Fabricante chinês…
lança computador a 100 euros! Um fabricante chinês acaba de lançar um computador concebido especialmente para os camponeses com o preço de 130 dólares (cerca de 100 euros), revelou hoje o site China Economic Net. Fabricado pela Sichuan Sinomanic Technology, o Tian En GX-2 pode utilizar um aparelho de televisão como ecrã. A companhia espera contribuir assim para reduzir a «exclusão digital» e o abismo entre as áreas mais urbanizadas e desenvolvidas do país e o campo.
O computador conta com o processador de 400 megahertz, desenvolvido pela Raza Microelectronics, e é vendido com os sistemas operativos gratuitos Linux e Future Alpha, este último desenvolvido na China e em mandarim. Além disso, o computador inclui um browser, um dicionário mandarim-inglês e uma aplicação para a gestão de compromissos.
O preço do novo computador chinês é semelhante ao dos portáteis do projecto da fundação One Laptop per Child (OLPC, sigla em inglês), que fabrica computadores a baixo custo para crianças de países pobres. O projecto OLPC começará a produção no segundo semestre deste ano, e o preço por unidade será, inicialmente, de 135 dólares, embora a fundação espere deixá-lo abaixo dos 100 assim que o número de pedidos aumentar o suficiente.
Fonte: Diário Digital
Este artigo tem mais de um ano
Grande iniciativa!
é sempre de aplaudir tais atitudes!!
é pena distruir economias!! 😛
pois eu também conhecia a fundação OLPC, e acho que mais movimentos desses se devem multiplicar por esse mundo!!!
(:
Agora só falta permitir aos chineses usar a Internet como o resto do mundo!
O problema é que quando chegar cá, já vem ao triplo do preço ou mais.
O que são “sistemas operacionais” e quem é “a Linux”?
Está bem, eu sei que o conteúdo foi apenas copiado da fonte que referes mas, se o editaste para controlar o tamanho, também podias ter corrigido estes pormenores.
PS: Já agora, também gostava de saber de onde o Diário Digital tirou a notícia, já que isso não é mencionado no artigo e a proveniência tem este cheirinho a português do Brasil…
ao que o António Dias disse, acrescento: o que são “400 megahertz MIPS” ? deve ser uma medida inventada “pela Linux” …
Não posso confiar em ninguém, até dessas fontes “pro” tenho de rever palavra a palavra!
Tenho de contratar jornalistas e correspondentes 😉
Obrigado e grande abraço…. hmmm por acaso as maracujás dão um flor engraçada 🙂
O monitor já vem incluído ou nem por isso?
É que se vier e com a função de TV, vale bem apena adquirir, nem que venha ao dobro de preço, pois chega a ficar mais barato com os que andam á venda em portugal.
Como é que se chama a empresa que os comercializa e como contacta-los?
CUMPS
Esqueçam, já encontrei o site e ao fim de 10 min a pesquisar sobre conteúdo em chinoka lá consegui encontrar o botão para encomendar o PC, agora pede-me para preencher uns formulários mas nem sei onde por a morada, nome, etc lol
ganda confusão!
Para os interessados aqui fica o link para encomendar o PC:
http://www.sinomanic.com/product_content.php?id=27#dinggou
CUMPS
É melhor esperar que tenham nas lojas chinesas hehehe .
Mas era bom uma iniciativa desse género também para os menos favorecidos deste cantinho á beira mar plantado, devia-mos pensar sempre primeiro em Portugal e o resto por acréscimo.
Bem Haja
Carlos
Agora só falta liberdade total para consultarem os sites que bem entenderem, não acham?
Não acredito que possa ser assim!!!!!!!!!!!!!!!!
1 abraço.
Jorge Salvador.
será que posso mandar vir uns quantos????