Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Existe um adaptador Lightning para ligar uma Pen USB?
Boas,
Gostaria saber se há adaptador de pen drive para iphone 6 e onde posso comprar agradecia uma resposta o mais breve possível
obrigados
Cristiano Silva
Resposta:
Cristiano,
Sim, existe um adaptador Lightning para USB, para que possa ligar uma drive flash USB. Note que, devido às restrições do iOS, só poderá utilizar para transferir conteúdos como fotos ou vídeos. Qualquer outro tipo de ficheiros não funcionará.
Pode encontrar esse adaptador à venda em várias lojas, a partir do KuantoKusta, por um preço a rondar os 35€.
[Respondido por Hugo Cura]
Tenho problemas de áudio no meu iPhone, devo mandar reparar?
Boa tarde Pplware,
Estou a contactar-vos com o objetivo de tentar perceber se têm tido algum feedback de um problema que acontece intermitentemente com o som do Iphone 6 plus, isto é, o som fica distorcido de vez em quando.
Este problema é abrangido pela garantia?
Bernardo Antunes
Resposta:
Bernardo,
Considerando que o smartphone não sofreu qualquer acidente, como queda ou submersão em líquidos, e que não apresenta danos estruturais visíveis, não há qualquer motivo para que a reparação ao abrigo da garantia seja recusada.
À parte disso, e sendo um problema intermitente, pode tentar fazer um restauro do iPhone para garantir que não se trata de um problema de software. Se não resolver, então haverá algo no hardware que precisa de intervenção técnica.
[Respondido por Hugo Cura]
O que se passa com o Hotmail?
Boa noite.. gostava de obter alguma ajuda..
Desde há cerca de 1 semana que deixei praticamente de conseguir aceder a minha conta Hotmail. No outlook começou a nao passar da parte de "Ligar ao servidor" até que removi a conta e agora nada mesmo... no ThunderBird questiona se a password está correta.. a unica forma de aceder a minha conta e mesmo por web.. ou por app no smartphone que por agora nao deu stress. Usei sempre Outlook do office para aceder as minhas contas... 1 conta da universidade, 1 de hotmail e 2 gmail
Cumprimentos
Francisco Guerra
Resposta:
Esse é um problema que está identificado pela Microsoft e que começou há cerca de de uma semana.
Os sintomas são precisamente os que descreve, com erros de sincronização em várias plataformas, impedindo o acesso ao email.
A Microsoft já deverá ter a solução resolvida, tendo aplicado uma actualização aos seus serviços. Demos conta desta solução e do próprio problema num artigo na passada semana.
Para já o conselho da Microsoft, caso o problema se mantenha, é a utilização do browser para aceder ao email, garantindo que não existem problemas.
Esta deverá uma situação que nos próximos dias deverá estar plenamente resolvida.
[Respondido por Pedro Simões]
Como e onde devo comprar o meu Xiaomi?
Bom dia,
Após ler vários artigos sobre a marca Xiaomi e os seus telemóveis, fiquei tentado em trocar o meu iPhone que está já com problemas por um Mi5 Pro 4GB.
A minha dúvida prende-se com a loja online que vocês recomendam para adquirir o equipamento "Honorbuy". E digo isto pq tenho receio que seja preciso pagar alfândega. A última compra que fiz foi uma Sjcam, no site oficial da marca, e tive que pagar tanto de alfândega como da câmara quase...
Sabem-me responder se é livre de alfândega ou não?
Sem outro assunto, aguardo resposta.
Melhores cumprimentos
Miguel Brito
Resposta:
Miguel,
A loja Honorbuy tem um armazém europeu, concretamente em Itália, e os produtos com stock nesse armazém têm essa indicação. Também em lojas como a Tomtop, Geekbuying ou Gearbest existem armazéns europeus que não têm problemas com a alfândega.
Depois, para produtos com stock na China, há algumas lojas com métodos de envio especiais, cujo desalfandegamento não é da responsabilidade do destinatário. No momento do checkout deve escolher os seguintes métodos para cada loja:
- Gearbest: método “Priority Line – Spain Express” para armazém China e método “Standard Shipping - Local Direct Express” para armazém HK-2
- igogo.es: método “Envio terrestre” para armazém sem referência (que corresponde ao China) ou armazém HK-2, para compras a partir de $40
- Geekbuying: método “SF/EU Prioirty Mail – Tax included” quando disponível
- Banggood: método “Priority Direct Mail” quando disponível.
Boas compras!
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo recuperar o meu Windows?
Boa Noite Pplware.
Eu tenho um computador portátil com o windows 8.1 e reparei que após ter utilizado o programa AdwCleaner 6.02 e este ter acusado um adware, após o tratamento desse adware com o dito software, deixei de ter acesso ao menu para reiniciar em modo de segurança.
Normalmente quando se quer utilizar o modo de segurança, vai-se à aplicação "Definições do PC", escolhe-se "Atualização e Recuperação", "Recuperação", e seleciona-se o "Reiniciar Agora" referente ao "Arranque Avançado". De seguida aparece um menu com várias opções de arranque do computador.
No meu caso, após ter utilizado esse programa, ao selecionar o reiniciar agora, este reinicia o computador automaticamente, como um reiniciar normal, pelo que depois aparece-me o menu para introduzir o nome de utilizador e a password.
Como o programa que usei estava a detetar chaves de registo, tenho quase a certeza que se trata de um problema de alterar as chaves de registo referentes ao reiniciar avançado. Como faço para emendar a situação?
Obrigado e Cumprimentos,
José Ribeiro
Resposta:
José,
Uma alteração profunda como descreve tem apenas solução, na maior parte das vezes evitada, mas que desta vez terá mesmo de ser seguida.
Falamos da reinstalação completa do seu sistema operativo, salvaguardando antes os seus ficheiros e os seus dados.
Tenha no entanto cuidado quando fizer a reposição dos seus ficheiros. Deve garantir que estes não estão infectados com qualquer vírus, usando para isso um bom antivírus antes.
[Respondido por Pedro Simões]
Como consigo ter Push Notifications numa conta Sapo no iPhone?
Boas amigo
Gostava de lhe pedir uma ajuda. Comprei 1 iphone 7 plus e configurei o meu mail sapo.
Mas ele não fica como PUSH. Apenas fica como obter dados.
Ou seja não consigo receber mail logo que ele entra no mail!
Sera que me pode ajudar?
Ricardo Vieira
Resposta:
Ricardo, O iPhone suporta emails com push “verdadeiro”. Esse problema acontece devido ao iPhone não suportar o protocolo IMAP IDLE, que não é um “push verdadeiro”.
O protocolo push do IMAP não é muito utilizado pois muitos fornecedores de email utilizam a sua própria implementação, tal como a Apple o faz. Há aplicações que suportam o IMAP IDLE, como o Microsoft Outlook.
No entanto pode tentar o seguinte: configurar o Cloud Magic e ligar as suas notificações, colocando o ícone numa pasta separada. A aplicação de email nativa deve estar com as notificações desligadas.
Assim, a aplicação nativa servirá para ler e gerir os emails, e o cloud magic servirá apenas como um sistema rápido de notificações.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Atenção que envio em prioridade não é a garantia de envio gratuito (sem alfândega). Mandei vir um equipamento pelo gearbest e parou na alfândega. Reclamei com a gearbest e eles disseram que em nenhum momento garantiram que estava livre de alfândega. O que acontece é que eles descobriram um método que reduz essa chance. O problema é que nem sempre resulta. Apesar de recebermos uma encomenda vinda dos correios espanhóis está identificado a origem dessa encomenda que faz toda a diferença.
Não acho certo o pplware dizer em artigos que não se paga alfandega porque estão a por em erro muita gente. Sei que não fazem por mal porque na maioria dos casos corre bem mas mesmo assim é um erro. Leiam a política do gearbest e verão que eles não garantem nada. a única coisa que não se paga por esse método são os portes. O resto é uma incerteza.
Outro aspeto que ninguém fala é da garantia que é de 1 ano. Além disso, é de lembrar que para ter acesso à garantia teremos de enviar os produtos para a china o que na maioria dos casos não compensa. Sempre que compram um produto é um tiro no escuro. Eles esforçam-se para os clientes não terem problemas com estes equipamentos mas não se esqueçam que caso tenham problemas perderam esse dinheiro seja 200 ou mais pois duvido que compense o envio nestes valores. Vale a pena arriscar em alguns casos. É sempre bom ler as criticas dos sites e do próprio gearbest (as avaliações dos clientes). São eles a única garantia, no fundo.
Ao Miguel Brito:
Eu apostava numa das lojas europeias, com a certeza de escapar à alfândega e de vir com a rom global instalada. Se vier diretamente da China, poderás ter de lidar com a alfândega e deve vir com a rom não global, como aconteceu com o meu Mi4. Comprei pela BangGood, que tinha um preço atrativo e encalhou durante perto de dois meses na alfândega. Paguei à chegada e a máquina continua bloqueado no KitKat 4.4.4 e não atualiza. Pelo que me explicaram, é porque vem com a rom chinesa. E eu não tenho conhecimentos suficientes para instalar outra.
Não é dificil, mas se tens dúvidas leva a uma loja de telecomunicações/informática que ficas com o assunto resolvido! Mas como disse não é dificil e sempre aprendias mais alguma coisa!
O David tem razão! Encomendei um aparelho no mês passado na igogo.es pedindo o envio terrestre (China-Holanda-Portugal) e como era de esperar ficou retido na alfândega!
Por aquilo que soube, sempre que uma compra vem da Holanda dos postNL os nossos serviços assumem logo que é da China e vai para a alfândega. E se tiver qualquer caracter chinês na caixa ou autocolantes, então é logo retido independentemente do valor declarado ou tamanho da caixa!
Há que ter muita atenção e estar preparado para pagar o IVA (23%) do valor da compra à AT…
Mais vale comprar em lojas com os itens nas lojas de espanha, italia ou inglaterra…da china é sempre um risco!
Realmente esses valores são bastantes atractivos, e eu proprio tb ando para comprar um smartphone porreiro e quando vejo que os melhores vêm da china, perco a vontade…