W10Privacy, proteja a sua privacidade no Windows 10
A privacidade no Windows 10 é algo que continua a não poder passar despercebido. Depois de toda a informação que correu por aqui, e provou, que o Windows passava mais informação sobre os seus utilizadores para os servidores da Microsoft do que aquela que era desejada, existem algumas formas que nos permitem minorar e mesmo contornar esse efeito.
Ora o W10Privacy é uma daquelas ferramentas que nos vai ajudar nesse sentido, tornando mais fácil de visualizar e controlar muitas configurações de privacidade, tão típicas do Windows 10.
Separadores por tópicos
Estamos em condições para afirmar que o W10Privacy tenta facilitar ao máximo a vida ao utilizador ao organizar em vários separadores: privacidade, telemetria, pesquisa, rede, explorador, serviços, OneDrive, tarefas, Tweaks e muito mais.
Ao clicar em qualquer separador surge de imediato uma lista de acções relacionadas ao tópico principal. Algumas das funções são dedicadas ao Windows 10, como por exemplo "desactivar o serviço de optimização de entrega", ou seja, o regime onde as actualizações do Windows podem ser obtidas de outros sistemas que existam na nossa rede. Por outro lado, muitos dos ajustes apresentados são considerados mais gerais transversais a várias versões do Windows.
As funções de protecção de privacidade são facilmente reconhecidas e ainda mais facilmente desactivadas. Um dos exemplos claros é o bloqueio do uso da webcam por parte das aplicações ou proibir aplicações de usar os nossos dados ou imagens noutra conta.
Apesar de estar em inglês, existe a versão em espanhol, quando passamos o rato por cima de cada uma das opções recebemos uma dica sobre os aspectos da função em detalhe.
Bloqueio por IP
A verdade é que o W10Privacy oferece algum controlo sobre algumas áreas, não se ficando pelo bloqueio puro e simplesde algo. Existem possibilidades mais amplas como "bloquear endereços IP dos servidores de telemetria de Microsoft conhecidos" por meio de uma regra de firewall ou através do arquivo de HOSTS.
Separação por cores
Para facilitar, cada acção disponível é apresentada e separada por cores. O verde poderá ser aplicado sem efeitos colaterais. O amarelo requer alguma precaução e análise individual de cada acção. O vermelho está restrito a utilizadores com profundos conhecimentos sobre a função/acção em causa uma vez que os resultados da sua aplicação podem constituir problemas irreversíveis.
A partir de agora já não há desculpa para se sentir vigiado(a) pela Microsoft.
W10Privacy
Windows
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 10
Homepage: WinPrivacy
Download: W10Privacy 1.8.0.6 Link 1 | Link 2
Este artigo tem mais de um ano
O Melhor que tÊm a fazer é fazer um downgrade para o Windows 7, trata-se das aplicações que vêm incluidas no Windows 10, no Windows 7 não vem incorporadas por exemplo cortana.. etc etc.
Windows 7 também é espiado, no entanto se procuram ter menos maneiras de serem espiados o Windows 7 é a solução.
Se procuram algo ainda bem menos espiado (não digo que não é espiado)
Linux – ZorinOS,Whoenix,Talis entre outras distribuições
Eu pessoalmente prefiro o Zorin OS parece-se muito com Windows agrada-me o estilo.
Muito bom! Há alguma App para activar o Bitlocker no Windows 10 Home?
So mesmo no pplware estas noticias que parece que são mais e mais comuns, tudo bem que os programas são diferentes etc mas o que vocês não dizem é se testaram vocês mesmos este tipo de programas ou so copiam texto ou imagem dos outros websites?! Nota: estou a perguntar e não afirmar! É que ja nos outros programas tipo este quando utilizei o browser tava todo marado, bing.com não funcionava, feed de noticias não funcionava e ainda outras coisas que agora nao lembro, coisa que acho que se falam de um programa desse tipo deveriam dizer quais as consequências
Toderici, o programa é portátil por isso reduz bastante o risco de instalar «extras» não pedidos ou autorizados. Por outro lado, todo o software aqui apresentado, até ao momento é testado seja por mim seja por qualquer outro membro da nossa equipa.
Claro que ninguém é perfeito, e poderá acontecer algum lapso de não indicarmos uma ou outra opção que devem ser desactivadas aquando, geralmente, da instalação. Mas, cabe também e sempre ao utilizador/leitor estar atento a essas situações. Lamentavelmente existem cada vez mais programas que incluem software/funções não desejadas mas isso não nos impede nem de ir testando nem de ir comentando.
obrigado pela resposta, muito construtiva
o Panda detecta como suspeito
Kaspersky Internet Security e Avira Free não detectaram nada. Parece um falso positivo.
APT_GET INSTALL privacidade
PACMAN -S privacidade
YUM INSTALL privacidade
DNF INSTALL privacidade
Ah espera, é um OS com desrespeito total
ZYPPER já agora …
Bruno, entretanto, deixo o link da análise no Virus Total:
https://www.virustotal.com/pt/file/b97a1113fbd0d25ad3576268f5f9b9c879d47260b8df372eec66400841f8b125/analysis/1455365445/
O próprio Panda é suspeito. Sempre que usei Panda ou vi pessoas a usar, só me fazia lembrar o AVG free: deteta uma coisa ou outra como suspeita, mas é tipo uma peneira e deixa passar muita coisa sem dar sinal. Quando se troca para outro anti-virus melhor vai detetar uma porrada de bichinhos que não eram supostos de já cá estar. Muda isso para uma coisa em condições que tenho a certeza que o Panda te come recursos a mais também.
A foto da mulher serve para ilustrar uma das posições que a Microsoft espera que adoptemos ao usar o Windows…
Eu diria que não há um único programa que impeça a comunicação constante do PC com os servidores da Microsoft. Há quem tenha analisado o tráfego ao fim de X horas depois de instalar um destes programas e apesar de ter reduzido a comunicação, a Microsoft continua a meter o nariz independentemente das definições de privacidade ou programas destes: http://www.ghacks.net/2016/02/08/windows-10-phones-home-even-after-privacy-hardening/.
Mesmo bloqueando a nível da Firewall do Windows, algumas destas comunicações ignoram exclusões no ficheiro de hosts/firewall… Só bloqueando ao nível da firewall do router.
Pela minha parte, a solução vai passar pela instalação de um Linux Mint, visto que não querendo fazer update para o Windows 10, estou farto de fazer cherry picking dos updates do Windows para evitar levar com a telemetria também no Windows 7…
+1
O Windows 10 foi uma regressão em relação aos anteriores sistemas em termos de privacidade.
Linux é o futuro
Windows 10 Sends Your Data 5500 Times Every Day Even After Tweaking Privacy Settings: http://thehackernews.com/2016/02/microsoft-windows10-privacy.html
Acho que tem muita gente a fazer coisa errada!
Eu acho que há gente insignificante a querer ser famosa e que olha para esta intrusão da Microsoft e pensa: “Porreiro! Já sou importante para quererem saber o que eu faço!”
Reflexo dos novos tempos. Que faz você de errado dentro de sua casa para fechar a porta?
Espero que deixes todas as pessoas entrarem na tua casa. Ou tens algo de errado a esconder?? Vou querer entrar todos os dias e às horas que me apetecer. A não ser que faças algo de errado. E sendo assim que coisas erradas são essas?
Com um programa semelhante fiquei sem as apps do win10 no menu, nem calculadora, a opção restore das apps não funciona
Lá vem outra vez a história da privacidade no Win 10. Seria muito mais útil à comunidade saber ao certo o que realmente é transmitido à MS. MAs enfim…alimentem-se os especuladores e conspiradores do costume.
Você pode negar. No entanto é uma coisa que acontece com muita frequência. Faça um log do que saí do seu computador e verifique para onde foi.
NOTA de RODAPÉ : a informação é algo de muito valioso, ao ponto de haver pessoas que queiram se apropriar dela. Vale tudo, até arrancar olhos ! E garanto que há gente brilhante nesse campo.
A questão não está em saber para onde foi. A questão é : “o que é que vai?”. É que por muito que se fale, ninguém disse ainda que informação vai para a MS. Ok, telemetria, mas “o que vai?” com essa informação. Ninguém disse ainda. Fica o desafio ao pplware descobrir no âmbito das parcerias que tem com a MS, obter essa informação, clara e precisa.
Para saber o que vai, há software que mostra o que foi enviado. Não fique muito preocupado, se o numero da sua conta bancaria, for uns dos dados que são enviados. É tudo por uma boa causa. Eles até sabem quando você liga o computador e o que você faz ou deixa de fazer. Mas não se preocupe, o que você não sabe, é que talvez você até seja afectado e você nem tenha consciência disso.
Firewall físico bloqueia praticamente tudo o que sai.
Eu não tenho conhecimento a 100% do Android… etc…mas as coisas muito bonitas que a mais de 90% das pessoas instala no Smartphone, tablet etc… as coisas boas do google e outros…. e nem imaginam o que espiam!!
E digo mais, algumas das coisas até são construtivas para melhorar os produtos que temos free no telemóvel…
e não se esqueçam: não há almoços grátis.
Não quer isto dizer, que quem tenha conhecimentos, poucos os fazem… que não queiram ser espiado e “tente”, sim tente, não o ser…
Mas gostei do artigo. Aliás, eu com a firewall Comodo, bloqueio os IP da MSFT que são telemetria e outros! E outros softs…
O que mais me aborrece no Windows nem são bem as questões de privacidade, porque isso já faz parte do sistema. O que me aborreçe realmente é que se eu estiver a utilizar Windows seja ele qual for, em menos de nada tenho o PC carregado de viroses, não me dá liberdade para trabalhar, perco mais tempo a reparar e a corrigir, não dá………… Aceitei o conselho da “PPLWARE” https://pplware.sapo.pt/linux/debian-8-3-jessie-uma-das-melhores-distros-da-actualidade/ e estou a instalar, brutallllllllll…………… 🙂 Qual Windows…….
Viroses? Ah ah ah deixa-me rir! Explica la antes aqui ao pessoal o que fazes com o windows que não fazes com outros. Ele há com cada um…
>Windows
>Privacidade
Hahahaha! É tipo o sujeito que usa facebook e reclama de privacidade.
Uma alternativa muito viável (que eu uso): https://www.safer-networking.org/spybot-anti-beacon/