Google altera endereço de pesquisa cifrada
Apresentámos aqui há algum tempo que o Google tinha passado a disponibilizar um endereço cifrado (SSL) para quem realiza pesquisas. A disponibilização deste endereço veio colmatar algumas "queixas" de falta de segurança e privacidade dos dados trocados entre os computadores dos utilizadores e os servidores da Google. O endereço que foi disponibilizado para esta pesquisa era o que sempre foi usado pela empresa (www.google.com)
Mas cerca de um mês depois, a Google resolveu alterar este endereço devido a pedidos de alguns parceiros. Passa assim a estar disponível num novo endereço: https://encrypted.google.com
Estas alterações são devidas a queixas de alguns parceiros da Google que tinham filtros de pesquisas de conteúdos. Escolas e outros organismos similares deixaram de conseguir efectuar a filtragem de pesquisas pois os dados passaram a circular cifrados entre os pontos de origem das pesquisas e os servidores da Google.
Sensíveis aos problemas dos seus parceiros a Google decidiu então alterar o endereço onde podemos efectuar estas pesquisas. Desta forma e caso os administradores das redes escolares decidam filtrar ou barrar os conteúdos, deixam de estar comprometidos os acessos aos restantes serviços da Google.
Apesar de terem anunciado que o endereço https://www.google.com iria deixar de funcionar, este ainda responde sem qualquer problema. No entanto é esperado que deixe de funcionar nos próximos dias.
Com esta alteração a Google consegue que os serviços que presta a muitas escolhas deixem de ser barrados. A solução encontrada pelos administradores das redes escolares passava por barrar o acesso a endereços https que estivessem alojados nos domínios Google. Mas esta filtragem bloqueava também o acesso a muitos serviços que a Google presta a estas instituições, debaixo da sua solução Google Apps for Education.
Podem agora passar apenas a serem barrados os acessos ao novo endereço disponibilizado pela Google, sem qualquer prejuízo para os restantes serviços prestados.
Segundo informação disponibilizada pela Google continuará a ser explorada uma solução que permita integrar esta pesquisa (encriptada) no endereço que antes a alojava, mas sem que esta traga qualquer prejuízo para as muitas entidades escolares que têm serviços alojados na Google.
Homepage: Google Encrypted Search
Este artigo tem mais de um ano
Aposto que esta decisão vai deixar muitos administradores de sistema a dormir melhor 😛
E provavelmente deixará bastantes estudantes e funcionários frustrados :X
Isto deve “travar” os ataques dos chineses ao portal e às contas do Gmail. 😀
Ao que parece, já está tudo na santa paz… são ciclos mediáticos que fazem parte da rotina destas empresas.
Mas ainda bem que as melhorias de segurança, são prioridade e são “oferecidas” estas ferramentas.
Desculpem a minha ignorância neste assunto mas não vejo necessidade prática de se efectuarem as pesquisas no Google usando uma ligação encriptada.
Poder-me-ão dar um exemplo prático da sua aplicabilidade e benefício real?
Ajudando a esclarecer a minha ignorância acho que aqui vou encontrar as respostas às minhas dúvidas:
http://www.google.com/support/websearch/bin/answer.py?answer=173733&hl=en
A melhor maneira que tinhas de perceberes isto era viveres num regime de ditadura onde tudo é controlado.
Podes fazer pesquisas sem te preocupares que alguém saiba o que andas a pesquisar pois a informação vai toda encriptada.
“Podes fazer pesquisas sem te preocupares que alguém, para além da Google, saiba o que andas a pesquisar pois a informação vai toda encriptada para a Google.” 😆
Uma coisa que não percebo é que o endereço antigo continua a funcionar.
Assim o problema não persiste?
O endereço https://www.google.com ou .pt continuam a funcionar.
Correcção
o .pt não dá só dá mesmo o .com
peço desculpa pelo erro.
Atenção só a pesquisa é cifrada! Quando se clica num resultado da pesquisa… o site aparece normalmente.
Há uma maneira relativamente simples de contornar a situação: ligamo-nos um proxy por SSL. Assim, o site que abrimos não sabe o nosso IP, o administrador da rede e o nosso ISP não sabem por onde andamos a navegar… matam-se três coelhos de uma só cajadada!
deixo como sugestão o seguinte site: https://sslunblock.com/
Já agora deixo outro site caso o anterior não funcione:
http://www.vtunnel.com/
Sarev0K, olha que o proxy que sugeres não liga codificado por SSL, não é https!!! Assim, só resolves o problema de os sites que visitas não saberem o teu IP! O teu ISP, o administrador da rede e mesmo quem tem acesso à tua rede (usando o Wireshark ou um programa similar), podem, se quiserem, saber o que “andas a fazer” na internet. Até as passwords das contas de email do sapo roubam facilmente… do gmail é mais complicado! É https…