BlackBerry abandona definitivamente o fabrico de smartphones
Há marcas e empresas que são icónicas no mundo da tecnologia e a BlackBerry sempre teve um lugar de destaque. Mas depois de vários problemas e várias tentativas de recuperação, a empresa nunca conseguiu ganhar de volta o seu estatuto e a sua fama.
Para terminar estes problemas e permitir focar-se em áreas mais rentáveis, a BlackBerry anunciou agora que vai abandonar a produção de smartphones.
Foi durante a apresentação dos resultados referentes ao último trimestre que a BlackBerry anunciou que vai abandonar de vez a produção dos seus smartphones. A razão desta decisão foi puramente económica e destina-se a reduzir custos.
Mas esta não irá retirar a BlackBerry do mercado. A marca passa a ser comercializada por parceiros que vão desenvolver os seus próprios produtos, usando estes apenas o nome da BlackBerry.
A decisão da BlackBerry não é propriamente uma novidade. Ao longo dos tempos começou a abandonar a área, deixando cair o BBOS em detrimento do Android e o próprio CEO da marca já tinha alertado para Setembro como o mês de todas as decisões. Caso a divisão de hardware não apresentasse lucros, iria ser fechada. O relatório deste trimestre aponta para um prejuízo de 8 milhões de dólares.
Também os últimos modelos mostraram que a BlackBerry estava a ter uma preocupação menor com a qualidade dos seus smartphones e que estavam já a usar equipamentos adaptados de outras marcas, também elas produzidas por parceiros.
A empresa tem já uma parceria estabelecida com uma fabricante na Indonésia que vai criar e comercializar equipamentos com a marca na região.
Com o novo foco a ser o software, cai assim por terra mais um gigante da tecnologia que dominou o mercado durante anos. Infelizmente não se soube adaptar e acabou por não acompanhar a concorrência, tendo acordado tarde para o que os consumidores querem agora.
Este artigo tem mais de um ano
Deixar cair o sistema operativo foi o pior…
Aqui está uma notícia muito triste… Fui utilizador da BlackBerry durante. Desta marca ainda possuo o BB8120 Pearl (que maquina!!) e o BB8310.
* durante anos.
É uma notícia muito triste, mas não contribuiste para que não chegassem a esta situação (comprando os últimos modelos).
Sendo que os teus últimos BlackBerry são do tempo em que a marca ainda tinha sucesso.
Os lumias tb ja cairam? Ontem na fnac perguntei pelo 950 e disseram me que ja nao se vendiam tlms com windowsphone e acabaram por me mostrar o iphone 7 que adorei. Essencial ter uma boa camara no tlm e o iphone e o melhor
É verdade que já não se vende telefones com Windows Phone desde Dezembro quando a Microsoft lançou o Windows 10 Mobile…
Mas a Microsoft acabou com a produção dos Lumia 950 e vai abandonar a marca Lumia, mas está a preparar novidades neste segmento…
Mas se comparares a camara do iPhone 7 com a do Lumia 950 a do Lumia é de facto muito superior 😀
Há smartphones com cameras melhores que a o iPhone 7, o Lumia 950 não é um deles…
Conta lá mais uma historinha porque já vi que és muito criativo…
FNAC não tem smartphones com Windows fome/Windows 10 Mobile?! no site de FNAC tem lá muitos, querem é vender Iphones!!!
Se calahar, em vez de “Jorge o curioso”, devias alterar o nick para “Jorge o mentiroso”. Sem ofensa.
Vocês têm de ser mais inteligentes. Estes comentários não disfarçam nada. Pessoas que tentam passar por fãs da Apple que por sua vez se tentam passar por um consumidor imparcial.
Por amor de Deus, troquem o discurso.
Ó Jorge: get a life!!! Ainda no outro dia vi o Lumia 950 numa loja Fnac e na Staples!! No site da Fnac é só escolher. Mais uma vez: larga a droga (fanatismo) and get a life!
Eu gostava muito do sistema da BB, mas o que fazer… A empresa não foi sabia em prever e lidar com os obstáculos.
Deixaram levar pelo trono.. Tal como a Nokia, não acordou a tempo…. É pena, era um dos mais seguros SO do seu tempo.
A BB vai deixar de fabricar os seus telefones mas vai fazer outsourcing – “said it is going to focus on creating software for mobile phones, rather than the devices themselves. Instead, it will outsource the brand to other manufacturers.” – Tipo o que a Apple sempre fez com a Foxconn. Nao e o fim de telephones Blackberry. Segundo o CEO -Chen, outras empresas vao fabricar os telefones. Ate pode ser um principio em que se comece a ver novos telefones Blackberry que apelem mais as massas consumidoras de iPhones e parecidos.
tal como a Nokia.. ficaram 10 anos a dormir.. qd acordaram já era tarde demais.. (como é possível???).. a diferença entre a Nokia e a BB é que a BB sempre teve tlms com design horrivel 😀 (IMO).. a Nokia.. com as dezenas de modelos.. tinhas uns TOP.. e teve tb uns bastante feios.. mas pronto.. 10 anos a nanar.. e vai mais uma..
Imagina te rico e sempre a vender bem…vais continuar a perder tempo na empresa ou queres é aproveitar a vida e goza-la o mais que podes? È assim que todos pensam, a vida é curta e as empresas vão e vêm..Agora é a vez da Apple mas tb não será eterno..todos eventualmente adormecem pois nada na vida é mais importante que familia, amigos e uma boa caipirinha
se calhar eu sou rico 😀 heheh
Mau para os consumidores…
Com 2 players eles fazem o que querem depois…
Triste
Quantos backberry teve?
Deixa enterrar… Já devia ter sido enterrado há mais tempo!
Concorrencia nunca fez mal a ninguem.
Até ajuda a desenvolver mais ideias.
tinham bons telemoveis, bem construidos, mas muito caros.
Tantas pessoas armadas em carpideiras pelo fim da BlackBerry, mas não compraram um modelo, sequer, nos últimos 5 anos, pelo menos.
Se em vez de andarem a chorar o fim da vertente mobile da BB e tivessem comprado os modelos que tanto dizem gostar, a empresa não tinha tomado esta decisão.
E só quem comprou é que pode lamentar-se? Eu apesar de não ter android nem apple nao gostaria de ver nenhuma a fechar. Nao só era mau para os trabalhadores como prá concorrencia