CIA: Projeto Dumbo entrava em webcams e corrompia gravações
Os últimos meses têm sido férteis no que toca ao revelar de segredos e ferramentas que a CIA usava para atacar e monitorizar os seus alvos. Reveladas pela Wikileaks, estas formas de operação têm chocado o mundo.
A mais recente revelação deu a conhecer o projeto Dumbo, dedicado a controlar e a monitorizar webcams e outros dispositivos similares.
A grande maioria das ferramentas da CIA que foram reveladas estão focadas em retirar informação de equipamentos e espiar de forma direta todos os alvos que a agência secreta americana quer monitorizar.
A grande novidade do projeto Dumbo é que é precisamente oposta. Dedica-se a controlar webcams e as gravações que estas fazem, permitindo aos agentes interferir com o material que está a ser recolhido e eliminar ou estragar todos os que não quiserem que sejam usados.
De acordo com o que a Wikileaks revelou, o projeto Dumbo requeria acesso físico aos equipamentos onde as gravações estavam a ser feitas e que necessitaria também de permissões de administrador.
Há ainda informação de que o projeto Dumbo funcionaria na maioria das versões do Windows, desde o velhinho XP de 32 bits até a versões bem mais recentes. Curiosamente as versões de 64 bits do Windows parecem estar imunes a esta ferramenta.
Sabe-se que o Dumbo estaria ativo pelo menos em 2015 e que seria a forma mais simples de qualquer agente no terreno de apagar as gravações onde estivessem registadas ações de elementos da agência e que fossem necessária a sua remoção.
Estas informações do projeto Dumbo fazem parte de um plano de revelações que a Wikileaks tem feito e a que chamou Vault7, onde tem mostrado todas as ferramentas da CIA a que teve acesso.
Fonte Wikileaks
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
Em pleno 2017, não sei porque raio as webcams que estão a venda não vêm com uma tampa para tapar quando não está a ser usado, é ridiculo saberem que a Webcam pode ser um ponto de partida para espiar em caso de termos malware na nossa maquina.
É rídiculo em pleno 2017 não haver webcams com uma tampa, ou algo que possa tapar a visão da câmara enquanto não a estamos a usar.
Temos de usar fita cola, ou papel outra coisa qualquer é chato. E não estou a falar das câmaras dos portáteis mas sim aquelas que se se compra separado, era de obrigação não só para privacidade como para prevenção de virem já com algo que termina tapar o campo de visão da câmara quando não a usamos.
É uma vergonha hoje em dia, não existir isso… E as webcams poderiam vir com software de monitorização de que aplicações querem acessar ou pedem acesso para aceder a webcam (sim eu sei que existe software que faz isto) mas nada melhor que as próprias virem a desenvolver o próprio software, permitindo assim bloquear ou permitir quem pode e que aplicações em que a webcam pode ser utilizada
Existe um software que faz isso, no entanto é pena a falta de interesse quer na segurança, na inovação e na prevenção das empresas que vendem webcams.
Eis um excelente software que faz o que disse a cima
https://www.phrozen.io/page/who-stalks-my-cam (O novo bitdefender 2018 também o faz entre outros antivirus por exemplo Kaspersky, ESET)
“espiar de forma direta todos os alvos que a agência secreta americana quer monitorizar” Era mais fácil dizer todo o mundo!
1-Alguém acredita que estas informações vazaram? Se uma pessoa sabe que está a ser monitorada 24 por dia, esta age de forma diferente.
2-Pensam mesmo que os medelos de computdor que estão no mercado são última tecnologia? Não se esqueçam de uma coisa chamada de guerra virtual. É óbvio que estes governos têm computadores quânticos totalmente funcionais e sistemas para guardar arquivos ridículamente melhores que os que estão no mercado.
3-Inteligência artificial. Se algumas empresas já a estão a desenvolver, então alguns países já devem ter esta tecnologia com pelo menos 20 anos de evolução. Logo qualquer computador pode ser invadido visto não estarmos a depender de humanos.
4-Segredos de estado? Lool Isto é óbvio que faziam. Simplesmente não sabíamos os nomes dos programas e a informação não se tinha tornado pública. Teorias da física, da química, da biologia, da nanotecnologia,… Isso sim são segredos de estado. Com a nanotecnologia seria possível “contaminar” as águas com “pequenas máquinas”e matar qualquer um, ou até controlar uma população. Isto sim seria um segredo de estado. Se alguns estados têm esta tecnnologia? Não sei, mas um dia estará disponível no “mercado”… Do nada! Lool Como a bomba atómica… Por isso defendam menos o estado e não permitam que vos retirem as poucas livervades que vos restam. Há, e não sou ativista, simplesmente não sou estúpido.
Ok… se ha computadores quânticos funcionais porque que os eua proíbem exportação de encriptação forte para certos países? Para disfarçar? Só um exemplo de uma das muitas coisas q discordo do que escreveste…
O processamento de um computador quântico não é infinito… Se a encriptação forte for fortemente divulgada o custo para desencriptar as mensagens de uma sociedade moderna é muito elevado. É por isso que existe criptografia de 4096 bits para uso público e no entanto o governo não se preocupa. (Exceto em casos de terrorismo… Lool É uma piada acreditar que a rede TOR é privada). Para além de que uma criptografia forte tem de resistir a 10 anos de inovações tecnológicas. Logo uma criptografia atual tem de ser resistente a criptografia quântica… Algo extremamente difícil de conseguir fazer… Não me parece que os EUA queiram estar 10 anos no escuro sobre algumas comunicações… Para além de que há também a questão da engenharia reversa. A melhor forma de um governo fazer o que quer é a população crer que o governo é retrógado. E que tem os seus principais segredos revelados… Já para não falar que o hardware que se vende está cheio de backdoors. Logo não existe privacidade. Nem com chaves de um bilião de bits.
*e porque não se prendem os hackers mais perigosos? Porque o governo não está minimamente preocupado com eles e além disso são excelentes como honeypots
Os melhores até trabalham para eles… mas isso é outra história.
Acho que o programa de espionagem/monitorização é tão grande que é impossível manter segredos durante muito tempo com tanta gente envolvida. As leaks que vão saindo são prova disso. Por isso não sou muito adepto de grandes teorias de conspiração governamental.
Para disfarçar. Decifrar milhares de milhões de mensagens e chamadas de voz já para não falar em tráfego web e email’s dá com qualquer computador em maluco mesmo a essas velocidades incríveis… já para não falar que ainda tem de converter em algo que possa ser pesquisável e utilizável. Além disso, mesmo com computação quântica as cifras simétricas continuarão a ser seguras a partir de determinado patamar, diz-se que 256 bits são suficientes, mas se o passado ensina algo eu apontaria mais para os 1024 bits simétricos… que curiosamente, ninguém disponibiliza nem sequer para os militares… que por vezes o melhor que têm disponível é 128 ou 256 bits de segurança… na melhor das hipóteses.
Deveria haver um botão de like para os comentários. Algo melhor do que “Responder”.
Responder é sempre em viva voz… um like é uma cena que diz pouco, as pessoas podem com o Responder trocar ideias, ser ativas no desenvolvimento de um tema, ajudar nas questões colocadas e, até se for o caso, apoiar um comentário ou até deixar um complemento.
Pronto arranquei a cam do meu pc.
Não quero que uma menina tarada fique me olhando pelado e nem ninguem que eu não queira.
Sera que filmou meu patinho de borracha? Aff
Quac quac?