Dica Mac: Como proteger ficheiros com Password
A dica de hoje é bastante simples e necessita apenas de um programa, o Utilitário do Disco que é uma das ferramentas já presente no Mac OS X. Esta aplicação multifacetada permite criar partições, gravar CD's, DVD's, Imagens de Disco, entre outras funções.
Para quem tem informação importante na máquina e a queira proteger, esta aplicação permite criar imagens de disco, possibilitando a encriptação da mesma, onde só é possível aceder ao seu conteúdo introduzindo a respectiva password definida pelo utilizador. Esta imagem servirá facilmente de "pen drive virtual", onde ao introduzir a password e acedermos ao seu conteúdo, podemos usa-los normalmente, modificar, apagar ou adicionar novo conteúdo e quando o "ejectamos" este voltará a ficar automaticamente encriptado.
Nas opções é possível definir o tamanho que pretendemos para a imagem, tipo de formatação, encriptação AES de 128-bit ou 256-bit, entre outras várias opções totalmente personalizáveis aos requisitos do utilizador.
Atenção: Nunca guardar a password no porta-chaves, uma vez que ao seleccionar esta opção a conta actual nunca irá pedir password para aceder aos dados da imagem do disco.
Este artigo tem mais de um ano
Um truque bastante conhecido entre os utilizadores de mac 😉
…mas não tanto para os que começaram a utilizar mac há pouco tempo!
Keep up the good work pplware!! 🙂
Exactamente. Que é o meu caso, por exemplo.
Este artigo tem muita importância para mim.
Já conhecia. Uso este sistema para proteger dados, e aconselho!
Boa dica!
Se guardarmos a password no porta chaves, nunca irá pedir password no nosso computador, mas pede se tentarmos abrir noutro (como é lógico 🙂 ).
Antes que alguem pergunte, há exactamente a mesma coisa para windows que pode ser oferecida pelo True Crypt
Windows e Linux.
gostei … antes que alguém pergunte !! xD
Curiosamente é o que uso no Mac 🙂
Peço desculpa mas então titulo está mal, porque ao vir aqui pensava que dava pa proteger ficheiros singulares por password, mas afinal não é pens virtuais.
E dá para proteger um só ficheiro. Mas para isso tem que ter uma camada “extra” de segurança (Neste exemplo uma imagem de disco).
Um ficheiro só por si não tem autonomia para se encriptar. Por ex: JPG…
De qualquer forma não invalida o título. 😉
Filevault.
Preferencias do sistema —> Security
O Filevault é um sistema de encriptação do sistema.
É um processo diferente. 😉
E não protege os ficheiros com password?
Não era esse o tópico?
Encripta os ficheiros para se usar apenas nesse computador. É um processo diferente. O jmtdstoc explicou bem a diferença.
O Filevault encripta toda a “Home Folder”. Pode ser muito útil num portátil que seja roubado… sem a password não conseguem aceder aos teus dados privados.
Este método aqui apresentado visa mais a portabilidade do “disco virtual encriptado”. Ao encriptar o “ficheiro” DMG (como foi indicado no vídeo) vai ser possível, por exemplo, enviá-lo por email para alguém. Só se o destinatário souber a password é que conseguirá visualizar o conteúdo do ficheiro DMG.
E so pode abrir no Mac OS
Não posso comentar nada sobre o tema do post, porque não sou utilizador e tal…
Mas cá comento para… Excelente vídeo!!! Sem duvida alguma. 😀
Parabéns Rui! 😉
É o que eu uso em Mac!
Pode-se adicionar a chave ao porta chaves e fazer “proteger todos os porta-chaves” que todas as passwords ficam bloquadas. E se no Acesso ao porta-chaves tivermos a opção de “mostrar estado na barra de menus” fica mais fácil tirar partido desta “hablidade”
Sou utilizador de Mac ha pco tempo e agradeço a dica. No entanto acho que isto é usar um canhão para matar uma mosca… Porque não utilizar apenas uma aplicação de compressão de ficheiros (eu uso o Rucksack, p. ex.) e definir uma password? Parece-me mais simples e multi-plataforma 😉
Cumpts
Leandro Nunes
já ia buscar este artigo e apareceu no twitter 😀
Tem como resgatar a senha de uma pasta secreta?