Análise ao smartphone Vernee Mars
Depois de já aqui termos testado o Vernee Thor e o Vernee Apollo Lite, chega a hora de testar um dos mais recentes smartphones da marca chinesa Vernee, o Vernee Mars.
Conheça todos os pormenores deste Vernee Mars que conseguiu surpreender pela positiva em alguns aspectos essenciais.
1 - Características Gerais
O Vernee Mars tem um ecrã de 5,5″ de resolução FullHD (1920x1080 píxeis). Vem equipado com o SoC octa-core Helio P10 da Mediatek a 2 GHz, tem 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão através de cartão microSD até 128 GB.
A versão do Android que integra é a 6.0 (Marshmallow), no entanto, já tem disponível a actualização para a versão mais recente 7.0 (Nougat). Tem Bluetooth 4.0, GPS, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e suporta a banda 20 da rede 4G LTE (800 MHz), usada em Portugal fora dos centros urbanos. Este Vernee destaca-se desde logo pelo local onde integra o seu sensor de impressões digitais que existe na lateral, junto aos botões de volume e power. Tem depois ainda integrados os sensores de luminosidade, a bússola, sensor de proximidade, acelerómetro e giroscópio.
A sua bateria, com tecnologia de carregamento rápido, é de 3000 mAh. Para carregamento e transmissão de dados, o Vernee Mars conta com uma porta USB Tipo-C. Vem equipado ainda com uma câmara fotográfica frontal, dedicada a selfies, com um sensor de 5 MP, e uma traseira de 13 MP com flash LED duplo.
Na caixa, a acompanhar o Vernee Mars, vem o adaptador de corrente, um cabo USB, o acessório para abrir a ranhura dos cartões e o manual de instruções em inglês.
Especificações completas
Ecrã
- 5,5" FullHD (1920x1080 píxeis), ~401 ppp
Processador
- CPU: MediaTek Helio P10 , octa-core a 2 GHz
Rede
- Dual-SIM HSPA+/GSM/LTE (dual stand-by)
Sistema Operativo
- Android 7.0 (Nougat)
Memória
- Memória RAM: 4 GB
- Memória interna: 32 GB
- Memória externa: microSD até 128 GB
Câmara
- Principal (traseira): sensor de 13 MP, com flash LED duplo
- Secundária (frontal): sensor de 5 MP
Sensores
- Impressão digital, acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio
Dimensões e peso
- 185 x 120 x 55 mm, 161g
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
- GPS
- Bluetooth: v4.0
- USB Tipo-C
Bateria
- 3000mAh, com tecnologia de carregamento rápido
Cores
- Dourado e cinza (modelo em análise)
2 - Hardware e Design
O Vernee Mars apresenta-se com uma imagem renovada e bastante mais moderna que os modelos já aqui testados. É perceptível a inspiração que a marca teve num dos mais cobiçados topos de gama, o iPhone 7. O corpo é todo em metal, com plástico injectado na traseira de modo a assegurar a boa qualidade de captação de rede e desempenho dos sensores. Ainda sob a mesma inspiração no iPhone 7, encontra-se o ecrã que usufrui da tecnologia in-cell, fazendo com que o ecrã encaixe melhor na moldura do smartphone, o que permite ter uma moldura fina, um pormenor que também o torna mais harmonioso.
Na frente, acima do ecrã, está colocada a câmara de 5 MP, o altifalante e os sensores de luminosidade e proximidade e ainda o LED de notificações. Em baixo não existe qualquer botão ou inscrição da marca.
Na lateral, em baixo, está colocado o microfone, a porta USB Tipo-C e o altifalante principal. Na lateral direita estão os botões de volume, Power e o sensor de impressões digitais. Do lado esquerdo encontra-se a ranhura para os cartões nanoSIM (ou microSD) e microSIM. Em cima está o jack áudio de 3,5 mm.
Na traseira, em cima, encontra-se a câmara de 13 MP com flash LED duplo de dois tons e, em baixo, a inscrição da marca. A traseira tem uma ligeira curvatura de forma a ser mais fácil de agarrar quando está assente numa mesa, acabando por ser também mais ergonómico.
3 - O que distingue o Vernee Mars?
A grande novidade do Mars é a posição onde está colocado o sensor de impressões digitais. Ao invés de um botão frontal, ou de um sensor traseiro, a Vernee optou por colocá-lo na lateral, junto aos botões de power e volume, mas esta posição não é propriamente uma novidade. Por exemplo a Sony, em 2015, já o havia feito com o seu Xperia Z5, mas este foi o primeiro modelo do género que tive oportunidade de testar.
De facto, à primeira vista, a posição pode parecer interessante, contudo, a experiência diz-me que um sensor na frente ou na traseira acaba por ser mais prático. Em primeiro lugar, dada a sua posição, ao agarrar o smartphone é quase inevitável não tocar no sensor sem intenção de o desbloquear. Ou seja, este toque não é feito de uma forma precisa o que acaba por bloquear a funcionalidade de desbloqueio por impressão digital, tendo que colocar o código de desbloqueio manualmente. Por outro lado, uma vez que área de pressão é mais reduzida, parece haver uma maior imprecisão na detecção do dedo e o desbloqueio também é feito de uma forma mais lenta.
O sensor distingue o Vernee Mars, mas não está aprovado!
Por outro lado, a qualidade do ecrã destaca-se pela positiva. Além da tecnologia in-cell que lhe oferece um acabamento mais sofisticado, apresenta excelentes cores e um contraste muito bom.
Tendo como base de comparação o modelo da mesma marca, o Vernee Apollo Lite, a qualidade de som melhorou de forma substancial neste Mars, bem como a autonomia, com o Mars a aguentar dois dias de utilização moderada, ao nível da maioria dos smartphones testados por nós.
4 - Interface e desempenho
Uma das características dos smartphones da Vernee é o facto de virem com a versão mais pura do Android e sem grandes aplicações instaladas, sendo que nem as da Google estão incluídas à excepção da Play Store.
O smartphone chegou-nos com a versão 6.0 do Android Marshmallow, tendo recebido actualização para a versão 7.0 Nougat. A versão 6.0 apresentou-se mais estável e mesmo os resultados de benchmark conseguiram ser ligeiramente melhores na versão mais antiga. Depois da actualização surgiram alguns pequenos bugs, nomeadamente, na aplicação da câmara e na transição entre algumas aplicações. Ficamos a aguardar uma actualização que os corrija.
De uma forma geral, o Mars consegue um bom desempenho executando bem todas as tarefas de forma competente. Em jogos que requerem maior capacidade de processamento é notório algum lag, ainda que não tenha sido prejudicial para o decorrer do jogo.
A navegação através de GPS decorreu com normalidade, tanto em viagens de carro como em caminhadas, ainda que a captação de satélites não seja tão eficiente quanto outros smartphones da mesma gama.
Olhando para os números conseguidos através do benchmark, no AnTuTu o Vernee Mars conseguiu alcançar valores que rondam os 48 mil pontos. Com a versão 6.0 do Android, o valor situou-se ligeiramente acima dos 50 mil. Com o GeekBench, no Nougat, conseguiu em single-core 739 pontos e em multi-core 2838 pontos.
5 - Câmaras
O Vernee Mars traz uma câmara principal com um sensor de 13 MP e a secundária com sensor de 5 MP. Quanto à aplicação Câmara é a conhecida do Android e permite a captura em modo panorâmico, com HDR, tem detecção de rosto, de sorriso, captura com atraso e ainda captura por gestos. Além do mais conta com vários filtros de imagem.
Os resultados das fotografias com a câmara principal são muito bons, principalmente em ambientes com muita luz. Permite focar diferentes profundidades de forma eficiente e as selfies também ficam com boa qualidade, sendo que o modo HDR da câmara frontal funciona muito bem, captando bastante rápido a imagem.
Em modo de vídeo, a capacidade de adaptação a diferentes níveis de luminosidade é muito boa e permite focagem manual durante a gravação, o que também é um ponto a favor.
De seguida estão alguns exemplos de fotos.
6 - Autonomia
A bateria do Vernee Mars tem uma capacidade de 3000 mAh e tem tecnologia de carregamento rápido que, embora funciona bem, não carrega tão rápido quanto o Verne Apollo Lite.
Em 30 minutos é possível carregar quase 40% da bateria, demorando quase 2 horas para carregar dos 0% aos 100%. De notar que não deve deixar a bateria descarregar completamente, onde o ideal é colocá-la à carga por volta dos 15%.
Em termos de autonomia, contando com a experiência do Apollo Lite, estava à espera que também no Vernee Mars se esgotasse de forma muito rápida, no entanto conseguiu um resultado equivalente à maioria dos smartphones da concorrência já aqui testados, com 2 dias de autonomia, numa utilização moderada e um dia com uma utilização mais mais intensiva.
7 - Veredicto
O Vernee Mars encontra-se no mercado com um preço a rondar os 160€, actualmente. Face a este preço, às suas características e, principalmente, ao seu desempenho, há que dizer que este é um smartphone a ter em conta.
Apesar do sensor de impressões digitais não me ter convencido e do novo Android 7.0 ainda estar um pouco instável, os aspectos positivos conseguem ter um peso maior. A Vernee tem mostrado ao longo dos últimos meses que não pára de trabalhar na estabilidade e melhoria do sistema dos seus vários smarphones, lançando constantemente novas actualizações.
A qualidade de construção e o próprio design foram muito bem pensados e conseguidos pela marca e o facto de suportar a banda 20 (800 MHz) da rede LTE é outro factor positivo.
O Pplware agradece à Vernee a cedência do smartphone Vernee Mars para análise.
Este artigo tem mais de um ano
este ser´superior ao zuk2 que tb esta a este preço?
Não, o zuk é superior em tudo
Ok obrigado, exceto na banda 20
O Zuk Z2 tem o problema da ROM martelada, relativamente aos serviços Google e ao teclado.
Quanto a isso existe a rom indiana e depois instalar gapps, ou a cm13
Mantém-se a esperança de ver e sentir “Mars” já em 2017, sem ter que fazer reserva para longas, desgastantes e dispendiosas viagens espaciais, sorrisos!!!
Mantém-se também, como sempre, o Agradecimento sincero à Pplware e à Vernee, pela oportunidade única!!!
As dimensões do smartphone não estão correctas
bom preço, e faz provavelmente o mesmo que os devices que custam 3x mais 😀
realmente só gasta mt $$$ quem é meio totó.
Um smartphone enorme. Será não há nenhum fabricante a produzir um smatphone decente com 4,7″.
Da aqui uns anos vamos ter metade da população mundial com tendinite nos braços.
Existe o Sony Xperia X Compact, mas é caro :s
Um telemovel interessante sem duvida.
Mas a ultima actualizacao para android 7 adicionou alguns bugs….
Tais como: som dos auticulares sempre no maximo, applicacao GPS Sygic deixou de funcionar, aparentemente menor autonomia, … entre outros.
Ja deixei comentarios no site da Vernee mas ate agora nenhuma resposta…
Obrigado a equipa Pplware
Seria um bom candidato a substituir o meu Xiaomi Redmi 3 pro, mas conheço quem tenha feito a troca e arrependeu-se. Tive a oportunidade de ter este smartphone nas mãos e de facto é muito bem conseguido em termos de design, mas o ecrã é muito inferior ao do Xiaomi (brilho no máximo é igual ao brilho do xiaomi a 30% sem exagero). Mas há ainda um problema maior, a bateria, com o Android 6.0, não dura meio dia.
Para mim, estes dois pontos, matam o Mars.
Mauro, então eles testaram o aparelho e falam em utilização moderada dois dias e tu falas em meio dia… Andaste com ele quanto tempo para chegares a essa conclusão?
Onde se compra a esse preço?
Curioso o local da impressão digital, gostaria de experimentar para ver se realmente é prático ou não. Quanto ao resto, pelo preço, parece-me bem. Eu pessoalmente não faço questão de ter o Android puro (porque faltam algumas funções que estou habituado) mas é um excelente telemóvel. E o facto de já se poder atualizar para o Android 7 e de a Vernee continuar a actualizar os seus equipamentos é excelente!
Pplware… qual é o problema verdadeiramente do leitor de impressões digitais? Muito lento? Não lê em condições? Faltou mencionar isso, visto tratar-se de uma inovação… 😉
Comprei o meu há 2 meses passei do samsung s4 para este depois de ter experimentado vários a minha opinião tem um excelente desempenho nem parece um 5.5 é finissimo compacto está re+leto de um sem numero de aplicaçoes e todas correm lindamente …..excelente preço qualidade desempenho
Eu Comprei o meu na GearBest, acabou de chegar (paguei R$ 200 de imposto nos correios) usei por um dia, aparentemente o SO funciona muito bem, ele é rápido,achei apenas que ele devia ter botões reais e não virtuais, pois a parte de baixo nao serve para nada. Porém parou por ai funcionou apenas um dia, quando fui colocar para carregar, surpresa, não carrega!! Usei outro cabo (Ctype) testei com outro carregador (Asus), conectei no computador e nada … vi na internet recomendando dar um Hard Reset, fiz isso também e nada… Complicado, aqui no Brasil não tem assistência e por enquanto a Gearbest e o Suporte da Vernee não me responderam nada !! Frustração Total!!