Galactic Inbox – Um jogo em HTML5 inspirado no Gmail
Férias, descanso..é hora de ocupar o tempo com alguma coisa nem que não seja a jogar no PC.
O serviço de e-mail ganhou hoje uma homenagem especial. Desenvolvido no famoso tempo livre que todos os funcionários do Google dispõem (20% do tempo de trabalho), Paul Truong disponibilizou hoje um pequeno jogo, semelhante ao Space Invaders, baseado na tecnologia HTML5 e inspirado no Gmail.
Basicamente o objectivo do jogo consiste em que o logótipo do Gmail atravesse o espaço, disparando em vírus, SPAM e outro tipo de ameaças que venham na sua direcção. O jogo é bastante engraçado e dá para passar uns bons momentos.
O jogo foi desenvolvido recorrendo a tecnologia HTML5 e processingjs, aproveitando assim para demonstrar a potencialidade das tecnologias usadas.
Os funcionários do Google dispõem de 20% do seu tempo de trabalho para colocar em prática novos conceitos e ideias. Muita das vezes esse tempo é usado para projectos internos, outras vezes é usado para criar produtos beta. O Gmail é um desse “produtos beta” que nasceu em 2004 e tinha como ideia inicial criar um serviço de e-mail que fosse intuitivo, eficiente e funcional.
Em termo de homenagem ao serviço de e-mail (gmail), Paul Truong desenvolveu este jogo que certamente viciará alguns utilizador. Vamos a um torneio? Quantos pontos conseguiram?
Homepage: Galactic Inbox
Este artigo tem mais de um ano
Agora que o GMAIL tem um jogo,a aquele empresa que tem o Hotmail…espera aí não me lembro do nome… ah , a Minisoft… não??? ah a Microsoft, vai-se ver ralada para fazer um sem HTML 5, porque ela é contra o HTML 5, ou estou em erro???
Até porque antes do HTML 5 não existiam jogos -.-
Nunca ouvi dizer que era contra o html5
Alias, “Microsoft Agrees With Apple And Google: “The Future Of The Web Is HTML5″”
Vai fazer em silverlight lol
A microsoft é contra o Flash porque lhes crasha muitas vezes os servidores, portanto são a favor do html 5.
24350
É uma boa abordagem e realmente começam a surgir coisas bastante interessantes, desde jogos a aplicações, mas uma media de utilização de 50% do cpu… (firefox 3 e num T7500), não era suposto ser um alivio para o cpu?!
Testei também no meu Desire com o 2.2.
O jogo arranca, muito lento, mas depois não da para jogar. E se tento forçar o Desire reinicia sozinho… Parece que não foi feito a pensar para dispositivos touch…
esqueci-me da pontuação: 25625 =D
O HTML 5 não é muito mais leve que o flash, apenas é standard, por isso a sua utilização.
O flash actualmente até consegue ser melhor que o HTML5 em algumas coisas pois tem anos de “optimização”, coisa que o HTML5 não tem.
“Apenas” tens 50% de utilização do CPU porque o motor de rendering do firefox é single thread, se fosse multi thread estaria a usar 100%…
Eu sei Valter… estava a ser um pouco irónico no comentário… =)
“Apenas” tens 50% de utilização do CPU porque o motor de rendering do firefox é single thread, se fosse multi thread estaria a usar 100%…
li melhor esta parte… o uso efectivo do teste que fiz era de 50%, se realmente fosse multi thread o consumo por core seria menor e não são 100%.
Não necessariamente, a maior parte destes jogos quanto mais processamento disponível têm, mais querem…
Por isso é que estão a comecar a implementar a aceleração em hardware..
No entanto concordo. Ainda falta implementar e optimizar muitas coisas.
Mas é um começo e o futuro!
Também já experimentei e para ser sincero, aqui estava um pouco difícil de jogar devido ao lag do próprio jogo. Parece-me mais pesado que o flash….
Mas logo se vê o que este HTML5 nos reserva.
O jogo funciona bem… O problema é com as hotkeys no Opera, o space faz um pagedown, e as setas movem a página 🙁
sim no Firefox também acontece, mas uma vez o focus no canvas ele deixa de fazer isso…
aqui no mac funcionou tudo 5* e não começou a aquecer ))
um jogo destes supostamente não é para aquecer um computador, ou estou errado?
É assim, eu concordo com o HTML 5, tudo bem, temos que evoluir, e por vezes temos que mudar…
Eu só não entendo porquê… A adobe foi quase pioneira nesta tecnologia… Quase é possível dizer que se não fossem eles eu nem sei como teria surgido o Youtube…
Que o flash tenha problemas, concordo, que tenha que ter alguma concorrência, concordo (às vezes só assim é que se avança), agora só não concordo dizer “O futuro da net será o HTML5” como se de repente ninguém gostasse da adobe e quisesse vingar-se dela…
Tive 25.450
25275
🙂