Google Maps – Como seleccionar múltiplos destinos
O Google Maps é dos melhores serviços de mapas e navegadores de GPS que temos actualmente nas plataformas móveis. Contudo, não tem algumas funcionalidades que se destacam na "concorrência". Quem usa o Waze sabe da utilidade que dá a função que permite adicionar vários locais de paragem ao longo de um trajecto que definimos. Mas a Google fez a vontade aos utilizadores e incluiu essa funcionalidade no seu software.
Desde o passado mês de Junho no Android e na passada semana no iOS, o Google Maps passou a disponibilizar a funcionalidade de adicionar várias paragens num trajecto seleccionado. Vamos aprender como usar esta ferramenta.
O Google Maps não tem tudo em termos de funcionalidades para mapas e navegadores GPS. Contudo, se pesarmos o conjunto oferecido e as funcionalidades que vão sendo adicionadas, provavelmente esta app será a escolha mais acertada.
Google Maps - Como seleccionar múltiplos destinos
Uma das mais recente novidades introduzidas na app Google Maps para Android e iOS é a possibilidade de definirmos várias "estações" ou múltiplos destinos no nosso percurso programado.
Para usar esta funcionalidade, faça o seguinte:
- Abra a app Google Maps
- Clique, em baixo, do lado direito no ícone azul
- Coloque o ponto de partida
- Seleccione o destino
- Clique nos três pontos em frente ao campo do endereço de partida
- Escolha agora a opção Adicionar estação, nesse menu que se abriu
- Repita a opção para adicionar múltiplos destinos
- Por fim, clique no botão concluir
Veja este vídeo onde mostramos que se faz:
Muito simples mas muito útil. Esta funcionalidade, mesmo ao nível profissional, pode ser importantíssimo para definir um trajecto e com isso poupar muito combustível. Num exemplo dos comerciais que visitam vários clientes por dia, estes podem definir um trajecto e verificar quanto podem poupar escolhendo o melhor caminho, fugindo ao trânsito e evitando perdas de tempo na estrada.
Não faltarão exemplos onde esta funcionalidade poderá ser muito importante no dia-a-dia.
Este artigo tem mais de um ano
vídeo privado
já deu
O número de locais num trajecto é limitado. Não consigo introduzir mais de 9 locais intermédios entre a partida e a chegada. Como se faz?
Vai me dar jeito nas minhas deslocações no dia-a-dia, ainda para mais durante as férias de verão para fazer várias paragens durante o cmainho. 🙂
Vitor Martins, ter como destino “Esperança, Arronches” só se me vieres cá fazer uma visita, mas aparece que eu pago umas imperiais 🙂
O trajecto está feito, imperiais prometidas, boa companhia garantida… só falta ir 😉
Falta o melhor, vires 🙂 Mas tens por aqui coisas muito interessantes, Arronches, Marvão, Castelo de Vide, Campo Maior, Badajoz, etc. Para um fim de semana familiar e tranquilo é do melhor .-) O Alentejo está na moda 😉
Mas pergunto eu; insiro 10 paragens, o gmaps organiza as paragens baseado na partida e na chegada? Acho que não ou seja comercialmente como diz o texto é bem, da jeito só por questão de trânsito pq quem não souber onde são os clientes vai continuar “a toa” pq o programa não organiza e era sim uma excelente ferramenta se o fizesse. Mas sem dúvida muito boa ferramenta para outros fins.
Isso que tu estás a querer é um dos problemas mais complexos (problema do caixeiro viajante) que existe e o Google Maps não o faz, pelo menos é o que eu acho.
Se por acaso tu conseguires resolver este problema, vai buscar o prémio que existe para quem o resolver, coisa pouca:
“Meanwhile, the Clay Mathematics Institute is offering a $1 million prize to anyone who can show whether the Traveling Salesman Problem can be fully solved at all, which the mathematician Jordan Ellenberg recently called “the biggest open problem in complexity theory.”
Ele só não calcula o total de km no final. Ou tem essa opção?
Olá! Saberia me informar qual é a quantidade máxima de paradas que eu consigo pesquisar? Seria possível incluir essas rotas de forma aleatória e o Google organizar de forma lógica? Grata.
8 paradas, pois tem que adicionar os destinos inicial e final. no total são 9 endereços + o local de saída.