PplWare Mobile

Uber e Cabify aprovadas em Portugal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. GPinto says:

    Acho bem. Assim os taxistas ja teem motivo para se modernizarem, aprenderem um pouco mais como tratar os clientes e respeitar a concorrencia, e ainda teem agora uma boa oportunidade para estudarem e aprenderem a ter um pouco de educacao e civismo, pois de outra forma nunca conseguirao acompanhar a concorrencia (o que ate podera ser bom para os utilizadores destes servicos, pelo menos deixa de haver animais ao volante). Claro que nem todos se incluem, mas sabemos que a maioria e assim.

    • Luis says:

      Corrigo.
      A maioria não são animais, mas uma minioria sim.
      Muitas das pessoas que falam nem se quer andaram de taxi, é obvio que existem maus profissionais mas existem em todos os ramos.
      Eu sou taxista em Leiria e penso que se fosse feito um estudo ao nosso serviço tenho a certeza de que iria ser um resultado muito positivo.
      As pessoas criticam mas o real problema dos taxis nao é a suposta modernização,alias isso ate nem é verdade em muitos casos, ja existem as mais diversas aplicações tambem para taxi , o real problema é o facto dos preços da uber serem mais baixos devido ao facto de a sua carga fiscal nao ser tão elevada. A muita gente so interessa ir de ponto a a ponto b nas melhores condições possiveis e penso que os taxis têm condições para realizar esses serviços com categoria.

      • PL says:

        Ando muito de taxi ou melhor andava.
        Infelizmente na grande Lisboa é uma grande parte que precisa de formação

        Em zonas mais pequenas não acontece tanto porque o cliente é normalmente local e empresas e muito menos turismo o cliente ocasional

      • rjn says:

        Se fosse feito um estudo acredito que seria bastante positivo se não entrassem os taxistas do aeroporto de lisboa. Eu sempre fui um grande defensor de existir bons e maus profissionais em todos os ramos e na uber também existem. Mas quanto aos taxistas do aeroporto são uma vergonha para a sua classe casos relatados por clientes que usaram o taxi no aeroporto desde cobrarem um tarifa de 18€ para uma viagem curta sem o contador nem sequer existia dentro do carro desde a viagens curtas ao ponto de maltratarem a minha colega o que esse senhor teve uma supresa assim que chegou ao destino estava a psp á espera dele. Por isso acho que seria bastante positivo se tirassem estes senhores da ruas e os outros tantos que falaram na TV.

    • Bruno M. says:

      Que hajam carros partidos. Agora não há desculpas!!

      Partem os carros, pagam e serão finalmente e com culpa sem margem para dúvidas, criminalizados!

      Finalmente e ainda bem que estas plataformas foram aprovadas neste país!

  2. NCKPORTUGAL says:

    Questão que se coloca de momento será o porquê da existência de obrigatoriedade de um veículo Uber e Cabify ter uma dotação máxima legal de 7 anos.
    Embora concorde que veículos desses devem de manter um bom estado de conservação!
    E os velhinhos Mercedes 190 entre muitos outros no caso dos taxistas também têm de ser mudados?
    Afinal se um taxista tem facilidades se aquisição a nível tributário na aquisição de viatura e Uber e afins não o têm. O porquê de tal obrigatoriedade.
    visto o vazio legal ir ser preenchido com bastantes requisitos semelhantes como licenças e formações o que tornará ambas as situações bastante semelhantes, somente diferenciando a plataforma de contacto com ambos os operadores.
    A formação deveria igualmente ser facultada aos taxistas pois bem precisam.
    Embora exista bons profissionais a meu ver existem muitos mais maus profissionais.
    O suposto intuito legal é complementar um vazio legal, pois faça-se de forma justa para ambos e aproximem a legislação de ambas as profissões por forma a serem equiparáveis em termos legislativos.

    • Helio says:

      O problema dos 7 anos nem se coloca, pois para se ser condutor uber tem que se ter carro novo e de gama alta.

    • Cortano says:

      “A formação deveria igualmente ser facultada aos taxistas pois bem precisam.”
      Os taxistas há muito que têm esta formação obrigatória para qualquer novo motorista 😉

      • korrigan says:

        Sim, é verdade, mas na realidade essa formação não tem dado frutos, tendo em conta o nível dos taxistas portugueses.

        • Tico says:

          Geralmente falam mal dos taxistas pessoas que nunca andaram de táxi.
          A principal razão de descontentamento são o táxi A tem ar condicionado e o B não tem, como tal vou esperar pelo próximo (A).

          • David Neto says:

            Não. Eu falo mal dos taxistas porque já me obrigaram a pagar pelo preço de mala por levar um saco de compras do continente, porque já me insultaram quando pedi para ir do aeroporto para casa e porque já me levaram a dar voltas da carochinha (ou tentaram, porque depois chamo a atenção e lá voltam à rota). E finalmente, porque já apanhei gente bêbada e a cheirar a cerveja mais que uma vez (à noite).

            Estranho que com a Uber e Cabify isto nunca aconteceu.

          • Hugo Silva says:

            Tenho por norma apenas comentar coisas que conheço bem. Tendo em conta que a Uber chegou a Portugal há cerca de 2 anos, acha que a sua afirmação é verdadeira? Falam mal dos taxistas quem nunca andou de taxi? Acha mesmo que os portugueses só andaram de uber na sua vida?

            Já apanhei tanto taxistas de baixo nível como apanhei um ou outro uber que não era o melhor. Mas o nível mais baixo dos ubers compete com o nível alto dos taxistas. Só pelo facto de ser necessário dar uma avaliação aos ubers e aos taxistas não, pauta logo o nível que os primeiros têm de ter. E isso que está a dizer, remete para uma das desvantagens desta nova lei, os ubers não podem ter mais de 7 anos, logo é praticamente impossível não terem A/C e não terem boas condições.

            Finalmente uma nota. Concordo que a uber/cabify são uma evolução. Contudo, como em tudo na vida, com o crescimento da uber a qualidade pode vir a descer, como já tenho visto noutros países. Convém que eles apertem as regras para que isto não aconteça à medida que têm mais condutores

      • Anti-UBER says:

        “Os taxistas há muito que têm esta formação obrigatória para qualquer novo motorista”

        Deram? Não parece, pelo menos não integraram uma formação cívica onde aprendam a respeitar os clientes e as escolhas dos clientes, ao que parece deram foi uma má formação cívica.

  3. Miguel says:

    Finalmente acabou a palhaçada dos taxistas!

  4. Win10 says:

    O que não vale ter a mulher como deputada…..

  5. felipe m. says:

    No Brasil está uma guerra, taxistas apresentam um péssimo serviço, quando uber chegou sentiram-se ameaçados, e não pensaram em questões legais, apenas não queriam concorrência… Queriam destruir o então”intruso”. O Uber apresentando alto grau de qualidade vem desbancando os taxistas, que com seu serviço ruim e seus carros “caindo atoa pedaços” realmente merecem ser “desbancados”.

    • Antônio godinho says:

      Você não conhece nada de Brasil o táxi do Brasil são os mais novos do mundo principalmente dá cidade de são Paulo que conheço bem

      • Moisesbarbosa says:

        Verdade, em Belo Horizonte a frota tem no mínimo 3 anos de uso. Verdadeiros gps humanos .
        Já pensou se a uber deixar os taxistas trabalhar com o aplicativo.

      • João Campos says:

        PÉSSIMO SERVIÇO !! Não tem necessariamente que ser que são carros velhos .
        Em Sampa os motoristas são rudes porcos bêbados e só não te roubam se não puderem
        No Rio não há conversa roubam mesmo !!

      • PL says:

        Ando muito de taxi ou melhor andava.
        Infelizmente na grande Lisboa é uma grande parte que precisa de formação

        Em zonas mais pequenas não acontece tanto porque o cliente é normalmente local e empresas e muito menos turismo o cliente ocasional

        • PL says:

          Este comentário não era para ser aqui

          Quanto a conhecer bem o Brazil, o Antonio deve ser uma sumidade, já agora, carros particulares de hotel não conta como táxi.

          Guarucoop que representa a cidade quando você chega no Aeroporto não tem taxis muito novos

  6. Fernando says:

    É verdade, assim como ameaçarem de morte motoristas e clientes

  7. Marco B. says:

    Penso que não se deve generalizar… nem todos os taxitas são anormais.

  8. Fernando says:

    Na realidade os taxistas (nem todos, mas a maioria) têm formação, falta-lhes é educação e civismo.
    Para além disso, a maioria parou no tempo, ou melhor, retrocedeu ao tempo das cavernas, partindo e pontapeando.
    Uma minoria dos taxistas, os inteligentes, conheço alguns, evoluíu, melhorou o seu serviço, honrando assim a classe.
    Parabéns a este último grupo. Quanto aos outros taxistas, só servem para aumentar o numero d utentes da uber e cabify. Quanto mais agridem verbalmente e fisicamente os motoristas das outras plataformas, mais engrossam o grupo d clientes destas.

  9. Carlos says:

    Sim, de facto serviços melhores e mais baratos não são bem vindos. Vamos antes regredir! Vamos levar clientes do aeroporto até à Baixa, mas vamos por Cascais.

  10. Agostinho Soares says:

    Aleluia

  11. Florêncio de Almeida says:

    Que boas notícias para todos nós taxistas, finalmente podemos ir todos para a reforma. Bem-vinda seja a Uber.

  12. prodrigues says:

    Interessante… não vai ser possível conduzir mais de seis horas seguidas… é mesmo nem se saber o que se está a escrever! “Horário máximo de condução” – façam-me um desenho para eu entender!

  13. Ze says:

    Obrigado, já fazia falta alternativas e concorrência!

    Agora o povo que escolhe e que ganhe o melhor…
    Eu já deixei de usar o taxi desde a manifestação que fizeram… quase fui atropelado por um taxi a espumar-se todo…

  14. victor says:

    São regras ridículas. Motoristas uber e YouTubers são quase a mesma coisa : trabalham o quanto querem, como querem, quando querem. Não sei porquê colocar o limite de horas de trabalho, simplesmente ridículo.

  15. antonio says:

    Não são só alguns taxistas que são “feios,porcos e maus”.
    Aqui na minha zona,alguns motoristas do vai e vem,Portimão (autocarros).
    São mal educados com os passageiros,não cumprem horários,por vezes
    não param para receber passageiros,levam amigos e conhecidos à borla..enfim,
    por isso é que a câmara de Portimão está endividada até ao pescoço..

  16. sideshow says:

    o site da uber ainda está bloqueado …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.