Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
-
-
- Vou pagar a taxa da Lei da Cópia Privada numa pen comprada fora?
- Caros, que box Android me recomendam comprar?
- Como copio as aplicações da minha box Android para um cartão SD?
- O meu Elephone P9000 tem problemas com o GPS, o que faço?
- O meu portátil não se liga à rede eduroam, podem ajudar-me?
- Que smartphone recomendam que compre?
-
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Vou pagar a taxa da Lei da Cópia Privada numa pen comprada fora?
Boas,
Surgiu me uma duvida, por exemplo, encomendo um cartão microSD ou pen USB da china, hong kong, eua, etc... mas o valor de compra é inferior aos tais 20 euros de limite para isenção de taxas do IVA etc...
Será que mesmo assim posso estar sujeito as taxas de memoria portuguesa na alfandega?
Agradecido de avanço!
Cumprimentos...
Frederico Macias
Resposta:
Frederico,
Não, não ficará sujeito a essas taxas.
No caso dessa legislação em Portugal, embora possa ser o consumidor final a pagar esse valor, isso acontece indirectamente.
Ou seja, quem introduz o produto no mercado português é que é responsável pelo pagamento «explícito» dessa taxa, mas não acontecerá na importação para consumo próprio.
[Respondido por Hugo Cura]
Caros, que box Android me recomendam comprar?
Bom dia,
eu estou à procura de uma box de tv para ter no quarto, para que possa ver alguns filmes e séries a partir do netflix, KODI, usar a VodafoneTV e ver alguns filmes a partir de USB. Outro aspeto importante é que deve ter wi-fi. Quais as opções que recomendam?
Estive a analisar a última que disponibilizaram no site, a Nexbox A95X, mas como é apenas quad-core não sei se conseguirá realizar todas as tarefas que preciso com fluidez.
Estou a perguntar pois não estou muito dentro do assunto e quando comprasse, queria ter a certeza que estava a comprar algo que resolvesse o meu problema. O meu teto de orçamento è à volta dos 80€.
Desde já obrigado pela disponibilidade, e continuem com o excelente trabalho.
André Maximino
Resposta:
André,
Sim, a Nexbox A95X com o SoC S905 é adequada e com fluidez suficiente para uma box navegação. O requisito mais importante é que tenha pelo menos 2 GB de RAM. A Nexbox A1, que analisámos aqui, é ligeiramente superior e se estiver disposto a pagar um pouco mais ficará um pouco melhor servido. A diferença não é muita, mas com um tipo de conteúdo mais pesado poderá fazer uma diferença considerável.
Depois tem uma opção com a experiência Android TV da Google, que é a Xiaomi Mi Box, já apresentada aqui. É mais potente, tem outros recursos, tem uma interface muito mais trabalhada e está totalmente adaptada à utilização na TV. Mais um vez, se estiver disposto a gastar mais um pouco, então terá acesso a uma experiência de utilização muito superior.
[Respondido por Hugo Cura]
Como copio as aplicações da minha box Android para um cartão SD?
Boa tarde,
Sou um leitor do vosso blog. Seguindo a sugestão da Maria Inês Coelho e da sua publicação de 24 Nov 2016 no pplware,
adquiri a Tv Box Android Dolamee D5 no GearBest.com, com as seguintes características.
- Marca e Modelo: NEXSMART D32
- Processador: RK3229 a 1,5GHz
- GPU: Mali-400 MP
- Sistema operativo: Android 5.1
- RAM: 1G (DDR3)
- Armazenamento interno: 8GB, expansível através de microSD até 32GB
- Descodificação de formato: H.263/H.264 a 4K
- Formato de vídeo: 1080p
- Interfaces: AV, HDMI2.0, Ethernet, SPDIF, microSD, USB2.0
- Wi-Fi: 802.11b/g/n
- Peso: 150g
- Dimensões: 10,60 x 9,80 x 2,70 cm
Coloquei um cartão microSD de 32GB para poder transferir Apps para o cartão, e assim ocupar menos espaço do armazenamento interno. No entanto tentei definir no sistema operativo para que as Apps fossem transferidas para o cartão, mas esta opção não existe. Instalei a aplicação Link2SD e outras similares e também não consegui.
Como sou um nabo nestas matérias, solicito que me ajudem, e me informem se existe alguma solução simples e para tótós, para resolver este problema.
Muito obrigado pela vossa atenção.
Aguardo uma resposta.
Cumprimentos
Paulo Gonçalves
Resposta:
Paulo,
Primeiro que tudo, e tal como acontece nos smartphones Android, mudar a localização das aplicações do armazenamento interno para o externo não é trivial, nem sempre funciona bem e nem sempre é possível.
É preciso ter em conta que uma aplicação a funcionar totalmente a partir do cartão SD terá um desempenho bastante mais limitado, pois está dependente de uma velocidade de leitura/escrita muito inferior à existente no armazenamento interno.
Depois há aplicações que, por si só, têm a capacidade de gravar recursos no cartão SD, mediante a opção que escolheu no sistema operativo. Pensando por exemplo num jogo em que ao iniciar necessita de fazer um download de grandes dimensões para funcionar, esses dados serão automaticamente copiados para o cartão SD. Há também outro tipo de recurso das aplicações que, ao ir às definições da aplicação e escolher “Mover para o cartão SD”, apenas parte da aplicação é movida… no entanto esse é um recurso definido pelo programador da aplicação e por vezes não adianta de muito, já que é movida uma quantidade baixa de dados.
Depois é possível mover totalmente a aplicação para o cartão SD, fazendo dele uma partição do sistema. Primeiro é necessário particionar o cartão, onde uma partição terá de ser EXT2 (para ser utilizada como sistema) e outra FAT32, para o armazenamento típico. Depois, utilizando o Link2SD e tendo acesso root, é possível definir essa partição recurso para as aplicações. Como disse, o processo não é trivial e tem várias desvantagens, pelo que desaconselho a que o faça. Poderá ver um guia mais detalhado, aqui:
[Respondido por Hugo Cura]
O meu Elephone P9000 tem problemas com o GPS, o que faço?
Boa tarde,
Tenho um Elephone P9000 há 2 meses e no geral estou muito satisfeito com a máquina, à exceção no que se refere ao sinal GPS.
Tenho a app da Sygic que já tinha comprado no passado mas o sinal só é detetado (e nem sempre) se ligar os dados. Mesmo assim, quando deteta o sinal gps, perde-o com muita facilidade (mesmo com os dados ligados), o que já me deixou mal em algumas situações.
Para tentar perceber se o problema residia no Sygic, fiz o download do meo drive mas o problema mantém-se.
Tenho todas as atualizações do sistema instaladas.
Não sei como resolver isto, pelo que preciso da vossa ajuda.
Obrigado.
João Rodrigues
Resposta:
João,
Na verdade os problemas com o GPS nos SoCs Mediatek é recorrente em determinadas séries, mais antigas. Infelizmente o MTK6755 presente no P9000 é um caso desses.
Existe imensa informação acerca disso na Internet (basta pesquisar por “elephone p9000 gps fix”), e há uma aplicação que aparentemente é capaz de corrigir o problema:
Embora esteja referido que só funciona para determinados modelos, onde o 6755 não está incluído, há relatos de que funciona correctamente em todos os modelos problemáticos.
Experimente e verifique se resolve. Caso contrário, dê uma olhadela pelo Google pois existem outros métodos que procura corrigir o problema.
[Respondido por Hugo Cura]
O meu portátil não se liga à rede eduroam, podem ajudar-me?
Boa tarde,
eu tenho tido alguns problemas em fazer a minha ligação à rede eduroam, rede universitária, pelo meu computador pessoal.
Com este meu computador pessoal eu consigo ligar me a todas as outras redes wireless, nunca tive nenhum problema de ligação, sendo que a ligação por cabo a esta rede funciona também. O pc teima mesmo em não ligar a esta rede por WIFI e eu não consigo perceber o porquê.
Já tentei fazer a configuração a esta rede por 3 métodos distintos, todos apresentados pela faculdade, inclusive por configuradores automáticos criados pela mesma. O Erro é sempre o mesmo, "Não é possível ligar a esta rede".
Saliento ainda que consigo fazer a ligação a esta rede em qualquer outro dispositivo inclusive em qualquer outro computador, so mesmo o meu portátil é que teima em não ligar se a esta rede via WIFI.
Não sei mais o que possa fazer para resolver esta questão e por isso dirijo-me a voces.
O meu portátil é um ASUS X555L.
Obrigado e continuação de um bom trabalho.
Pedro Pinto
Resposta:
Pedro,
Este é um dos problemas mais conhecidos de quem faz a gestão da rede eduroam em quase todas as universidades e politécnicos portugueses.
Não tem a ver directamente com a rede mas sim com o driver da placa wifi (interna) do seu portátil.
Sendo um chipset da Atheros, tem mesmo de abandonar os drivers oficiais e procurar alguns mais alternativos, criados pela comunidade.
Recomendo que identifique o chipset da sua placa wifi e que aceda ao site Atheros Drivers e que descarregue o novo driver para o seu Windows.
[Respondido por Pedro Simões]
Que smartphone recomendam que compre?
Boa noite, o meu nome é Milton Bettencourt e estou a escrever-vos dos Açores.
Costumo consultar as vossas publicações através do site da SAPO e queria dar-vos os parabéns pelo vosso trabalho.
Queria a vossa ajuda para decidir que smartphone devo comprar, portanto se pudessem indicar um smartphone ou fazer por exemplo uma lista com os 5 melhores na vossa opinião que respeitem/cumpram as seguintes "exigências":
- Preço máximo que estou disposto a pagar: 500 euros
- Quero um telemóvel com no máximo 5,5` polegadas
- Que tenha um processador bom o suficiente para jogos
- Que tire boas fotografias (pelo menos de dia).
Obrigado pela atenção e continuação de um bom trabalho.
Milton Bettencourt
Resposta:
Milton,
O valor que pretende gastar é bastante generoso e as “exigências” que pretende estão presentes em dezenas de modelos, pelo que há bastante por onde escolher.
A começar no que de melhor consegue comprar por esse valor, tem o Samsung Galaxy S7, que é um smartphone belíssimo e dos melhores em fotografia. Depois o Huawei P9 também é uma excelente opção, o LG G5 igualmente, principalmente no que diz respeito à fotografia. Também o Nexus 6P é uma excelente opção, onde é sempre o primeiro a receber actualizações, directamente da Google, e o OnePlus 3T é também do melhor que pode comprar, directamente a partir da loja oficial.
Note que estas sugestões foram dadas tendo em conta os preços mais baixos mostrados pelo Kuantokusta.pt, com excepção do OnePlus 3T.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
a Nexbox A1 e o TK617 funfam cá em casa qué um mimo, veio da gearbest logo após a analize aqui do pplware, tou super satisfeito!
já um aparte para o pplaware staff façam mais analizes de coisas assim mais em conta, nem todos temos orçamentos de 200 euros para cima!!!
de resto é TOP! sigo a pplware de há 2 anos para cá e tem sido espetacular!!
Bom ano para todos!
Não te parece que já temos demasiadas análises a produtos ultra low cost vindos dos armazéns do outro lado do balão?
Relativamente à pergunta do Pedro Pinto sobre a dificuldade em ligar-se à rede Eduroam e à consequente resposta, devo de dizer que neste ano letivo também tenho tido imensas dificuldades. O que me acontece é: Eu faço a ligação à rede e, em certas alturas, a ligação vai abaixo e depois nunca mais me consigo ligar. Só reiniciando o computador e por vezes nem isso.
Acontece-me muitas vezes na biblioteca da FEUP (Faculdade de Engenharia do Porto), onde a utilização da rede é imensa visto que está quase sempre cheia (não sei se faz diferença). O meu portátil também é um ASUS da Série X. Acham que poderá ser, também, da placa de rede interna e o download dessa driver poderá resolver o problema?
PS: Também tenho um amigo meu que tem o mesmo problema que eu. No entanto, em portáteis ASUS ROG já não acontece.