PplWare Mobile

Dia Mundial da Rádio: Será que os portugueses ainda ouvem rádio?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Sergio says:

    Sim ainda ouço todos os dias, é de louvar a forma como a rádio também se foi moldando aos novos tempos.

  2. Técnico Meo says:

    Sem dúvida alguma. Por exemplo, a onda curta ainda se vende em todos os segmentos. Escutar e fazer rádio. Na onda curta, devido ás suas características intrínsecas de retenção / refracção / propagação de sinal, continua a ser a melhor forma de transportar informação a milhares de km de distância sem grandes custos de infraestrutura, sem grande esforço. Serviços militares, espionagem, meteorológicos, marinha e serviços de emergência NOAA, todos usam onda curta, onda de rádio. Para espionagem eu até diria que é a melhor forma para sair da net grid, a onda curta não há melhor. Não se esqueçam que a onda de rádio, está em tudo, no Bluetooth, no wifi, na rádio comercial, sistemas de domótica, satélite, telemetrias diversas, e por ai fora. Hoje e amanhã , para comemorar o dia, a ISS estação espacial orbital, está a enviar imagens analógicas SSTV cá para baixo, em VHF. Para quem não tem rádio, com uma pen SDR de 15 paus também se pode escutar e descodificar !!! in : https://amsat-uk.org/beginners/iss-sstv/

  3. Northdykan says:

    Eu posso dizer que ouço rádio o dia todo ou seja 12h por dia quase. Eu estando em casa ouço rádio quase sempre. Música de fundo pela casa. Eu vou ao ginásio e continuo ouvir radio pelo smartphone às vezes ouço podcasts ou as musicas no Spotify mas quase sempre é rádio. No carro a rádio toca sempre que vou sozinho. Quando vou com a namorada ou outra pessoa meto músicas que tenho no smartphone ou pen. No trabalho que são 8 horas seguidas a rádio está sempre a tocar.

  4. Nuno Amaral says:

    Só no carro. Em casa e escritório SoundCloud e Youtube.

  5. Carlos says:

    R. Comercial sempreee.

  6. J.Frazão says:

    Claro. Todos os dias. TSF e Comercial

  7. travessak says:

    todas as manhãs no carro…. zapping entre RFM e Comercial
    todas as tardes no carro… zapping Antena 3, Antena 1 ou TSF

  8. Viajante says:

    Sim claro! Prefiro rádio à televisão

  9. André Barbosa says:

    Comercial e Antena 3 no carro e Smooth FM no trabalho 🙂

  10. Falconet says:

    Gosto muito da Rádio.

    Às vezes até sabe melhor ouvir uma música na Rádio do que no MP3 🙂

  11. pitelasssss says:

    É pena que as melhores marcas de smartphones não nos deixem ter a aplicação de radio sem gastar net e termos que usar outras da playstore
    Enfim

  12. André says:

    Em casa, no carro e em todo o lado 🙂

  13. Lynx says:

    E a Radio RADAR em 97.8 MHz

  14. Gi says:

    Todos os dias!!
    A primeira coisa que faço quando acordo é ligar os rádios. Sim rádios!! Tenho 4 rádios espalhados pela casa e não consigo viver sem eles!
    Rádio SEMPRE!!!

  15. Golden says:

    Sempre no carro a toda a hora ( rádio NovaEra) .

  16. TóZé says:

    Ouvia no carro, mas deixei de ouvir e dificilmente voltarei a ouvir.

    A partir do momento em que programas da manha começaram a ser usados para fazer propaganda política de forma constante enquanto ridicularizavam quem tinha/tem uma opinião diferente dos interlocutores deixei de ouvir. Boa disposição != Insultar quem tem opiniões diferentes sobre temas da actualidade.

    Para lavagem cerebral já bastavam os outros meios.

    Outro problema é a repetição exaustiva das músicas. Uma das rádios que se gaba de ter a melhor música de 2000 em diante só passa música de DateTime.Now().Subtract(TimeSpan.FromMonths(3)) …

    Remeti-me, e bem, à minha colecção de MP3. Rádio apenas e só quando há jogos de futebol do meu clube.

  17. António Jorge says:

    Sim, eu oiço muito rádio. Comprei um bom rádio multibandas e oiço radio em FM, SW, MW e LW.

  18. fakir says:

    Radio Radar, pois o resto é publicidade encapotada.

  19. Luis Morais says:

    Acordo com a rádio, por vezes acordo primeiro e vou verificar se está a despertar para a hora que pretendo. Ouço rádio sempre que posso, no local de trabalho não posso com muita pena minha. Mas ao sábado aquando das minhas tarefas agricolas! Tenho sempre o rádio por perto. Gosto particularmente dos programas da Antena1. Tem excelentes profissionais, que fazem da Antena1, uma rádio de Excelência, não obstante já terem saido alguns para ajudar a concorrencia a ter algum brilho. A alternativa passa pelo canal3. Muito obrigado. Parabéns

  20. Alvega says:

    Onde eu estiver, está o Radio, sempre ligado .
    Claro que passa muita “porcaria”, mas para isso é que existem muitas estações, e uns botões para se mudar.
    É barato, divertido, CONFIÁVEL, actualizado, faz companhia, e principalmente, nao preciso de INTERNET para lhe ter acesso.

  21. 123logi says:

    Todos os dias que atendo o telemóvel.

  22. PAULO SILVA says:

    todos os dias, afinal é o único meio onde posso andar informado, distrair-me sem atrapalhar o meu trabalho.
    e acho que nos próximos anos vai ser difícil algo superar a rádio, por mais que o spotify e outros passem a nossa musica é sempre bom ouvirmos novidades e noticias, quer no trabalho quer no automóvel.

  23. João says:

    Ah sim….rádio..todas elas com as mesmas playlist de músicas para ouvir repetidamente durante o dia várias vezes até ao vómito, além de algumas que têm por lá uns palhaços e que no interior das palhaçadas se ouvem músicas repetidas da playlist. Longe vão os tempos em que a rádio servia para relaxar, ouvir música….FM Estéreo por ex. e bons locutores….luis filipe barros….. alguns já finados com 5 minutos de notícias. Agora…ouvir rádio é um suplício !

  24. nulldev says:

    A Microsoft acha que não… removeu app nativa de radio do windows 10 mobile….

  25. ricardo says:

    M80 the best

  26. Vladimiro says:

    Sim e sempre, muitos anos a fio.
    Qual?
    Antena 2, no carro em casa na oficina.
    Só num posto, ANTENA 2.

  27. Fernando Valsani says:

    Meu Rádio…companheiro de de todos os dias e de todas as horas. Ainda gosto muito do AM.

  28. Manuel says:

    As rádios em Portugal souberam-se as adaptar muito bem as novas tecnologias. De manhã ouço em casa e no carro. Depois ouço os podcast de uns quantos programas. Não tenho paciência para as playlists da maioria dad rádios durante o dia. Temos programas de rádio fabulosos fora de horas e ao fim de semana.

  29. ta chateado? says:

    a rádio que ouço, ninguém tem

  30. Eduardo Silva says:

    Todos os dias…

  31. falcaobranco says:

    Todos os dias… então no carro é fazer zapping até encontrar a musica ou assunto perfeito para ficar a ouvir!!

  32. MÁRCIO Silva says:

    Desde dos meus 10 anos que ouço rádio e agora quero seguir a carreira de radialista.

  33. MÁRCIO Silva says:

    Desde dos meus 10 anos que ouço rádio e agora quero seguir a carreira de radialista.

  34. Peter Crouch says:

    Hoje também o dia mundial do preservativo e ninguém pergunta se continuamos a usar isso!

  35. jorge says:

    oh yeah em todo lado

  36. Lisbon lover says:

    Renascença. Tem um pouco de tudo, e é onde gosto de ouvir os relatos de futebol. 🙂

    No comboio então é companhia indispensável… Detesto estar sempre a olhar para a mesma paisagem. E às 15h30 é quando tenho mesmo de ouvir esta rádio, por causa do Evangelho Quotidiano…

  37. Seven says:

    Gosto muito, mas cada vez ouço menos.
    Não suporto publicidade nem telefonemas do público. Para além disso, hoje em dia parece que o formato tem que ser todo igual em todas as rádios. Parece o telejornal das diversas emissoras com a mesma notícia é com a mesma ordem de apresentação.
    Ainda ouço 105.4, Oxigénio, Radar, Antena2 etc, que me parece saírem um pouco do formato standard.

  38. Gustavo Garcia says:

    Sim. Podendo ouvir uma rádio decente, lá estou.
    O que me chateia e pelos vistos a outros comentadores aqui é a seca de música rafeira que passa nas rádios de maior audiência… A RFM está sempre a rodar o pimba angolano e as lamechices semi-pimba do clã Carreira. A Comercial muda-se para o pimba dos EUA mas não melhora muito… Entre Justin Bieber e Rhiannas lá estamos a aturar a miadeira do costume! Felizmente a Mixórdia pode-se ouvir em podcast e escapar ao resto da emissão!
    Vá lá que ainda vamos tendo uma ou outra rádio que se dedicam mais ao rock indie como a Vodafone, a Antena 3 e, claro a Radar (pena só poder ouvir via net) e depois temos as alternativas de qualidade para música clássica Antena 2 e informação na TSF.
    Ainda vai havendo boa rádio para ouvir. O que é preciso é sair do mainstream…

  39. Realista says:

    Todos os dias de manhã, Rádio Nova Era!

  40. Anderson de Carvalho says:

    Apesar da lastimável queda de qualidade, mesmo assim, todos os dias eu sintonizo a Antena 2. Tomara que um milagre aconteça e, sob nova e inteligente direção, ela passe a tocar 24 horas por dia apenas a autêntica, sublime e abençoada Música Clássica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.