Finalmente! Em 2017 as baterias terão o dobro da autonomia
Como temos salientado em vários artigos, por mais evoluções no mundo da tecnologia, o segmento das bateria parece meio estagnado havendo apenas algumas melhorias ao nível da autonomia.
Mas a SolidEnergy revelou que em 2017 haverá já baterias de lítio que terão o dobro da capacidade, garantindo uma melhor autonomia.
Em 2015 os responsáveis pela SolidEnergy Systems, uma spinout do MIT, prometeram que iam lançar no mercado baterias de lítio com o dobro da capacidade das actuais e até com um tamanho inferior.
Estas novas baterias fazem uso de novas tecnologias e ao contrário das tradicionais baterias de iões, que utilizam grafite, estas fazem uso de uma finíssima folha de metal de lítio para conseguir armazenar o dobro da energia. A espessura da folha de metal é cerca de 20% inferior aos ânodos (eléctrodos através do qual a carga eléctrica positiva flui para o interior de um dispositivo eléctrico polarizado) de grafite usados actualmente, permitindo assim que o formato da bateria também seja menor.
Curiosamente podem usar-se quase os mesmos matérias que se usam nas baterias construídas actualmente.
The battery essentially swaps out a common battery anode material, graphite, for very thin, high-energy lithium-metal foil, which can hold more ions — and, therefore, provide more energy capacity. Chemical modifications to the electrolyte also make the typically short-lived and volatile lithium metal batteries rechargeable and safer to use. Moreover, the batteries are made using existing lithium ion manufacturing equipment, which makes them scalable.
De acordo com revelações recentes da empresa, estas novas baterias poderão estar já disponíveis em Novembro para drones e em 2017 para smartphones e outros dispositivos. Depois disso podem-se seguir as baterias para carros eléctricos.
Já no passado tínhamos informado aqui que, numa “descoberta acidental”, um grupo de investigadores descobriu como é que as baterias podem durar mais de 400 vezes do que as que existem actualmente.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho dúvidas dessas baterias em 2017
Ja desde o ano 2000 que leio noticias de bateria revolucionárias, mas nunca passam da fase de testes….
Claro ainda estávamos a usar baterias com tecnologia do ano 2000…
Diria que estamos a usar bateria com tecnologia com mais de 20 anos…
Alguns lobbies trabalham intensamente nesta área.
Isso não é verdade. A densidade de carga das actuais baterias em aparelhos móveis é significativamente maior do que há 15 anos.
Não, os aparelhos móveis eram simplesmente mais pequenos e portanto tinham baterias mais pequenas, isso é impressão tua.
Para exemplificar, o Nokia 3310 já usava uma bateria de 1Ah, e é pequena comparada com as baterias normais de 2-3Ah actuais (e quase proporcional).
Não é impressão minha, é a realidade. Não é por se dar a mesma designação que a tecnologia é a mesma. As empresas têm melhorado a química das baterias, aumentando a densidade de carga, que ainda não atingiu o limite daquilo que é possível fazer com baterias de lítio.
http://www.nature.com/news/the-rechargeable-revolution-a-better-battery-1.14815
(2º parágrafo)
Já agora para ficarmos bem esclarecidos, a bateria desse teu aparelho consegue ser quase tão ou mais grossa que a grossura total de muitos dos smartphones actuais.
Fazendo algumas contas até posso dizer que tem significativamente menos de metade da densidade de carga por volume duma bateria actual, que por sua vez também tem melhor densidade que baterias de há poucos anos atrás.
para quem diz que a bateria dos tijolos dura mais. dou exemplo:
SMS non-stop até bateria acabar, todos recursos, brilhos, mínimos ou desactivados:
– LG L90: 15 horas screen, nada de cargas pelo meio http://i.imgur.com/TzNU85T.jpg
– Nokia 3200: 2 ou 3 horas screen
jogos non-stop:
– L90: 4 a 6 horas
– Nokia 3200: 1 hora e meia
standby quando eu estive 1 semana quase sem tocar:
– L90 1 semana
– Nokia 3200 1 semana
dúvidas ?
ah encontrei os prints que tinha da autonomia depois de um uso moderado de net wi-fi sempre activado, facebook e com 1 hora de jogo 3D. isto quando andava com LG L90.
http://i.imgur.com/tGZBtVi.png
http://i.imgur.com/SBZiPDR.png
http://i.imgur.com/il3ARHV.png
se fosse com a super bateria interminável de um tijolo. nem 1 hora com uso moderado.
Isto não é um prototipo nem um conceito, já estar pronta para ser comercializada.
Sim…. Desligado
Hahahahahahahaahhahaah.. boa..!
🙂 🙂 🙂
Contigo o nokia 3310 até dura um ano assim, mas não lhe deves dar muito uso.
Só? Deve estar viciada.
O meu dura 5 semanas….
Rumores…
Rumores ou não mas “the powers that be” têm muitos interesses.
Porque será?…
Fisica, é tudo uma questao de fisica, com alguma quimica há mistura claro.
Actualmente nao existe soluçao que permita maior autonomia (Isto em grande escala, nao me refiro a pequenos ganhos)
Quando existir será o ramo Automovell o 1º a usufruir, e talvez mesmo a aviaçao, depois sim os teleles.
sao conhecidos varios caminhos, todos tem pros e contras, veremos se eu ainda estou vivo quando o hidrogenio e seus variantes se tornar uma fonte de energia “segura” e rentavel, algas, ou outra forma qualquer de reaçao…mas para já anda tudo a passo.
A não ser que seja uma tecnologia muito exótica que seja impraticável em pequenos dispositivos, não creio que seja o ramo automóvel o 1º com novos tipos de baterias, por dois motivos muito importantes. A escala de produção, já que fica muito mais caro criar um nova fábrica capaz de cobrir as necessidades do ramo automóvel, e a exigência em fiabilidade, que é muito maior no ramo automóvel, não muito compatível com adoptar rapidamente tecnologia de 1ª geração.
Não entendi essa.
Podes falar do que quiseres menos da bateria.
Quando temos um sistema otimizado e os processadores limitados é mais fácil obter essa autonomia.
Como os smartphones estão cada vez maiores, conseguem meter baterias maiores. Qualquer dia a norma são 6″
no caso dos telemóveis, é pena é que as marcas continuem a privilegiar a espessura em detrimento da autonomia. preferem diminuir a espessura em 1mm dom que deixar ficar o aparelho com esse milímetro a mais e usarem-no para uma bateria maior e com mais autonomia
Tiveram que meter na imagem a bateria de um iPhone 6 de 1.8 ah para mostrar que estas novas baterias são pequenas mas com mais capacidade 2 ah,se compararem com a de um galaxy s7 só iriam dizer que era mais pequena ahah
Estas baterias podem fazer uma grande diferença nos carros eléctricos. Aqueles que hoje já têm cerca 500 km de autonomia poderão passar 1000 km. O que para mim é um marco muito mais importante do que ter que carregar o telemóvel mais vezes! É no mundo automóvel que as beterias rápidas e com maior capacidade podem fazer realmente uma viragem que pode mesmo mudar o paradigma do petróleo!
Bem visto.
Ainda assim 500km não é de torcer o bico. Realisticamente, já não é esse factor que limita a adoção do veículo elétrico.
Baterias com mais autonomia…
Vai dar origem a aplicações que gastam mais…
No fundo… Fica tudo o igual.
Para quem usou os primeiros telemóveis, com baterias muito inferiores… E poucas aplicações…. E que a carga durava dias… Muitos dias
Sorry, this is a Portugues website, you should talk in portugues. we don’t understand that Bs language.
Somente renovo lixo eletrônico de 3 em 3 ou de 4 em quatro quer seja Apple ou outros.
Assim ainda noto alguma evolução.
Desligado não conta, pedrocas
Pronto, agora que ia comprar um telemóvel novo….vou ter de esperar…com estas novas baterias terei então de esperar o dobro do tempo….
E quando estourarem, também vão estourar com o dobro da potencia?
Note7??? Ainda só está em pré venda em Portugal
Será ???
Ou markting??
grafeno
+1
Uma das muitas patentes de Nikola Tesla terá sido, especula-se, uma bateria perfeita. Mas como tudo, isto é um enorme negócio e quanto “mais lenta” a evolução, maiores os lucros.
As que poderiam vingar não interessa ,seriam boas de mais, o que não iriam gerar lucro para os fabricantes, isto é tudo uma questão de milhões, é assim que funciona o mundo.
Onde comprar… obrigado