Dia Mundial da Rádio: Será que os portugueses ainda ouvem rádio?
Hoje, dia 13 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial da Rádio. Mais do que para ouvir música, a rádio desde sempre serviu como companhia e como meio de informação para muita gente.
Agora, numa era em que as redes sociais, o YouTube e o Spotify ocupam o tempo de qualquer um de nós, será que ainda há espaço para a Rádio?
A resposta é claramente "Sim". A rádio é ainda o meio de comunicação social que mais público alcança e que tem sido capaz de se adaptar na perfeição às novas tecnologias, oferendo aos ouvintes novos meios de transmissão, nomeadamente online, uma nova interacção através das redes sociais e mostrando um pouco mais de si e dos profissionais através de transmissões de vídeo em directo ou de rubricas filmadas e divulgadas em vídeo para o mundo.
São mais de 3 horas a ouvir rádio por dia
Segundo um estudo apresentado pela Marktest, os portugueses ouvem, em média, 3 horas e 13 minutos de rádio por dia. Seja nas deslocações de carro, no trabalho ou em casa, a rádio continua a ser a companhia de muitos de nós. O estudo indica ainda que são os homens entre os 25 e os 44 anos que tendem a ouvir mais do que as três horas de rádio.
O estudo Bareme Rádio da Marktest quantifica, no ano 2016, em 4714 mil, o número de residentes no Continente com 15 e mais anos que afirmam ouvir rádio (referência: ouviram na véspera), um número que representa 55% do universo em análise.
Dia Mundial da Rádio
O Dia Mundial da Rádio celebra-se a 13 de fevereiro, uma data que marca o dia em que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A 13 de fevereiro foi assim declarado o Dia Mundial da Rádio pela UNESCO em 2011, tendo sido celebrado pela primeira vez, no ano seguinte.
Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, assinalou o dia com uma mensagem onde reforça a capacidade de adaptação da Rádio às novas circunstâncias:
We are living a revolution in how we share and access information – and, yet, in the midst of deep change, radio has never been so dynamic, engaging and important.
Ainda ouve rádio todos os dias?
Este artigo tem mais de um ano
Sim ainda ouço todos os dias, é de louvar a forma como a rádio também se foi moldando aos novos tempos.
Sem dúvida alguma. Por exemplo, a onda curta ainda se vende em todos os segmentos. Escutar e fazer rádio. Na onda curta, devido ás suas características intrínsecas de retenção / refracção / propagação de sinal, continua a ser a melhor forma de transportar informação a milhares de km de distância sem grandes custos de infraestrutura, sem grande esforço. Serviços militares, espionagem, meteorológicos, marinha e serviços de emergência NOAA, todos usam onda curta, onda de rádio. Para espionagem eu até diria que é a melhor forma para sair da net grid, a onda curta não há melhor. Não se esqueçam que a onda de rádio, está em tudo, no Bluetooth, no wifi, na rádio comercial, sistemas de domótica, satélite, telemetrias diversas, e por ai fora. Hoje e amanhã , para comemorar o dia, a ISS estação espacial orbital, está a enviar imagens analógicas SSTV cá para baixo, em VHF. Para quem não tem rádio, com uma pen SDR de 15 paus também se pode escutar e descodificar !!! in : https://amsat-uk.org/beginners/iss-sstv/
Eu posso dizer que ouço rádio o dia todo ou seja 12h por dia quase. Eu estando em casa ouço rádio quase sempre. Música de fundo pela casa. Eu vou ao ginásio e continuo ouvir radio pelo smartphone às vezes ouço podcasts ou as musicas no Spotify mas quase sempre é rádio. No carro a rádio toca sempre que vou sozinho. Quando vou com a namorada ou outra pessoa meto músicas que tenho no smartphone ou pen. No trabalho que são 8 horas seguidas a rádio está sempre a tocar.
Antena 3
Só no carro. Em casa e escritório SoundCloud e Youtube.
R. Comercial sempreee.
Gosto muito do Mixórdia de Tematicas
Claro. Todos os dias. TSF e Comercial
todas as manhãs no carro…. zapping entre RFM e Comercial
todas as tardes no carro… zapping Antena 3, Antena 1 ou TSF
Sim claro! Prefiro rádio à televisão
Comercial e Antena 3 no carro e Smooth FM no trabalho 🙂
Gosto muito da Rádio.
Às vezes até sabe melhor ouvir uma música na Rádio do que no MP3 🙂
É pena que as melhores marcas de smartphones não nos deixem ter a aplicação de radio sem gastar net e termos que usar outras da playstore
Enfim
De outra forma não agradariam tanto ás operadoras, que desta forma podem cobrar em planos de dados.
Se os smartphones têm sintonizador FM integrado, menos ainda se percebe essa opção
Em casa, no carro e em todo o lado 🙂
E a Radio RADAR em 97.8 MHz
Todos os dias!!
A primeira coisa que faço quando acordo é ligar os rádios. Sim rádios!! Tenho 4 rádios espalhados pela casa e não consigo viver sem eles!
Rádio SEMPRE!!!
Sempre no carro a toda a hora ( rádio NovaEra) .
Ouvia no carro, mas deixei de ouvir e dificilmente voltarei a ouvir.
A partir do momento em que programas da manha começaram a ser usados para fazer propaganda política de forma constante enquanto ridicularizavam quem tinha/tem uma opinião diferente dos interlocutores deixei de ouvir. Boa disposição != Insultar quem tem opiniões diferentes sobre temas da actualidade.
Para lavagem cerebral já bastavam os outros meios.
Outro problema é a repetição exaustiva das músicas. Uma das rádios que se gaba de ter a melhor música de 2000 em diante só passa música de DateTime.Now().Subtract(TimeSpan.FromMonths(3)) …
Remeti-me, e bem, à minha colecção de MP3. Rádio apenas e só quando há jogos de futebol do meu clube.
Sim, eu oiço muito rádio. Comprei um bom rádio multibandas e oiço radio em FM, SW, MW e LW.
Radio Radar, pois o resto é publicidade encapotada.
Acordo com a rádio, por vezes acordo primeiro e vou verificar se está a despertar para a hora que pretendo. Ouço rádio sempre que posso, no local de trabalho não posso com muita pena minha. Mas ao sábado aquando das minhas tarefas agricolas! Tenho sempre o rádio por perto. Gosto particularmente dos programas da Antena1. Tem excelentes profissionais, que fazem da Antena1, uma rádio de Excelência, não obstante já terem saido alguns para ajudar a concorrencia a ter algum brilho. A alternativa passa pelo canal3. Muito obrigado. Parabéns
Onde eu estiver, está o Radio, sempre ligado .
Claro que passa muita “porcaria”, mas para isso é que existem muitas estações, e uns botões para se mudar.
É barato, divertido, CONFIÁVEL, actualizado, faz companhia, e principalmente, nao preciso de INTERNET para lhe ter acesso.
Todos os dias que atendo o telemóvel.
todos os dias, afinal é o único meio onde posso andar informado, distrair-me sem atrapalhar o meu trabalho.
e acho que nos próximos anos vai ser difícil algo superar a rádio, por mais que o spotify e outros passem a nossa musica é sempre bom ouvirmos novidades e noticias, quer no trabalho quer no automóvel.
Ah sim….rádio..todas elas com as mesmas playlist de músicas para ouvir repetidamente durante o dia várias vezes até ao vómito, além de algumas que têm por lá uns palhaços e que no interior das palhaçadas se ouvem músicas repetidas da playlist. Longe vão os tempos em que a rádio servia para relaxar, ouvir música….FM Estéreo por ex. e bons locutores….luis filipe barros….. alguns já finados com 5 minutos de notícias. Agora…ouvir rádio é um suplício !
A Microsoft acha que não… removeu app nativa de radio do windows 10 mobile….
M80 the best
mesmo !
Sim e sempre, muitos anos a fio.
Qual?
Antena 2, no carro em casa na oficina.
Só num posto, ANTENA 2.
Meu Rádio…companheiro de de todos os dias e de todas as horas. Ainda gosto muito do AM.
As rádios em Portugal souberam-se as adaptar muito bem as novas tecnologias. De manhã ouço em casa e no carro. Depois ouço os podcast de uns quantos programas. Não tenho paciência para as playlists da maioria dad rádios durante o dia. Temos programas de rádio fabulosos fora de horas e ao fim de semana.
a rádio que ouço, ninguém tem
Todos os dias…
Todos os dias… então no carro é fazer zapping até encontrar a musica ou assunto perfeito para ficar a ouvir!!
Desde dos meus 10 anos que ouço rádio e agora quero seguir a carreira de radialista.
Desde dos meus 10 anos que ouço rádio e agora quero seguir a carreira de radialista.
Hoje também o dia mundial do preservativo e ninguém pergunta se continuamos a usar isso!
Bem visto…
Smooth FM
oh yeah em todo lado
Renascença. Tem um pouco de tudo, e é onde gosto de ouvir os relatos de futebol. 🙂
No comboio então é companhia indispensável… Detesto estar sempre a olhar para a mesma paisagem. E às 15h30 é quando tenho mesmo de ouvir esta rádio, por causa do Evangelho Quotidiano…
Gosto muito, mas cada vez ouço menos.
Não suporto publicidade nem telefonemas do público. Para além disso, hoje em dia parece que o formato tem que ser todo igual em todas as rádios. Parece o telejornal das diversas emissoras com a mesma notícia é com a mesma ordem de apresentação.
Ainda ouço 105.4, Oxigénio, Radar, Antena2 etc, que me parece saírem um pouco do formato standard.
Sim. Podendo ouvir uma rádio decente, lá estou.
O que me chateia e pelos vistos a outros comentadores aqui é a seca de música rafeira que passa nas rádios de maior audiência… A RFM está sempre a rodar o pimba angolano e as lamechices semi-pimba do clã Carreira. A Comercial muda-se para o pimba dos EUA mas não melhora muito… Entre Justin Bieber e Rhiannas lá estamos a aturar a miadeira do costume! Felizmente a Mixórdia pode-se ouvir em podcast e escapar ao resto da emissão!
Vá lá que ainda vamos tendo uma ou outra rádio que se dedicam mais ao rock indie como a Vodafone, a Antena 3 e, claro a Radar (pena só poder ouvir via net) e depois temos as alternativas de qualidade para música clássica Antena 2 e informação na TSF.
Ainda vai havendo boa rádio para ouvir. O que é preciso é sair do mainstream…
Todos os dias de manhã, Rádio Nova Era!
Apesar da lastimável queda de qualidade, mesmo assim, todos os dias eu sintonizo a Antena 2. Tomara que um milagre aconteça e, sob nova e inteligente direção, ela passe a tocar 24 horas por dia apenas a autêntica, sublime e abençoada Música Clássica.