Sprayscape – A estranha app lançada pela Google
A Google é uma das empresas tecnológicas mais inovadoras do momento, estando sempre à procura de novos projectos, desde os mais úteis e simples aos mais complexos e estranhos.
Para incorporar o Android Experiments program, a Google apresentou a Sprayscape, uma aplicação que se aproxima do VR e que pretende criar colagens originais.
Além das tradicionais áreas de negócio da Google, como o e-mail, a pesquisa e a publicidade, existem outras áreas menos conhecidas que também são desenvolvidas pela empresa americana.
Um desses casos é o Android Experiments program, um projecto que a Google usa para lançar aplicações criativas e inovadoras, que se posicionam como "fora da caixa", e que agora conta com a Sprayscape, uma aplicação que permite fazer colagens originais em 360 graus.
Segundo a Google, esta aplicação faz uso do SDK do Cardboard para aceder aos dados do giroscópio do smartphone. Após iniciar a aplicação, é então possível mover a câmara pelo ambiente envolvente, carregando nas áreas onde pretende guardar a imagem, sendo também possível manter o dedo carregado e fazer o efeito de "spray".
As imagens são posteriormente inseridas numa photo sphere de 360º e poderão ser partilhadas com amigos por uma simples mensagem ou redes sociais. Depois poderá ser visualizado com óculos VR ou, simplesmente, movendo o smartphone em volta para ver a imagem completa.
"The GPU makes it all possible. On user tap or touch, the camera feed is rendered to a texture at a rate of 60 frames per second. That texture is then composited with any existing textures by a fragment shader on the GPU. That same shader also creates the scape you see in app, handling the projection from 2D camera to a 360 sphere." Google
A aplicação está já disponível na Google Play Store e pode ser descarregada por quem a quiser testar. A Google inseriu também esta app no Open Source Project, estando assim acessível aos programadores a partir do GitHub.
Este artigo tem mais de um ano
Estranha porquê?
É dentro da realidade virtual. Uma aplicação específica que oferece ao utilizador outro modo de ver as fotografias.
Estranho só se for para o pessoal da Apple, que não sabe o que é a vr.
A ultima frase é totalmente desnecessária.
+1
Tinha de ser…
+1
pics como essa pode ser nova moda no futuro nunca que sabe
Deves estar louco. Aquilo até faz impressão aos olhos. Fiquei vesgo só com o video quanto mais se tivesse uns oculos VR postos na cara.
O resultado final é péssimo e isso vê-se no final do video.
Que grande desilusão. Nem acreditei que esta aplicação foi criada pela mesma empresa responsável por um projeto como o Street View. Testei (Samsung S7) e o resultado final é péssimo.
Faço captura 360 com câmara DSLR, lente própria, cabeça de tripé própria para a criação de panoramas 360 e sinceramente quando li a notícia julguei que todo o trabalho que tenho em montar todo o aparato para fotografar ia acabar, com uma união de fotos “quase” perfeito em movimento, com um mínimo de qualidade, etc etc, mas afinal o resultado foi simplesmente o contrário.
Testei várias vezes tanto no exterior como no interior e o resultado é simplesmente péssimo. Não sei qual foi o objetivo da Google em perder tempo com uma aplicação que não tem qualquer utilidade nem qualidade final nem mesmo por diversão. O resultado final é demasiado blurry e feio e de captura 360 esta aplicação não tem nada.
Resumindo…a app não é péssima, tu é que estavas à espera que o ojectivo final da mesma fosse outro.
É como eu ir jogar farmville e dizer que é uma treta porque não dá pra andar de tractor (não sei se dá ou não lol)
O Objectivo aqui era uma brincadeira é montagem mesmo Blurry.
Para tentar fazer com o mínimo qualidade já tem o modo photosphere que com algum cuidado se consegue resultado extremamente interessantes. Tenho algumas destas montagens que apenas não ficaram perfeitas devido a minha própria sombra, mas é um detalhe residual.
Para quem gosta serve muito bem. A minha única pena é não haver programa para as visionar correctamente no pc.
querias isto?
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.vr.cyclops
talvez seja boa ideia investigares aquilo que queres…
Nuno,
As apps começam de alguma forma em algum lugar. É opensource, não mine a ideia que ainda vai ser desenvolvida.
E outra coisa concordo com Hugo, a app não é mentirosa, ela tem um objetivo diferente que não é o 360º imersivo, o final do video eles mostram o resultado real do app, não é nada programado, enganador.
Deve dar dor de cabeça…