Há robôs vulneráveis que podem ser usados para atacar humanos
Os robôs são cada vez mais uma presença a que nos habituámos a ter junto de nós. Confiamos neles como máquinas que são programadas para nos servir e até para nos proteger.
Esta confiança cega pode estar agora a ser colocada em causa, depois de ter sido descoberto que vários robôs, industriais e domésticos, podem ser alterados e usados para atacar humanos, entre muitas outras coisas.
A descoberta pode assustar muitos (humanos), mas a verdade é que revela uma falha muito grave que está acessível a qualquer atacante que pretenda alterar o comportamento de robôs, deixando os utilizadores vulneráveis e até, em certos casos, expostos a problema de segurança física.
Esta falha foi descoberta pela empresa de segurança IOActive e afeta, do que foi exposto, os robôs industriais da marca Universal Robots e os robôs domésticos das marcas Softbank Group e da UBTech Robotics.
Problemas graves nos robôs industriais podem magoar humanos
O caso da Universal Robôs é de todos o mais grave, uma vez que estes robôs industriais que trabalham em contacto direto com seres humanos sem qualquer barreira de proteção, tendo definido por software barreiras virtuais bem definidas no espaço, que acabam por servir de proteção.
A falha descoberta revelou que estes estão expostos a ataques remotos e que estes conseguem alterar ou remover as medidas de proteção aplicadas, algo que se considerava não ser possível.
Com pode ser visto no vídeo acima, para além das alterações das definições, os robôs da Universal Robots podem ser controlados remotamente e assim atacar diretamente qualquer humano que esteja próximo destes. Dada a força que estes robôs têm, a IOActive revelou que facilmente podem provocar lesões graves.
Os robôs domésticos também são alvos fáceis
O caso dos robôs da Softbank Group e da UBTech Robotics tem uma gravidade menor, mas ainda assim mostra que estes estão vulneráveis. Dos testes que fizeram, a IOActive descobriu que é possível, em alguns casos, usar os robôs para gravar áudio e vídeo, enviando-os para servidores remotos, sem qualquer controlo dos utilizadores.
Noutros casos o problema está na forma insegura de comunicação dos dados dos robôs, o que pode levar a que estes sejam roubados e acedidos por qualquer atacante.
Estas falhas dos robôs estarão já resolvidas?
Assim que teve conhecimento destas falhas, a IOActive comunicou com as empresas visadas, para que pudessem mitigar estes problemas. Do que se sabe, a Universal Robots declarou que os seus robôs são alvo de certificações de segurança rigorosas. A SoftBank afirmou que tratou de resolver de imediato as falhas e a UBTech Robotics revelou que acha a informação demasiado sensacionalista, não lhe atribuindo grande importância.
Saiba mais sobre a segurança das leis da robótica
Este artigo tem mais de um ano
Os robots vão dominar o mundo, e ai será inreversível! Quando se abusa da tecnologia ao limite da nisto, e isto não é fantasia nem fição, nem muitos filmes a mais! Cada dia que passa, cada ano estamos mais dependentes da tecnologia!
A Tecnologia revoluciona, evolui e melhora certos aspectos! Mas também cria estragos e um deles é esse mesmo os robots um dia poderão vir a dominar o mundo, se forem controlados de forma excessiva.
Passamos a ter um robot em “Salazar” ou “Hitler” e ai é que quero ver, os governos e paises onde a liberade de expressão e a liberdade de viver, ter a sua opinião própria vão fazer bem uso disto. Acreditam ou não. Os robots assim que forem introduzidos realmente nas nossas vidas (por enquanto são projectos, muitos deles) a coisa vai ser mesmo feia.
Podemos ser controlados por Robots inteligentes, e ai o que vão as pessoas fazer? Protestos na rua? Contra robots? Se destruirem criam outro e não criam dano absolutamente nenhum? Isto para os paises onde a censura é o ponto de partida, vai ser bem úteis para ele.
Tal como disse a cima, após os ROBOTS começarem a serem introduzidos nas nossas vidas quoatidianas ai é que muitos se vão arrepender, não hoje, não amanha! Mas com o passar dos meses vão dar se conta que os robots afinal não são algo assim tão bom para a vida humana.
E com isto quero dizer, quando se abusa da Tecnologia em DEMASIA da nisto! E podem apostar que vai. Pode parecer que isto seja de loucos, mas não é meus amigos. Os robots estão a tornar-se realidade, em 1990 ninguém pensava em robots, muito menos em 1950 ninguém pensava na TV a cores! Nem em carros autónomos!
Espertos serão os países que proibirem o uso de robots nas cidades, no governo, nas leis etc. Isso é que será uma escolha inteligente.
http://static.bbcverticals.com/future/img/tomorrows_world.jpg
Confesso que robots tem coisas boas e excelentes principalmente na Medicina, mas atenção! Não usem isso como desculpa para tudo o que é sítio ou trabalhos! Policiamento é horrível. Se isto fosse Venezuela apostaria que o Maduro já tinha mandado mais de 100 robots para as ruas devido as manifestações.
Seria bom o pplware fazer uma proxima votação (poll) acerca dos robots vão dominar o mundo?
Para saber as respostas e opiniões das pessoas, fica a sugestão! 😉
irreversível! * (Correção)
Tens razão naquilo que dizes e o mundo estará condenado
Os robots não nos vão tornar mais felizes apenas menos atarefados e insatisfeitos já que a nossa programação mental ocidental obriga-nos a procurar a felicidade fora de nós, vão-nos tornar mais consumistas e criadores de desperdicio e poluição, haverá robots para lidar com isso mas a conclusão é que não seremos felizes enquanto vivermos a ilusão do consumismo que nos torna robots.
O terrorista de amanhã não precisará de colocar bombas, basta apenas atacar software.
Nem será preciso atacar militarmente países, basta atirar o seu sistema informático para a Idade da Pedra.