ALERTA: Há 60 jogos Android infectados na Google Play
O Android é um sistema operativo móvel que frequentemente se vê exposto a problemas de segurança graves. Por mais mecanismos de segurança que se implementem, as “pragas” acabam por se infiltrar no sistema, fazendo até uso dos “componentes oficiais”, como é o caso da Google Play, que fazem parte do ecossistema Google.
Desta vez um grupo de investigadores descobriu que existem 60 jogos Android infectados na Google Play com o trojan Android.Xiny.
Ao todo são mais de 60 os jogos que foram publicados por cerca de 30 developers diferentes (inc. Conexagon Studio, Fun Color Games, BILLAPPS, entre outros) e que ainda actualmente na loja de aplicações do Android.
De acordo com um relatório da empresa Dr.Web's s, os jogos agora identificados incluem um trojan denominado de Android.Xiny, que consegue “despejar publicidade” no sistema, receber comandos por parte dos cibercriminosos e roubar várias informações do dispositivos, como é o caso do nome do operador, endereço MAC, versão do sistema operativo, tipo de cartão de memória, IMEI, etc.
Android.Xiny, o trojan que vem nas imagens
De acordo com as informações dos investigadores da Dr.Web, este trojan vem escondido (usando técnicas de estenografia) em imagens PNG, o que dificulta imenso a sua detecção.
Actualmente a Google ainda não removeu os jogos que incluem esta praga e não há, até ao momento, qualquer indicação nesse sentido. A par dos jogos, alertamos também para a existência 13 aplicações igualmente infectadas, mas com o malware Brain Test. É caso para dizer que a loja de aplicações a Google está toda "minada".
Este artigo tem mais de um ano
No problem. A google remove no telemóvel e do play.
remover do telemóvel é inadmissível. um aviso deverá ser o passo correcto. ter a possibilidade de alterar o que o telemóvel tem sem intervenção do utilizador é inaceitável e mostra que a empresa está de má-fé perante quem usa os seus produtos. e, bem vistas as coisas, para a google, o utilizador é o produto, o cliente é quem lhes compra publicidade…
Com a Xiaomi os telemoveis já vêm com a segurança devida e limpa os virus todos 😉
É verdade, o anti virus do xiaomi é muito bom! 🙂
Ao todo são mais de 60 os jogos que foram publicados por cerca de 30 developers diferentes (inc. Conexagon Studio, Fun Color Games, BILLAPPS, entre outros)
Só assim? Então a lista completa para as pessoas saberem se tem alguma delas e as poderem remover?
só 60 ? kkkkkkkkkkkkkkkkk
uma listinha era o ideal 😀
“Dr.Web for Android successfully detects all the known applications containing Android.Xiny.19.origin,” ou seja, querem vender
e que tal se dedicarem a explicar como se remove o ransomeware das escolas ?
Não se deixas adolescentes mexerem em PC’s até terem aulas de segurança informática.
+1
Se tiveres solução para isso, as grandes empresas mundiais contratam-te na hora 😀
Infelizmente não há solução, razão pela qual não há muito a dizer e/ou explicar. A única forma de libertar ficheiros encriptados por um ramsonware, é tendo o codigo fonte do algoritmo utilizado durante a encriptacão, o que obriga a que os criminosos sejam apanhados.
60 jogos … a loja está toda “minada”… enfim.
+1
+1
Falta a lista das apps infetadas para os leitores as poderem remover.
Quantos são no ios
zero.
fia-te. ainda há pouco se descobriu que não era bem assim. é so uma questão de se descobrir de novo…
Sabes que para seres programador APPLE paga 100+€ anuais e a apple verifica tudo o que coloca na sua store, caso o teu código tenha o mínimo considerável para suspeitar, ficas logo na lista negra deles?
É que sei do que falo e parece-me um pouco de falta de informação da tua parte….
E?
Vai lá ao Google procurar por: XCode backdoor
Pelos vistos ser pago ou gratuito não fez diferença nenhuma.
No Google bastava um filtro por país para resolver metade do problema, já que metade do lixo vem dos asiáticos. A outra metade era existirem regras para a publicidade, um banner é aceitável, um anúncio em fullscreen a meio de algo é o que me faz desinstalar a app logo de seguida.
Vai ao Google: Xcode backdoor
Adiantam bem os 100€…
+1
Independentemente do facto da app store da Apple ser relativamente bem controlada, estás ciente de que já aconteceu mais do que uma vez serem detectadas multiplas aplicações com bicharada, certo?
Se calhar não sabes do que falas de todo, nem tens metade da informação que pensas que tens.
Por exemplo, a APPLE confia a determinadas empresas para saber essa verificações (como centro de reparações APPLE), agora pode é haver manha lá dentro, mas sei que aquilo é super controlado.
É, continua a acreditar assim… é de clientes como tu que a Google precisa!
E em que sistema solar vives ?
“Software with the most vulnerabilities in 2015: Mac OS X, iOS, and Flash”
http://venturebeat.com/2015/12/31/software-with-the-most-vulnerabilities-in-2015-mac-os-x-ios-and-flash/
Os números do OS X e iOS incluem quase todas as falhas associadas ao browser. O mesmo não acontece nos números do Windows e do Android, sendo que o Android andou durante anos sem que a Google catalogasse as falhas para essa base de dados. É ver como os números do Android sofreram um enorme aumento a partir do momento que a Google começou a publicar. É ver como o Chrome tem + falhas documentadas do que o Safari.
E o Safari já funciona ou continua a crashar?
Boss,
deves ter alguma incapacidade de ler notícias dos últimos dias, só assim é que se entende que repitas e repitas a mesma coisa que já está + do que resolvida há 2 dias, e que por sinal nem me afectou no Safari. Mas pronto, o que te interessava era disparatar.
Entremos então nessa do “a mim não me afetou”, e eu posso afirmar que nestes anos todos nunca fui afetado por nenhum malware no Android, mesmo instalando várias apps de fontes mais obscuras, e já agora, não conheço niguém que tenha sido… e esta, hein?
uau, dificuldade em perceber a diferença entre risco e ocorrência, dificuldade em distinguir entre nº correcções e nível de insegurança, e dificuldade em perceber que a afirmação feita negava a tua ideia de inevitabilidade para o que se passou com o Safari.
Mas “pronto”, são tantas as dificuldades que convém dar um desconto.
+1
60 em quase dois milhões de apps… “toda minada”… lol!
E do Safari a crashar, não fazem um artigo, com um remate final iOS/OSX “todo minado”?
Aprovação?
Não são só estas…todas as semanas aparecem noticias destas.
É sempre engraçado pegar em números que medem coisas diferentes entre os sistemas que se comparam. Os números do OS X e iOS incluem quase todas as falhas associadas ao browser. O mesmo não acontece nos números do Windows e do Android, sendo que o Android andou durante anos sem que a Google catalogasse as falhas para essa base de dados. É ver como os números do Android sofreram um enorme aumento a partir do momento que a Google começou a publicar.
Mais engraçado ainda é que esses números não permitem avaliar insegurança, pois quase todas essas falhas são documentadas depois de serem corrigidas.
estás á espera de jornalismo neste tipo de sites? ter poucos erros ortográficos e escrever algo parecido com a realidade já é algo complicado de conseguir. não lhes peças algo mais complicado do que isso. e lembra-te, o publico alvo destas coisas é pouco letrado em informática, apesar de saber fazer umas coisas. a maioria nunca saiu da cave da mamã, não teve contacto com outros sistemas e não sabe analisar um texto ou ter um pensamento critico ou equilibrado.
Qual a razão de terem apagado o meu comentário que apenas citava o titulo de um artigo aqui do Pplware da autoria do próprio Pedro Pinto? Problemas em assumir o que se publica?
Vai-te informar 1º acerca da falha , visto que o chrome também a tem. Alias nem era para ser falha , mas sim um oversight …
Abc
Colocarem a lista é que era de homem…
Sim é verdade não sou defensor de nenhum sistema em particular até porque uso vários e cada um tem as suas potencialidades. Não uso mac ou iOS por opção não gosto. Agora sim já há vírus para Mac e iOS o último detectado alterava o firmware dos equipamentos e tal como na vida, na informática é tanto mais fácil a proliferação quanto mais pensarmos que só acontece aos outros. E mais quando não damos por isso. Com a explosão de utilizadores de Android comparativamente a iOS e mais rentável roubar dados de utilizadores em massa.
+1
Quanto ao assunto da notícia bem não é novidade. Agora realmente a loja está toda minada com 60 jogos infectados e umas quantas aplicações em quantos milhares? A lista? Já agora em quantos utilizadores no mundo inteiro?
Já fui jornalista e foi por isto que desisto e me dediquei a análise de resultados, as variantes não contam para nada… Enfim!
Instalam chinesices e depois queixam-se.
Para mim, todas as aplicações, pois é só publicidade que até chateia…. Proibir a pub abusiva era uma grande coisa q a google e outros deveria fazer…
Para mim não há problema. É raro eu fazer download de jogos para o android. Se quero jogar utilizo o meu iphone como consola de jogos, já que ele não serve para mais nada a não ser isso.
Novamente? Possivelmente a própria Google não se tem empenhado como devia, mas aqui não se pode deixar nunca de apontar o dedo ao utilizador…. inconsequente e parvo.