PplWare Mobile

Projecto Ara: Google diz que smartphone chega ainda este ano

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Andreia de Almeida


  1. André says:

    Eu gostaria de ver como se comporta este equipamento se cair ao chão… se é preciso caminhar muito para apanhar as peças…

  2. Antwin says:

    prometiam que seria para possibilitar upgrade ao hardware mas vai se a ver e agora já não dá para fazer real upgrade ao hardware, com ecrã, processador e memória não modificáveis. Até tem uma bateria não modificável.

    • limbus says:

      “We are looking to module makers to create technology never before seen on smartphones.”

      • Antwin says:

        comicamente não era esse o objectivo badalado nos últimos anos nem aparentemente o que as pessoas mais desejavam. também não é preciso ter este tipo de módulos para adicionar tecnologia aos smartphones, há já vários anos que se usam as portas, o bluetooth e WiFi dos aparelhos para efeito idêntico

  3. Paulo says:

    Já não sabem inventar nada de realmente útil?

    • O Gajo says:

      Não é útil? Um telemóvel que se adapta ao que tu queres dele? Deixa de dizer inutilidades.

    • Limbus says:

      Para quem está habituado a ter um telemóvel igualzinho ao de milhões, tipo rebanho, isto não serve, implica decisões, pensar, escolher… a liberdade é um fardo que nem todos conseguem carregar, sobretudo por implicar responsabilidade.

      • Ralk2 says:

        Tem também a questão preço. Ao invés de trocar o seu smartphone inteiro, vc poderá trocar apenas as peças q ficarem obsoletas.
        Se o seu processador já não da conta do recado, compre apenas um processador novo. A economia será grande. Tomara!

      • Paulo says:

        Os PCs também são modulares,teoricamente,mas depois temos o problema da motherboard que lá está não ser compatível com o processador que saiu com soket diferente,as memórias já serem gdr xpto e não aquelas que a board suporta e por ai fora.No papel tudo brilha,na prática não é assim.

        • Limbus says:

          O meu PC já tem uns bons anos, recentemente aumentei-lhe a RAM, apesar de não ser xpto e meti-lhe uma segunda gráfica, usada, ao preço da chuva e meti-lhe um SSD, tenho PC para mais uns anos por pouco euros. Se algum componente avariar, não me faltam usados, baratos no mercado de usados e no caso de troca mantenho pelo menos a caixa, os coolers, o disco e a fonte. Na prática é brilhante! Um portatil? Avaria um pintelho e deitas fora para comprar um novo.

  4. Fit says:

    Qual é a ideia de andar com um lego no bolso?

  5. RF says:

    Eu gosto da ideia e vejo aqui uma boa oportunidade, eu pessoalmente optaria por comprar um telemóvel destes, a questão que se prende e que me deixa mais de pé atras em relação a este conceito, é no caso por exemplo ter um processador para o android x, e depois sai o android y e o meu processador deixa de ser compatível, se posso mudar o meu processador e tornar o meu device compatível para o novo android. Se isso for possível a ideia é exelente, caso comtrario prefiro o conceito atual.

    • Antwin says:

      no conceito actual tal não é possível

    • Henrique says:

      Isso é mau, mas não podes mudar de processador.

    • RF says:

      Whatever, cpu, ram, rom o que seja… o que quis dizer foi em caso de incompatibilidade com software, fazendo um upgrade de modulo em hardware se o telemóvel passa a ser compatível com o novo software, no caso dos pcs tradicionais, falta ram para correr SO mete-se mais um modulo, o cpu é fraco? mete se um cpu melhor, e por ai fora. se o conceito for o mesmo certamente irei comprar um telemóvel assim, caso contrario acaba apenas por ser um telemovel “logo” para os geeks e curiosos brincarem

    • Tico says:

      Se a google conseguir fazer o mesmo que no nexus em que se tem direito a actualizações do android já é meio caminho para o sucesso. Depois esta solução (modular) é o melhor de vários mundos já que pode agradar a todos (gostem de ecrãs grandes ou pequenos…), penso que só não é bom para quem usa os telemóveis para engatar… lOol

      • RF says:

        Nota que mesmo os nexus que são actualizados pela Google têm apenas 18 meses de actualizações (se estiver errado corrijam-me, mas se não for os 18 meses serão dois anos que vai dar ao mesmo). Modular e actualizações para mim significa o exemplo da minha torre que comprei em 2006 ou 2007 que neste momento tem quase 10 anos e corre o windows 10, apenas fiz upgrade a ram de 1gb para 4gb e neste momento ca anda, velhinho e tal, mas a verdade é que ainda se vai aguentando para os trabalhitos da escola da pequena. Portanto se isto fosse possível acontecer em telemóveis era um luxo e certamente será o futuro. Como é óbvio não se espera que o telemovel dure 10 anos com actualizações como é óbvio, mas neste conceito de telemovel modular com possibilidade de trocar as peças “core” do telemovel, espera-se que dure pelo menos 5 anos com atualizaçoes tanto a nível de hardware como software. Mas certamente o futuro passara por ai e pela venda de telemoveis “virgens” de sistema operativo e com a possibilidade de o cliente depois alterar o sistema operativo do mesmo tal como fazemos hoje em dia com os pcs, e o futuro mais cedo ou mais tarde vai passar por ai, e pondo de lado a típica conversa de “fan boy” penso que das três grandes a que esta mais perto de acontecer em nível de SO será a Microsoft, ja em nivel de hardware a Google esta a frente da corrida.

        • Limbus says:

          Acredito que possa vir a ser o futuro e o ARA seja uma espécie de prototipo, mas ainda não vai ser assim.

        • Joao says:

          Rf estas tao enganado.
          O meu nexus 7 ja vai com 36 meses e esta com a ultima versao e mais fluido que quando o comprei. Uma coisa é garantir o SO por 18 meses outra coisa é deixar de o fazer passado esse tempo.
          Ja viste que os novos smartphones ja vem com mais memoria que o teu computador e a preco inferior? O projecto Ara fazia sentido. 2013, quando os telemoveis eram carissimos e havia pouca escolha no mercado a satisfazer as necessidades de qualquer um. Hoje em dia com tanto aparelho que existe, com velocidades fabulosas a precos de saldo, duvido que tirando os nerds curiosos o comprem. Quando o virem a 700 euros com metad das specs dum telmovel chines de 250 euros, vais chorar como gente grande. Dpois tm a questao de moda e design, se no iphone ja estao a chorar que o design do iphone 7 que ainda nem saiu é demasiado parecido com o 6….imagina um smartphone com 5 anos….ou 10 como referes. Quase nenhum pc a venda é como referes “virgem”, vai a uma grande superficie e compra um pc de marca, vem todos com SO ja instalado, podes é alterar à posterior, mas na compra ja levas um. Se o comprares por pecas isso sim, mas nao estas a comprar um pc, estas a comprar pecas. Quanto à possibilidade de o poder alterar, ja podes fazer isso a anos. O meu velhinho nokia N9 ja o tive com multiboot para 3 SOs diferentes. 99% do povo nao precisa nm quer saber disso. Quer é que o sistema funcione sem stress e sem problemas. Adicionar componentes e gestao de SOs a um aparelho é andar para tras pro passado dos pcs, nao é andar para a frente.

  6. Robert Soares says:

    único ponto vantajoso que vejo neste telemóvel é caso algum componente for á, vida tornar-se-á fácil a sua substituição. Penso que para proteger os componentes de não sair no caso de uma queda, uma espécie de case ou então as capas serão bastante úteis nesse sentido. Protejo interessante…

  7. Osvaldo Genial says:

    estou mesmo a ver o telemovel a cair ao chao e a desmontar-se todo

  8. Iurie Solomon says:

    era bom saber se os modulos se vao tar compativeis com outros fabricantes

    • Limbus says:

      “Open Marketplace
      We’re hard at work on an open marketplace to connect the next generation of ideas with the broader Ara community. Google is looking for beloved brands and forward-thinking developers to join us.”

  9. Jorge Sequeira says:

    Inovar inovar era ter um sistema operativo Android que desse para actualizar sempre que sai cada versão do Android, em todos ou a maioria dos diapositivos. Isso sim!
    Mas não, mais uma ideia roubada, mais uma forma de explorar os consumidores. Esperem pelos preços, seja do produto final, seja dos módulos, compatibilidades, actualizações, segurança, ergonomia, etc.

    • RF says:

      nao sejas tao formatado por favor, eu entendo o teu ponto de vista verdade, mas o que de facto era bom bom era cada utilizador ter a liberdade e poder alterar o sistema operativo para qual quisesse, seja android, windows mobile, ubuntu phone etc. ainda espero ver o dia que isso seja possivel tal como nos computadores tradicionais

    • Limbus says:

      Uma novidade para ti: o sistema operativo Android tem atualizações periódicas, disponivel para todas as marcas.

      • RF says:

        não querendo desmentir o que dizes, pois não sei se estas a ser irónico, mas o que disses-te Limbus é completamente mentira

        • Limbus says:

          O SO Android não tem atualizações periódicas? Ou estas atualizações não estão disponiveis paras as marcas?
          Eu não disse que as marcas as aplicavam aos seus dispositivos, mas isso cabe obviamente ás mesmas e não à Google.

          • RF says:

            Nesse ponto de vista dou-te completamente razão, mas de que adianta a Google ter actualizações periódicas se na realidade 95% dos dispositivos não as instala? Ah mas a Google não tem culpa ela disponibiliza os fabricantes é que não actualizam. Não concordo com isto, opa se os fabricantes optarem pelo Android com a Google Play o dito Android comercial da Google, a Google deveria obrigar um x de meses mínimos de actualizações nem que fosse apenas o kernel ou atualizaçoes de segurança.

          • Limbus says:

            E se a marca disponibilizar o update e o utilizador não o fizer, a culpa também é da Google?
            A Google é responsável pelo que faz – o SO, depois disto disponibiliza-o ás marcas e estas são livres, logo responsáveis, no seu encaminhamento.
            Não é a Google que tem de obrigar, é o cliente, se não o faz é porque não dá importância aos updates.

  10. joao andrade says:

    Eu sei quem comprava um destes, era eu… quero muito e de preferência a tempo do natal *.*

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.