MeeGo – Detalhes da plataforma emergem
Numa conferência a correr em Benjing, a Intel levantou o véu sobre alguns detalhes do MeeGo, a nova plataforma para dispositivos móveis na qual participa juntamente com a Nokia. Foram dadas as conhecer as primeiras imagens da interface com o utilizador, da versão mobile e desktop do MeeGo. Embora estejamos perante uma plataforma jovem, conta já com parceiros de peso.
Comecemos pela versão Desktop, as novas imagens que são dadas a conhecer denotam uma herança directa da interface do Moblin. Claramente colocou-se no centro do fluxo de informação as redes sociais, um calendário com eventos e widgets que integram serviços da internet.
Trata-se à semelhança do seu antecessor uma versão talhada para uma experiência Web 2.0. Uma novidade é a inclusão do Google Chrome como browser por omissão que substitui o browser anterior que era baseado no Mozilla Firefox (e que continuará a ser suportado).
A comunidade do MeeGo aposta num novo paradigma de navegação que começa a ser utilizado em alguns netbooks, o suporte de navegação por multi-toque e gestos. Ao nível de conectividade o MeeGo desktop irá ainda contar com um suporte bastante completo que inclui 3G, Wifi e WiMAX.
Para a versão mobile, existem traços importantes da herança da versão do Maemo utilizada no Nokia N900. Isso é verificável através da utilização de menus e controlos sobre fundo escuro. Existe contudo, uma nova abordagem ao tentar optimizar e uniformizar a navegação para ser ajustada ao toque, com a eliminação de menus inferiores e algum texto. De facto, os elementos presentes nas imagens apresentadas, denotam uma optimização do interface para uma navegação à base de separadores com icons ilustrativos (muito semelhantes à a versão desktop).
Se a Mozilla deixou de ter o Firefox na versão desktop, não tem tem razões para ficar insatisfeita já que o MeeGo será um trampolim importante à adopção do Fenec, que será o browser móvel por omissão e irá suportar o Flash da Adobe. Funcionalidades como uma elevada integração com redes sociais e sincronização de dados locais ou da cloud não poderiam também faltar.
Além do obrigatório suporte para tráfego de voz e dados 3G e serviços de localização baseados em GPS, a plataforma segundo a Intel irá incluir um suporte nativo da tecnologia VoIP. As funções habituais que tiram partido do acelerómetro para mudança entre vista em portrait/landscape serão incluídas, bem como outras funcionalidades no futuro.
O MeeGo assegura para já parceiros de peso, que irão ser os principais impulsionadores da plataforma, dos quais se destacam, EA Mobile, BMW, Acer, ASUS, Gameloft e Novell e certamente mais virão. Esperam-se portanto novos netbooks da Asus e Acer com o Meego e a disponibilização de títulos de entretenimento da EA, que certamente trarão uma maior valia à plataforma.
É um anúncio com aspectos muito interessantes, para uma plataforma tão jovem a inclusão da conectividade WiMAX é mesmo um claro diferenciador, que colocará este sistema no caminho do uso de uma conectividade vocacionada mais para o uso empresarial.
As outras funcionalidades são talhadas não só para o utilizador de redes sociais, como para os adeptos de jogos ou conteúdos multimédia, mas também para o utilizador que mantém uma agenda preenchida e coordena todas as suas actividades na “cloud”.
O MeeGo pretende abranger um mercado de “gregos e troianos”, não se focando directamente em nenhum segmento específico. Até que ponto, isto pode ser uma vantagem ou desvantagem, as leis do mercado se encarregará de nos dizer.
Fontes e imagens: Carrypad
Este artigo tem mais de um ano
Será que no futuro a luta será entre MeeGo, WinMo, Android, Apple (e os seus “i”OS)?
A Nokia não lançou há pouco tempo uma “licence givewaway” para o Symbian? Isso que dizer que vão jogar nas duas frentes? Symbian & MeeGo?
Abraço.
Acho que o facto de quererem agradar a “gregos e troianos” pode afundar esta plataforma.
A UI está muito confusa. Apesar de gostar das cores e dos ícones, está saturada com tanta coisa.
Estava à espera de algo parecido com o Maemo por isso estas imagens desiludiram-me um bocado.
A maior surpresa neste MeeGo é mesmo a parceria com a BMW.
que coisa feia…
depois de ver iPhone OS, tudo o resto parece feio e primitivo.
estão condenados à nascença.
Estilo num aparelho não é o mais interessante para toda a gente. Tou-me lixando para design etc e tal. O que eu quero é funcionalidade. Isso basta-me e como eu há mais gente por aí. Estilo é para as mulheres e afins.
Chega a ser divertido ler os comentários de alguns internautas, se não tem o selo da toda poderosa apple não presta nem é bonito. É Deus no céu e Steve Jobs na terra. Poupem-me, concordo que a nivel de aspecto gráfico a apple é boa, mas cobrar o dobro do que os outros cobram por metade das funcionalidades dos outros a mim não me convence. Não me julguem anti apple, sou proprietário de um ipod touch do qual só posso dizer bem, mas não sou cego nem burro. Todos tem coisas boas e más e é preciso saber distinguir.
Alguns não percebem que actualmente a estética de software etc, baseia se no minimalismo, e este consegue fazer bem 🙂
Sobre o valor dos iphones e etc, são caros, mas eles têm o direito de pedir o que quiserem, mesmo que signifique que só gastam 250$ na construção.
ps: uso um smartphone da nokia lol
Como é óbvio a apple pede o que quiser e quem compra paga porque quer (ou pode). Eu também tenho um smartphone Nokia, um 5800 (excelente) que com as caracteristicas que tem se tivesse um simbolo da maçã custaria com certeza o triplo. Talvez o aspecto gráfico do meego seja um pouco confuso, ou talvez não, para os dependentes das redes sociais parece estar lá tudo… como é obvio é tudo uma questão de gosto pessoal (que é diferente de cegueira pelas marcas).
5800 é brutal (Qualidade/preço). O pessoal vê meia dúzia de fotos pronto mandam logo postas de pescada a meter abaixo. O 5800 quando saiu o ppl criticava “isto/aquilo diferente do Iphone” e agora vê-se muita gente com ele, isto é ele amadureceu e preço mais convidativo. O touch nunca será o mesmo do iphone mas agora interface ? pah não me apedrejam, mas acho que nokia ainda tem muitas cartas a dar, tanto na interface, como na plataforma online Ovi. Vê-se nos últimos modelos. E uma cena que estou a gostar é a questão de suportar modelos mais antigos, possuidor dum nokia e63(2008), ser estilo Apple lançar menos modelos e melhores suportes aos terminais ao contrario da HTC, que é aí a questão chave do prestigio produtos Apple.
Como ousa questionar a sagrada apple seu infiel.
Que as chamas de woz lhe queimem.
Mais um tiro no ar dos concorrentes da Apple neste dominio.
Pelas imagens é tudo muito misturado e pouco intuitivo.
Como disse o “fran”, é FEIA ainterface, tanto a Mobile como a Desktop.
Experimentei há uns tempos o Google Crohme OS e ….. Não gosto!!!!
Necessito do “ambiente” do Desktop. Ligar o computador, o Tablet ou outro dispositivo e não visualizar o Desktop com 1 Wallpaper para mim não gosto… Ir de imediato para o Browser como esta paltaforma tudo indica vai ser assim , pessoalmente não gosto!
Não concordo, ainda aceito que digam que a versão mobile é esquisita, agora a versão desktop é muito bonita e intuítiva.
Só já quem mexeu no moblin sabe a simplicidade e arrumação do interface, que é elogiado por muitos por ser distintivo e estar bem conseguido.
só azia por aqui.
eu nao sou fanboy, simplesmente defendo que é bom e o que me agrada. Se o iphone me agrada, defendo-o. até podia ser damarca mais podre do mundo, o que me interessa é o produto.
Ainda agora saiu o Opera para iphone e já meti o Safari de lado. Se eu fosse Apple fanboy defendia o safari.
Neste momento nada bate o iphone+appstore, esqueçam, não da hipóteses. E isso ve-se nas multiplas tentativas falhadas das outras marcas o imitarem, isso quer dizer alguma coisa, ou não?
o iPhone é mto mais que beleza. neste momento nao existe nenhum aparelho electronico capaz de o substituir, nem por sombras.
Eu digo isto relativamente ao iPhone porque é realmente um produto por excelência. Ninguem me vê defender assim um MAC, porque já não os acho tão extraordinários no âmbito dos laptops, como acho o iphone nos telemoveis/smartphones.
Podem andar por onde andar, falar o que quiserem que não vão mudar isto.
Não conheço bem a plataforma da Apple App Store. Mas a concorrência da nokia (com a Ovi) está a melhorar e bem. A verdade é esta não vale a pena mandar para o mercado 1001 modelos basta 3 ou 4 para mercados diferentes e com bom suporte (Aplicações/Software/Online).
O melhor ainda esta para vir. A Microsoft lancou os smartphones Kin com interface Zune. A HTC faz as melhores customizacoes do platforma Android. A Palm tem um dos melhores sistemas e qui ca melhor que a Apple, mas nao tem tantas aplicacoes. O melhor que a Nokia tem agora é o Maemo 5… E depois há samsungs e motorolas, etc… O mercado esta cada vez mais competitivo e cada vez ve-se menos inovacao, e no meio disto a Apple leva vantagem clara… Acho que a Intel e a Nokia deviam seguir o caminho da Microsoft e lancar uma nova plataforma que nao seja cópia do iPhone ou melhorar o sistema Maemo.
Eu concordo em parte.
E até quero comprar um iPhone.
Mas neste momento tanto o HTC Spirit e o Google Nexus One estão ao nível.
Fixe, tou a ver gente a criticar a interface; eu gostei ta muito bonita na minha opinião e gosto.
De quem feio gosta bonito lhe parece, eu acho bonita, é o meu estilo por acaso.
Será a saga “Nokia Returns”? Espero bem que sim pois adoro a Nokia tenho tido pena de não ter lançado modelos berrantes como foi o n95 no seu tempo, nos ultimos tempos.
boas…
tens andado perdido desculpa o termo mas a nokia tem lançado grandes telemoveis, como o caso do e63,e71,e72, não há marca que bata isto so quem tem um é que sabe, e eu sei porque sou um dos felizes possuidores de um.
mas existem mais modelos, como acima ja foram falados, não teem é um individuo por tras a criar stress na malta para a malta se sentir ansiosa de comprar.
Eu tenho mapas para o gps a borla actualizações, etc, ouço no meu e71 sms , emails etc, dicionarios, tem uma agenda brutal de tal forma que se calhar so a blackberry bate isto, enfim por um preço magnifico, não troco o meu gray steel por nada, desculpem mas esta é a minha opinião.
Em relação as guis, sim a nokia não tem umas guis tão limpas como a apple, mas a apple vende por causa disso a nokia vende por ter bons produtos cheios de funcionalidade,sem querer ferir susceptiblidades pelo que ja experimentei, ninguém bate o touch da samsung com linux LiMo, ninguém até agora bate a boniteza dos iphones e ninguém bate a funcionalidade e capacidade para trabalho da Nokia e Blackberry(esta nos touchs tem um sistema que se estivermos a falar de navegação web por exemplo ninguem bate estes equipamentos no touch, para o resto a samsung é brutal LiMo), assim como ninguém bate a sonyericson em musica radio, etc.
Eu acho que o mercado até esta dividido e bem dividido, quem quer um tm cheio de estilo compra um iphone, ou um e71 gray steel lol, quem quer trabalhar compra nokia. blackberry,quem quer ouvir musica compra sonyericson,quem quer um tm funcional e rapido no touch compra samsung.
cada um que escolha aquilo que quer…
cmps
Maluquinhos dos Gadgets…
E que tal um que faça chamadas??
VoIP
Beijing? Não será Pequim?
Exacto