Durante o dia os portugueses pagam o kWh a mais de 0.2€, mas consegue vender apenas a 0.05€ (a confirmar os números). Mesmo com custos de distribuição, garantias, etc., a margem de lucro seria absurdamente alta!
Apesar de tanto investimento e a nossa produção interna já ser acima dos 75%, continuamos como uma das facturas mais caras da Europa…
Essa dos sem custos para os consumidores deve ser para rir, estao a atirar ja nao é areia para os olhos mas sim torroes a malta
Areia para os olhos, é mesmo pedradas na testa.
Sem custos para o consumidor ☹☹
O carro eléctrico vai incrementar a produção da energia solar. As pessoas verão o proveito de ter em casa uma bomba de combustível e de electricidade.
Devia existir uma lei obrigatória nas novas construções, onde devia existir a pré instalação fotovoltaica e aquecimento de águas, assim no futuro podíamos aderir a novas instalações…
Caro vida, essa lei já existe desde 2006 e obriga à instalação efectiva, não somente pré-instalação. Para mais esclarecimentos consultar o site da Adene em http://www.adene.pt
Segundo as minhas contas, preciso de 24 anos para pagar o sistema solar térmico que me obrigaram a instalar, incluindo juros mas não manutenção. Ou seja só mesmo porque fui obrigado (tenho gás natural no local).
24 anos ????????
Nao precisas gastar assim tanto dinheiro, para demorares 24 anos a recuperar o investimento deves estar a pensar comprar material bordado a ouro e com diamantes encastrados.
Agora a serio, deves estar a fazer mal as contas, os materiais estao cada vez mais baratos e ja existem kits a precos bem suportaveis, e se fizeres as contas ao que pagarias a EDP durante esse period veras que poupas imenso. No entanto com as novas telhas solares, alem de ser muito mais barato, torna-se ainda mais facil a instalacao, alem de um excelente aproveitamento de toda a rea dos telhados. Pesquisa sobre isso, é muito interessante o que se está a evoluir e a fazer nesta area.
Caro, a lei que refere aplica-se às AQS, 1m2 de painéis solares térmicos por pessoa. Para painéis fotovoltaicos não existe qualquer obrigatoriedade.
ola, essa lei tambem ja foi ultrapassada, acabei de construir e ja nao fui obrigado, tinha era de ter outra fonte renovavel, optei por bomba de calor e caldeira a pellets.
Do pouco que sei sobre a este tema fico com uma dúvida. Segundo me explicaram em tempos existem muitas perdas ao longo das linhas de alta e média tensão e quanto maior a distância entre o ponto de produção e o ponto de consumo maiores serão as perdas.
Ou seja, podemos estar a produzir 10MW numa qualquer central – independentemente do tipo de central – e o que chega aos consumidores é apenas 9MW.
Sendo assim, quer em termos de eficiência da rede quer em termos financeiros, não seria preferível o estado fomentar a produção para auto-consumo e a micro-geração? É que em ambos os casos a energia produzida é injectada na rede a 220 volts e é consumida logo na própria casa (auto-consumo) ou, consumida na própria casa ou casas ou outras instalações muito próximas (micro-geração).
E estariam todos os proprietários disponíveis para esse investimento? Nem toda a gente tem a capacidade financeira para esse investimento inicial, mas sim, concordo contigo, isso seria o ideal. O que se poderia fazer era o Estado providenciar uma espécie de empréstimo com uma mensalidade equivalente ao que o proprietário estaria a pagar a EDP, assim seria mais fácil. Mas sera que o Estado tem a capacidade financeira para isso? Pois, o nosso Portugal não está muito famoso para essas aventuras, infelizmente.
Tudo bem.
Mas assim EDP, REN , Endesa eGalpnão ganhao