Afinal a autonomia da bateria dos smartphones tem evoluído?
Ao longo dos últimos anos são bem visíveis as evoluções das tecnologias que fazem parte do smartphones. Os ecrãs aumentaram e têm agora mais qualidade, a memória RAM é mais rápida, os SoC estão cada vez completos e eficientes, etc.
E as baterias dos smartphones? Será que têm evoluído em termos de autonomia ou continuam a ser um dos pontos fracos dos dispositivos móveis?
Para estudar e avaliar a autonomia dos smartphones nos últimos anos, o site Phone Arena fez um conjunto de comparativos de várias linhas de equipamentos. Do estudo fizeram parte equipamentos Samsung da linha S e Note, iPhones da Apple, HTC One, entre outros.
Duração da bateria por fabricante
Como podemos ver pelo seguinte gráfico, apesar de algumas evoluções ao nível da autonomia, os resultados actuais são semelhantes aos conseguidos em 2014. Apenas a gama Note da Samsung e iPhones da Apple têm conseguido uma evolução significativa.
Autonomia Media
Em termos de media de autonomia (tendo em conta vários equipamentos), verifica-se que até 2014 houve um aumento em termos de autonomia.
Mas se em 2014 a autonomia média era de 440 minutos, em 2016 é ligeiramente inferior. Em 2015 o valor médio da autonomia ultrapassou os 460 minutos.
Tempo de Carga
Com as novas tecnologia de carregamento a serem adoptadas pela maioria dos fabricantes, podemos verificar que hoje em dia uma bateria demora cerca de 100 minutos (menos de 2 horas) a carregar por completo. Em 2014 o tempo médio de carregamento de um flagship rondava os 165 minutos.
Tempo de Carga por fabricante
Se olharmos para o gráfico do Tempo de Carga das baterias por fabricante de smartphones, facilmente percebemos que a Samsung e a LG têm melhorado significativamente os tempos. Já no caso dos iPhones da Apple, a empresa de Cupertino tem mantido os registos só que actualmente há fabricantes que conseguem muito melhor. Por exemplo, comparando com o LG G5, o iPhone 6S é quase 2x mais lento a carregar.
Como podemos ver pelos dados anteriores, ainda há muito a melhorar ao nível da autonomia dos equipamentos. Há marcas que têm adoptado tecnologias inovadoras a este nível e tal pode ser um factor que cative um utilizador a comprar. Obviamente que não tudo é um problema da bateria, a optimização tem de ser feita também ao nível do sistema e de outros componentes de hardware.
E o seu smartphone tem bons resultados em termos de autonomia?
Este artigo tem mais de um ano
2016… o ano em que os telemóveis fazem tudo. Excepto ter bateria para fazer o quer que seja!
Sim. Na minha opinião sim. MAS acima de tudo os sistemas operativos também têm evoluindo significativamente no consumo de recurso que, por conseguinte, consomem bateria e reduzem a autonomia.
Bem a do meu ASUS Zenfone 2 Laser ZE601KL já dura 2 dias por isso não me posso queixar de falta de bateria.
lol, asus laser..isso e nome de smartphone..iphone e o melhor
Iphone ??? A bateria de um iphone 6s em utilização intensiva não chega ao final do dia sem recarregar.
Nem à hora de almoço…
Os equipamentos no geral, tem evoluído consideravelmente. As baterias também tem acompanhado um pouco essa evolução. O problema sao os programadores que criam as Aplicações!! Basta o exemplo do facebook que bastava desinstalar a aplicação e a autonomia do aparelho era maior.
Pois, a terrível app do Facebook!
O meu Xiaomi tem uma bateria que mete inveja a muitas marcas.
As baterias têm evoluído mas creio que os SO têm tido a maior evolução. O meu Lumia 730 com W10 dura cerca de 3 dias com uso pessoal e profissional.
O meu Lumia 535 2SIM, com W10 resiste das 8H às 14H, trabalhando com chamadas, e-mails (muitos…recepção e envio) e consultas a sitios de imobiliário.
La andam eles a inventar estratégias para vender. A ânsia e ganância do mundo moderno não têm mesmo limites! 😉
ainda gostava de perceber como é que é feito tecnicamente este estudo.. as baterias em causa serão testadas fora dos aparelhos correspondentes e a alimentar algo exatamente igual?
isso não seria autonomia, isso seria quase como uma verificação da capacidade declarada da bateria.
Acho que isso é que tem interesse. O título é a “autonomia da bateria dos smartphones”, logo sub-entendi a evolução da capacidade das mesmas (que como sabemos evoluiu… pouco). Agora a autonomia dos smartphones… tem tantas variáveis (ecrã usado, CPU, OS, programas instalados, Wifi/GPS/Bluetooth)… que acho impossível generalizar o que quer que seja.
Nao sei se a bateria tem evoluido ou nao mas….continua uma porcaria para smartphones que trazem tanta coisa para fazer
A questão é simples, os smartphones:
– ficam mais finos
– mais potentes
Daí que a autonomia é difícil de aumentar. Se aumenta é pela evolução dos SoC, SO e dos ecrãs. As baterias e autonomias nos próximos anos vão ficar quase iguais infelizmente.
Tenho um Galaxy A5 SS 2016 e posso dizer que a bateria é impressionante em utilização intensiva chego ao final do dia com 20%. Tive um Note 3 com bateria maior e consumia muito mais. Penso que tem a ver com a afinação do software relativamente ao hardware do telefone, é tudo uma questão de optimização.
O gráfico da autonomia da Sony faz o impossível.
Mas realmente a gestão é bastante melhor estes dias, para não falar da bateria como a de 3430mAh do Sony Xperia Z5 Premium.
As baterias são sem dúvida a nossa grande limitação, já apareceram várias promessas a alternativas mas tarda em tornar-se uma realidade
Sim é verdade a evolução é um facto, qualquer das formas a autonomia de bateria depende de varios factores muito para além da capacidade da mesma (rom, apps, perfil de utilização, etc)
Já experimentei alguns smartphone e nenhuma bateria me satisfaz. Se ligar a rede sem fios, Bluetooth, ouvir músicas, consultar emails, entrar no Facebook…, no melhor dos cenários dura 24h. Neste momento, tenho o zenphonhe 2. Gosto do telefone, mas não é a bateria dos meus sonhos porque ainda não foi inventada. Logo, não tenciono desperdiçar mais dinheiro em smartphone.
Galaxy S7 Edge – 3600 mah
O meu smartphone é um Samsung Galaxy J5 e a bateria dura 15 dias.
Em contrapartida o meu tablet é um Samsung Galaxy Tab 3 10.1 e a bateria só dura 2 dias.
Vá-se lá entender isto 🙂
Comprei recentemente um Sony Xperia Z5 , sobretudo pela camara fotografica, no entanto é mesmo uma camara com telefone, uma vez que a bateria nem aguenta meio dia em uso moderado, ja para nao falar da má qualidade de som em chamadas. Uma desilusão.