Adeus BIOS – Tecnologia UEFI, boot do PC em 5 segundos
A tecnologia tem evoluído significativamente nos últimos anos. No entanto, se analisarmos os PC’s, especialmente quando estes arrancam, vamos chegar à conclusão que pouco ou nada mudou. Estes continuam a ter uma BIOS, armazenada na Flash Rom e baseada numa tecnologia bastante antiga. A BIOS é basicamente o software de inicialização da máquina…e aqui, pouco ou nada mudou.
Segundo uma noticia avançada para BBC, essa tecnologia será brevemente substituída pela UEFI, tecnologia essa que permitirá que qualquer computador arranque quase instantaneamente.
A nova tecnologia foi baptizada com o nome UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), e de acordo coma BBC esta fará parte dos novos PC já em 2011. A tecnologia UEFI permite um conjunto de novas funcionalidades, incluindo melhorias a nível de velocidade de boot das máquinas. Actualmente as máquina têm um tempo de boot na ordem dos 25 a 30 segundos (em média) e com esta nova tecnologia o tempo será aproximadamente de 5 segundos. Ao contrário da BIOS, a UEFI permite um interface com o rato, e em vez de ser programada em Assembly, é escrita em C. É certo que poderá consumir mais recursos, no entanto garante muito mais flexibilidade.
Segundo Brian Richardson da AMI (empresa especializada no desenvolvimento de software para a BIOS), a tecnologia UEFI é um requisito fundamental para drives superiores a 2 TB.
A adoção da norma UEFI vai marcar o fim de 25 anos de existência da BIOS.
Homepage: Change to ‘Bios’ will make for PCs that boot in seconds
Este artigo tem mais de um ano
Excelente Noticia!
É uma tecnologia que já vem atrasada… finalmente alguém pegou nisso.
Estava a ver que não…
e eu a pensar que o grosso do tempo era por causa do sistema operativo…
Isto so reduz o tempo de boot ate ao chamado post screen, que é a ultima fase antes de carregar o SO. Mesmo esse não sei se vai continuar a existir, estou curioso de ver as novas boards com este novo sistema.
Nos macs já todos sabemos como funciona, vamos ver como Asus e etc vao implementar as efi´s.
Já estou a ver ecrãs de arranque todos catitas e cheios de opções, como por exemplo na serie ROG.
isso não demora 10 segundos, provavelmente nem 5. Os 25 a 30 segundos só mesmo com o SO
Como te enganas Sergio, como te enganas… 🙂
Já vi PC’s que até fazerem POST estavam quase 1min. Só depois aparecia a imagem do Boot do sistema.
Tchii… so te posso dizer para fazeres o teste com um cronometro.
O meu eeepc vem também munido disso.
Se tiver uma partição no disco apropriada, EFI, é possível activar uma funcionalidade na bios (boot booster) onde, caso não solicite o post da bios ao premir F2, o boot desde que ligo o pc até ao win 7 começar a carregar são 3 segundos.
Não é bem o UEFI que aqui se fala, mas é apenas implementado o conceito de rapidez, evitando o post.
Até que enfim ….. já não era sem tempo ….. e espero bem que permita actualizações via net, tem ter que carregar primeiro o sistema operativo !!! e já agora, que esta UEFI tenha um bom sistema de segurança à prova de flash errados … eclaro estes 5 segundos sõa muito bem vindos !!!
já agora que faça a cama e o almoço e jantar ne?
Tinha esperanças que o openbios fosse adoptado em vez de.
“Ao contrário da BIOS, a UEFI permite um interface com o rato,…”
Como diria Álvaro Cunhal, “olhe que não, olhe que não”.
As Bios não têm “interface com o rato”, meramente por opção, e não por nenhuma imposição técnica.
A realidade é que nunca fez nem fará falta o rato na BIOS 😀
Concordo e comprovo a veracidade das tuas palavras!! Os portateis da IBM Thinkpad linha profissional ha muito que tem bios com rato !! 😉
“permite/suporta”, seja imposição técnica ou não 🙂
Realmente é só activar a interrupção do rato, que funciona logo. Não é necessário andar com drivers.
Já nos inícios dos anos 90, havia computadores em que o BIOS permitia interacção com o rato! Isto não é nenhuma novidade!
errata:
e não por imposição técnica.
Exelente… mas…
Escrito em C, mais flexível… “Quem” serão os vírus que irão entrar por aí adentro?
“Damm Kids They are all alike”
Agree!! 😉
Eheh, depois lança-se uns pathes de segurança, e vendem-se novos e potentissimos antivirus capazes de nos proteger contra os amigos do alheio.
Parece-me que a Intel ao comprar a MacAfee ja se esta a prevenir… ]:)
*McAfee
boas não sei…
se fizerem virus para isto imagina a tua maquina deixa de arrancar…como corrers o antivirus sem bios??
cmps
É verdade…
Mas tipo…isso já pode acontecer hoje em dia…
Podes perfeitamente flashar a bios estando dentro do sistema operativo…
basta flashar de forma incorrecta, e a máquina não arranca mais…
A uns anos atrás, a principal intenção de um virus era destruir o sistema…hoje em dia é o contrário…é manter-se no sistema o máximo de tempo possível sem que o utilizador o note…
Dessa forma, podem ser roubados contactos assim como se pode ir espalhando aos poucos e poucos 🙂
Para além disso, ainda envia essa informação toda para uma base de dados que depois na generalidade dos casos é vendida para fins de publicidade e SPAM.
@NT, apesar de Assembly ser mais potente para baixo nível, o C é bem mais flexível. Não sei se me fiz entender
Pois entendi, enquanto que quando escreves em assembly o hardware suportado (BIOS) é muito limitado, em C existe uma maior compatibilidade, logo maior possibilidade de existir software “estranho” a correr logo no boot.
No entanto, sempre também podem abrir caminho a um s.o. na BIOS que tenha as coisas básicas. Acho que esse tipo de bios seria excelente para netbooks, tendo a possibilidade de ter um disco (tipo pen) limitado só para guardar dados do utilizador.
Há um ano atrás eu escrevi um artigo sobre esta tecnologia, explicando como funciona. Está mesmo demorando demais pra esta tecnologia chegar aos pcs, pois a Apple utiliza ela já faz bastante tempo.
http://orgulhogeek.net/2009/09/29/uefi-o-que-para-que-serve-e-como-funciona/
Muito boa notícia. Eu já tinha lido sobro a EFI (no website Intel) a muito tempo atrás e achei fantástico. Melhor ainda que foi criado um Fórum (desde 2005) e teve o apoio de partes importantes da indústria. Melhor, ainda por cima, que planeja ser lançada já em 2011.
Achei que faltou o link oficial:
http://www.uefi.org/
Esse é o link da Intel:
http://www.intel.com/technology/efi/
OBS. A parte da segurança é que me preocupa. Já pensou num EFI-ROOT-KIT? Já existe o BOOT-KIT…
Aleluia!!! já não era sem tempo, agora sim estamos no século 21
Mais funcionalidades -> maior complexidade -> mais bugs / mais por onde falhar.
Humm…. Pelo menos durante os primeiros tempos não vou adquirir nada que venha com isto. Já com as bios de hoje em dia é como é, imagino com interface bonito e em C.
De qualquer das formas é a evolução, só não recomendo ninguém a adquirir no inicio.
De acordo
Uma BIOS com detecção de dispositivos SATA, AHCI, USB e RAID pode demorar, em média, 8 a 10 segundos do POST até à boot do SO, mas embora podendo ser encurtado, não me parece que seja o que demora mais, não é o que mais variáveis de software e configuração tem que possa afectar consideravelmente o arranque.
Certo que máquinas com Core i5 ou i9 e discos SATA ou mesmo SSD são extremamente rápidos ao ver o logo do windows a arrancar… no entanto só considero que o sistema operativo realmente “arrancou” quando está pronto a ser usado no desktop com ícones e não quando se vê apenas o rato a aparecer e à espera de um login, porque após o login existe ainda mais tempo de processamento para se usar definitivamente a máquina e aí também esperamos mais uns segundos.
Um Windows 7 a arrancar até ficar pronto no desktop do utilizador, pode bem demorar mais de 30 segundos…
No boneco do centro da imagem tem à mesma a bios.
Penso que de qualquer forma é necessário configurar inicialmente os dispositivos básicos de input e output do sistema assim que se liga a máquina. Cheira-me mais a mariquices.
Evolução sim… Mas que seja para melhor.
Era um bom sinal que assim fosse, mas… já há alguns anos que ouço que a BIOS está obsoleta e que é limitativa nisto e naquilo, e o que é certo é que ela anda por aí a durar. E não é por não ter aparecido nenhuma alternativa. É um pouco como a já há longo tempo anunciada morte do Compact Disc ou mesmo do DVD com o aparecimento do Blu-Ray, mas o que é certo é que eles ainda estão vivos.
Não estou com isto a dizer que a UEFI não será o substituto da BIOS, simplesmente tenho duvidas que aconteça num futuro tão próximo como daqui a 1 ano ou 2.
isto parece bem… mas o boot deve ficar pelos 30 seg. O que tambem não é mau…
Acho que isto so se tornara efeciente mesmo efeciente quando sair o windows 8… Ou seja em 2012, ja devera ter bom suporte e parece que windows 8 sera unix…. o que se calhar nos vai permetir boot em pc novos com 15 seg. 🙂
porra eu no meu portátil do momento em que carrego no botão de power até ao momento em que começa a carregar o windows são 8 segundos… sim a bios como está tem muitas limitações, mas não é assim tão lenta..
a motherboard tem de ser bem rasca.. e não tou a ver motherboards rascas a usarem já em 2011 a UEFI..
Estranho, lembrei me dos intel 486 que permitia usar o mouse na tela de setup 🙂
E pronto, já cá está, vamos a isto 😀
PS-A introdução do rato é desnecessária xD
Estamos todos a ser manipulados essa novas tecnologias e cenas do género na verdade já estão no mercado a algumas décadas! E só saem quando já estão na trigésima geração… a verdade é essa!
Se, como está escrito, é necessário para correr drives de mais de 2TB deve estar para bem breve
Eu instalei um programa nao deu certo e uma porcaria nao presta: hs 20:20
Mais uns anos e o PC vai conter apenas a UEFI e um Browser (à nossa escolha) nela inserido e a partir daí, todos os serviços na Cloud…
A verdade é que mais complexidade vai resultar em mais erros e tal como no windows, vamos chegar ao ponto de “formatar” o local onde os dados da bios estão armazenados. Depois não digam que não avisei…
os blades da ibm hs22 ja tem isso ha anos isso dos 5 segundos é mentira o servidor demora uns 30 segundos a arrancar a bios… e algumas boards ja tem isso a asus e as intel ja vêm com esse sistema (as novas deste mes)
Já estamos em 2012 e os PC continuam com BIOS…
Minha única preocupação é se isso vier atrelado a um sistema operacional pois quando compro uma máquina eu pago e ela é minha, eu escolho o sistema operacional que instalo não quero ficar refém de um Bill Gates da vida sempre instalo Ubuntu e não abro mão de meu sistema Linux e o que me consta esta tecnologia foi desenvolvida com MS para diminuir o avanço das distros livres, dificultando a instalação do sistema livre, isso é corporativismo e em nada soma no avanço da tecnologia, é preciso se abrir o olho para não levar gato por lebre.