Chrome 53 traz suporte experimental para Bluetooth
Com a evolução das tecnologias para a Web, os sites passaram a permitir realizar várias tarefas que até há pouco tempo só eram conseguidas com aplicações nativas. Além de permitirem ver vídeos, jogar, etc, hoje em dia é também possível editar documentos, ter plataformas de vídeo, entre outras coisas.
Fica apenas a faltar a possibilidade dos sites se ligarem directamente a dispositivos mas isso já é permitido com o novo Chrome 53.
O Chrome 53 foi lançado recentemente e destaca-se por trazer suporte experimental para tecnologia Bluetooth. Quer isto dizer que o browser passa a conseguir comunicar directamente com dispositivos Bluetooth.
De acordo com a Google, o suporte para Web Bluetooth permite que o utilizador controle, por exemplo, lâmpadas inteligentes entre outros equipamentos.Como referido, o suporte é neste momento limitado e funciona apenas no Android 6.0 (ou recente), Chrome OS e Mac OS X.
Como activar?
Para activar nos sistemas operativos referidos basta que escreva chrome://flags e depois procure por Enable Web Bluetooth.
Os responsáveis pelo Chrome estão a trabalhar neste momento no suporte Windows. Sabe-se também só poderá ser possível ligar, via browser, ao iPhone ou iPad quando a Apple adoptar o Web Bluetooth no Safari.
O Web Bluetooth apenas suporta, neste momento, dispositivos Bluetooth Low Energy.
Este artigo tem mais de um ano
È sempre bom acabar com o java e flash por causa de perigos de segurança mas depois os browsers podem ter acesso a mais coisas ainda!
E pra que finalidade vai ter isso no browser?
a finalidade? transferencia de arquivos através de acesso remoto. por um lado pode ser bom, como por exemplo sincronizar o smartphone e o PC sem recorrer a internet, por outro vai ser mau porque já sabemos onde isto vai dar: sites a usar a tecnologia para aceder aos nossos dispositivos emparelhados, talvez atrás de informações pessoais ou de utilização, essa é sempre a derradeira finalidade no mundo marketing, ou melhor, não é, mas acaba por ser.
Mas já algum site que permita utilizar essa tecnologia?
“permite que o utilizador controle […] lâmpadas inteligentes”… que eu saiba se eu for comprar uma lampada inteligente das 2 uma: ou tem aplicação para o smartphone, ou tem comando remoto. vou usar o chrome pra isso? poupem-me…
depois alguma coisa que não ficou clara: vcs referiram “controlar outros equipamentos”. ok, eu tenho o meu smartphone emparelhado. vou fazer o que? mudar a musica através do chrome?
eu cá acho que será para fazer envio e receção de arquivos, mas bluetooth não tem nenhum filtro de conteudo como é que eu sei se aquele arquivo que o chrome enviou pro meu aparelho não contém virus? adware? trakers? é que conhecendo a google de certeza que mais cedo ou mais tarde começa a fazer o chrome enviar uns trackerzitos pro smartphone só para ver os sites que eu visito no meu smartphone e as apps que uso…
eu sinceramente não vejo vantagens nesta feature, pelo menos vantagens para quem a usa, mas para a google de certeza que irá ter 1001 vantagens…
Isto se calhar é uma boa feature pro Chrome OS, não para o browser.
Mais um motivo pra eu não sair do Chrome 50.
Mas aquilo está desactivado como muita coisa que ele tem e está desactivado…
Da minha parte não vou usar porque não vejo utilidade nenhuma!
Essa nova API permite que os sites reconheçam beacons que estão próximos, isso é muito interessante e uma grande oportunidade para inúmeras aplicações.