Uber e Cabify aprovadas em Portugal
A chegada ao mercado nacional dos serviços de transporte Uber e Cabify criou um problema dado o vazio legal onde gravitava a actividade destas empresas.
A revolta tomou conta das ruas com os Taxistas a reivindicar a ilegalidade e obrigou o governo a trabalhar de forma a enquadrar este novo conceito de transporte na lei portuguesa. A solução parece ter sido encontrada, com a aprovação em conselhos ministros da proposta de lei sobre o regime das plataformas electrónicas de transporte individual.
Segundo avançou o ministro do Ambiente, no final da reunião do Conselho de Ministros, a proposta de lei sobre o regime das plataformas electrónicas de transporte individual foi discutida e, nas suas linhas gerais, foi aprovado. Esta proposta de lei assegura a defesa do consumidor e a defesa dos direitos dos trabalhadores destas plataformas, sendo por isso justa para ambas as partes.
O ministro João Matos Fernandes referiu ainda que vão haver mudanças na forma como estes operadores funcionam, tendo algumas obrigações específicas.
Os operadores [de transporte individual] deixam de poder ser entidades individuais, têm necessariamente de ser pessoas coletivas. É fixado um horário máximo de condução que não ultrapassa as seis horas em contínuo
Para além desta alteração vai haver ainda a obrigatoriedade de formação própria para os motoristas e os próprios veículos não poderão ter mais de sete anos.
O ministro referiu ainda que não vai haver qualquer limite ao número de carros a circular destas plataformas, referindo-se que o nosso mercado é livre e que não existe por isso qualquer limitação.
Esta proposta virá finalmente estabelecer a esperada ordem neste sector e estabelecer regras que há tanto tempo eram pedidas.
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Acho bem. Assim os taxistas ja teem motivo para se modernizarem, aprenderem um pouco mais como tratar os clientes e respeitar a concorrencia, e ainda teem agora uma boa oportunidade para estudarem e aprenderem a ter um pouco de educacao e civismo, pois de outra forma nunca conseguirao acompanhar a concorrencia (o que ate podera ser bom para os utilizadores destes servicos, pelo menos deixa de haver animais ao volante). Claro que nem todos se incluem, mas sabemos que a maioria e assim.
Corrigo.
A maioria não são animais, mas uma minioria sim.
Muitas das pessoas que falam nem se quer andaram de taxi, é obvio que existem maus profissionais mas existem em todos os ramos.
Eu sou taxista em Leiria e penso que se fosse feito um estudo ao nosso serviço tenho a certeza de que iria ser um resultado muito positivo.
As pessoas criticam mas o real problema dos taxis nao é a suposta modernização,alias isso ate nem é verdade em muitos casos, ja existem as mais diversas aplicações tambem para taxi , o real problema é o facto dos preços da uber serem mais baixos devido ao facto de a sua carga fiscal nao ser tão elevada. A muita gente so interessa ir de ponto a a ponto b nas melhores condições possiveis e penso que os taxis têm condições para realizar esses serviços com categoria.
+1
Ando muito de taxi ou melhor andava.
Infelizmente na grande Lisboa é uma grande parte que precisa de formação
Em zonas mais pequenas não acontece tanto porque o cliente é normalmente local e empresas e muito menos turismo o cliente ocasional
Se fosse feito um estudo acredito que seria bastante positivo se não entrassem os taxistas do aeroporto de lisboa. Eu sempre fui um grande defensor de existir bons e maus profissionais em todos os ramos e na uber também existem. Mas quanto aos taxistas do aeroporto são uma vergonha para a sua classe casos relatados por clientes que usaram o taxi no aeroporto desde cobrarem um tarifa de 18€ para uma viagem curta sem o contador nem sequer existia dentro do carro desde a viagens curtas ao ponto de maltratarem a minha colega o que esse senhor teve uma supresa assim que chegou ao destino estava a psp á espera dele. Por isso acho que seria bastante positivo se tirassem estes senhores da ruas e os outros tantos que falaram na TV.
Que hajam carros partidos. Agora não há desculpas!!
Partem os carros, pagam e serão finalmente e com culpa sem margem para dúvidas, criminalizados!
Finalmente e ainda bem que estas plataformas foram aprovadas neste país!
Questão que se coloca de momento será o porquê da existência de obrigatoriedade de um veículo Uber e Cabify ter uma dotação máxima legal de 7 anos.
Embora concorde que veículos desses devem de manter um bom estado de conservação!
E os velhinhos Mercedes 190 entre muitos outros no caso dos taxistas também têm de ser mudados?
Afinal se um taxista tem facilidades se aquisição a nível tributário na aquisição de viatura e Uber e afins não o têm. O porquê de tal obrigatoriedade.
visto o vazio legal ir ser preenchido com bastantes requisitos semelhantes como licenças e formações o que tornará ambas as situações bastante semelhantes, somente diferenciando a plataforma de contacto com ambos os operadores.
A formação deveria igualmente ser facultada aos taxistas pois bem precisam.
Embora exista bons profissionais a meu ver existem muitos mais maus profissionais.
O suposto intuito legal é complementar um vazio legal, pois faça-se de forma justa para ambos e aproximem a legislação de ambas as profissões por forma a serem equiparáveis em termos legislativos.
O problema dos 7 anos nem se coloca, pois para se ser condutor uber tem que se ter carro novo e de gama alta.
“A formação deveria igualmente ser facultada aos taxistas pois bem precisam.”
Os taxistas há muito que têm esta formação obrigatória para qualquer novo motorista 😉
Sim, é verdade, mas na realidade essa formação não tem dado frutos, tendo em conta o nível dos taxistas portugueses.
Geralmente falam mal dos taxistas pessoas que nunca andaram de táxi.
A principal razão de descontentamento são o táxi A tem ar condicionado e o B não tem, como tal vou esperar pelo próximo (A).
Não. Eu falo mal dos taxistas porque já me obrigaram a pagar pelo preço de mala por levar um saco de compras do continente, porque já me insultaram quando pedi para ir do aeroporto para casa e porque já me levaram a dar voltas da carochinha (ou tentaram, porque depois chamo a atenção e lá voltam à rota). E finalmente, porque já apanhei gente bêbada e a cheirar a cerveja mais que uma vez (à noite).
Estranho que com a Uber e Cabify isto nunca aconteceu.
Tenho por norma apenas comentar coisas que conheço bem. Tendo em conta que a Uber chegou a Portugal há cerca de 2 anos, acha que a sua afirmação é verdadeira? Falam mal dos taxistas quem nunca andou de taxi? Acha mesmo que os portugueses só andaram de uber na sua vida?
Já apanhei tanto taxistas de baixo nível como apanhei um ou outro uber que não era o melhor. Mas o nível mais baixo dos ubers compete com o nível alto dos taxistas. Só pelo facto de ser necessário dar uma avaliação aos ubers e aos taxistas não, pauta logo o nível que os primeiros têm de ter. E isso que está a dizer, remete para uma das desvantagens desta nova lei, os ubers não podem ter mais de 7 anos, logo é praticamente impossível não terem A/C e não terem boas condições.
Finalmente uma nota. Concordo que a uber/cabify são uma evolução. Contudo, como em tudo na vida, com o crescimento da uber a qualidade pode vir a descer, como já tenho visto noutros países. Convém que eles apertem as regras para que isto não aconteça à medida que têm mais condutores
“Os taxistas há muito que têm esta formação obrigatória para qualquer novo motorista”
Deram? Não parece, pelo menos não integraram uma formação cívica onde aprendam a respeitar os clientes e as escolhas dos clientes, ao que parece deram foi uma má formação cívica.
Finalmente acabou a palhaçada dos taxistas!
O que não vale ter a mulher como deputada…..
No Brasil está uma guerra, taxistas apresentam um péssimo serviço, quando uber chegou sentiram-se ameaçados, e não pensaram em questões legais, apenas não queriam concorrência… Queriam destruir o então”intruso”. O Uber apresentando alto grau de qualidade vem desbancando os taxistas, que com seu serviço ruim e seus carros “caindo atoa pedaços” realmente merecem ser “desbancados”.
Você não conhece nada de Brasil o táxi do Brasil são os mais novos do mundo principalmente dá cidade de são Paulo que conheço bem
Verdade, em Belo Horizonte a frota tem no mínimo 3 anos de uso. Verdadeiros gps humanos .
Já pensou se a uber deixar os taxistas trabalhar com o aplicativo.
PÉSSIMO SERVIÇO !! Não tem necessariamente que ser que são carros velhos .
Em Sampa os motoristas são rudes porcos bêbados e só não te roubam se não puderem
No Rio não há conversa roubam mesmo !!
Ando muito de taxi ou melhor andava.
Infelizmente na grande Lisboa é uma grande parte que precisa de formação
Em zonas mais pequenas não acontece tanto porque o cliente é normalmente local e empresas e muito menos turismo o cliente ocasional
Este comentário não era para ser aqui
Quanto a conhecer bem o Brazil, o Antonio deve ser uma sumidade, já agora, carros particulares de hotel não conta como táxi.
Guarucoop que representa a cidade quando você chega no Aeroporto não tem taxis muito novos
É verdade, assim como ameaçarem de morte motoristas e clientes
Penso que não se deve generalizar… nem todos os taxitas são anormais.
Na realidade os taxistas (nem todos, mas a maioria) têm formação, falta-lhes é educação e civismo.
Para além disso, a maioria parou no tempo, ou melhor, retrocedeu ao tempo das cavernas, partindo e pontapeando.
Uma minoria dos taxistas, os inteligentes, conheço alguns, evoluíu, melhorou o seu serviço, honrando assim a classe.
Parabéns a este último grupo. Quanto aos outros taxistas, só servem para aumentar o numero d utentes da uber e cabify. Quanto mais agridem verbalmente e fisicamente os motoristas das outras plataformas, mais engrossam o grupo d clientes destas.
Sim, de facto serviços melhores e mais baratos não são bem vindos. Vamos antes regredir! Vamos levar clientes do aeroporto até à Baixa, mas vamos por Cascais.
Aleluia
Que boas notícias para todos nós taxistas, finalmente podemos ir todos para a reforma. Bem-vinda seja a Uber.
Interessante… não vai ser possível conduzir mais de seis horas seguidas… é mesmo nem se saber o que se está a escrever! “Horário máximo de condução” – façam-me um desenho para eu entender!
Horário máximo de condução que não ultrapasse as 6 horas seguidas, ou seja, pode conduzir por 6 horas, parar x tempo e voltar a conduzir.
Obrigado, já fazia falta alternativas e concorrência!
Agora o povo que escolhe e que ganhe o melhor…
Eu já deixei de usar o taxi desde a manifestação que fizeram… quase fui atropelado por um taxi a espumar-se todo…
São regras ridículas. Motoristas uber e YouTubers são quase a mesma coisa : trabalham o quanto querem, como querem, quando querem. Não sei porquê colocar o limite de horas de trabalho, simplesmente ridículo.
tens razão. acho que os youtubers deviam descansar mais e não ficar a jogar o dia todo e a comer junk food :p
Não são só alguns taxistas que são “feios,porcos e maus”.
Aqui na minha zona,alguns motoristas do vai e vem,Portimão (autocarros).
São mal educados com os passageiros,não cumprem horários,por vezes
não param para receber passageiros,levam amigos e conhecidos à borla..enfim,
por isso é que a câmara de Portimão está endividada até ao pescoço..
Verdade, o Vai e vem tem que ser auditado de uma vez por todas, alguns motoristas já levaram nas trombas pela educação que tiveram
o site da uber ainda está bloqueado …