É um “caça promoções”? A pesquisa de preços online diz que sim
Sabia que os portugueses são dos que mais se deixam influenciar por promoções?
É verdade, esta foi a conclusão de um recente estudo internacional elaborado pela Nielsen. Esta é uma tendência identificada também pelo site de comparação de preços KuantoKusta Supermercados.
O número é bastante expressivo. Três quartos dos portugueses confessa que consulta e compara promoções antes de entrar num supermercado. Mas não são apenas os portugueses que procuraram os melhores preços, 47% da população mundial admite que promoções e saldos são fatores decisivos na hora de comprar.
Estas são as conclusões de um estudo internacional da Nielsen, publicado este Verão, que analisa as novas estratégias do retalho e o comportamento do consumidor em todo o mundo, com enfoque na estratégia digital. Portugal ocupa um lugar de destaque na tabela, com 77% dos inquiridos a confessarem perder algum tempo para encontrar as verdadeiras “pechinchas” (mais 16 pontos percentuais comparativamente à média europeia).
O KuantoKusta Supermercados, um novo serviço disponível gratuitamente aos consumidores, também tem acompanhado esta procura pelos melhores preços. Cerca de 30% do tráfego registado no site resulta de pesquisas pelas promoções do dia com cada utilizador a passar, em média, 1 minuto a consultar e a comparar estes “folhetos”.
Este é também um dado revelador do comportamento do consumidor, que procura cada vez mais soluções rápidas e eficazes que lhes permitam optimizar o tempo naquela que é uma das despesas obrigatórias para as famílias. No KuantoKusta Supermercados, 51% dos utilizadores são as mulheres, e são estas, com idade compreendida entre os 25 e 34 anos, que mais se preocupam com os preços dos supermercados.
“O comportamento do utilizador no site revela as preocupações dos portugueses: encontrar os melhores preços e perder menos tempo nas compras de supermercado. Por esse motivo, querem saber onde estão as melhores promoções do dia antes de irem às compras e usam este serviço para tomar essa decisão. Além de funcionarmos com um comparador de preços, acabamos também por funcionar como uma das principais montras de promoções”, afirma Ângelo Valente, gestor de produto do KuantoKusta Supermercados.
É nas categorias dos Laticínios, Bebidas, Mercearia Salgada e Doce e dos Bebés que se regista uma maior procura de promoções. Já os supermercados mais procurados nesta tendência são o Continente, o Pingo Doce e o Jumbo.
Desde o lançamento do site, a 23 de Maio, mais de 150 mil pessoas já consultaram a plataforma KuantoKusta Supermercados, totalizando cerca de 800 mil páginas vistas.
Este artigo tem mais de um ano
Eu caço promoções na área da tecnologia, mas com cuidado. Quantas vezes aparecem promoções em que o preço subiu antes de promoção? Isso também acontece nos supermercados.
Está se a tornar ridícula a falta de atenção e obsessão das pessoas pelas promoções.. Na minha área acessórios/Moda desde que acabou o conceito de saldos, as pessoas em metade das vezes não reparam nos pvc aumentados em cima do joelho para depois lhe serem aplicadas uma promoção choruda.
Ou para não falar, que em época de promoções mais fortes ( 2 janeiro – 28 fevereiro / 30 de junho- 31 de agosto), levam com produtos de à 2 e 3 anos atrás que atingiram 70% nessas alturas e que agora estão ali fora de contexto a 30%.
Mas de certa forma é bem feita, porque quem tem negocio próprio ou é um bom vendedor com ética, sabe que muitas das vezes as pessoas nem uma opinião ou concelho sincero querem ouvir.. apenas querem ver aquela marcação laranja ou vermelha..
eu odeio promoções não sei porque a maioria delas tem agua no bico
Quando fizeres 135% em cartao continente ao comprar carne de vaca passas a gostar ehehe….
elabora isso 🙂
Eu cada vez menos compro em Portugal, porque cá é quase tudo uma grande aldrabice em promoções. Só compro mesmo cá o indispensável. De resto Amazon all the way, e por vezes até é mais caro. Mas prefiro dar o meu dinheiro a uma empresa que me trata com respeito e consideração, não é como nas lojas de eletrónica de consumo tugas que assim que o dinheiro está do lado deles, deixa de ter valor.
És tolo da cabeça, respeito? As multinacionais querem la saber de ti, elas tem uma margem de lucro tão grande que podem dar-se ao luxo de te comprar o respeito e consideração. As empresas portuguesas fazem o que podem e o que esta ao alcance delas. Somos pequenos pois temos mentalidade pequena, não valorizem o que é nosso que estamos bem arrumados.