Microsoft Edge pode estar a guardar dados da navegação anónima
O novo browser da Microsoft, o Edge, veio com o Windows 10 e faz parte das muitas novidades que este novo sistema operativo apresentou.
Não é ainda um browser completo, mas caminha nesse sentido, com novidades constantes. Mas uma avaliação feita por um analista de segurança mostrou que o modo InPrivate do Edge afinal não é assim tão privado!
O modo de navegação privada pressupõe que não existam registos dos sites visitados ou da informação consultada no computador onde foi usado. Este modo garante a privacidade necessária aos utilizadores sem, no entanto, anonimizar o acesso.
Uma análise feita por um especialista de segurança revelou que afinal o Edge não respeita estes pressupostos e guarda a informação que lhe é servida no modo InPrivado.
Segundo este analista, toda a informação está a ser guardada no mesmo local onde os dados das navegações são armazenados, sendo assim possível a qualquer um aceder às navegações anteriores de qualquer utilizador.
Na verdade, esses dados não estão registados no histórico e acessíveis pelo browser, mas qualquer um pode explorar os ficheiros certos e obter essa informação sem qualquer esforço.
O problema, segundo o investigador que descobriu este comportamento, está no local onde os dados são guardados, o ficheiro WebCache. Estes tem dentro a informação referente não apenas ao modo InPrivado, mas também às navegações normais. Em concreto tudo fica registado na tabela Container_n, que pode ser facilmente acedida e a informação retirada.
Este não é um problema de segurança que comprometa os dados do utilizador, mas compromete a privacidade das suas navegações num modo que se esperava ser privado e que não fosse registado.
A Microsoft já reconheceu o problema e garantiu que está a trabalhar no sentido de o resolver e tornar o modo InPrivado realmente privado.
Este não é um problema novo nos browsers, tendo sido já detectado antes no Firefox, Chrome, Safari e Internet Explorer. É simples aos programadores deixarem sempre esquecido em qualquer parte do disco informação, mas a falha agora descoberta é óbvia demais!
Este artigo tem mais de um ano
http://www.reuters.com/article/us-samsung-elec-smartphones-idUSKCN0V501R
Muito sinceramente, a copiar que se copiem as coisas bem feitas! O sistema de atualizações da Apple é de longe o melhor pois garante que as últimas 4 gerações de dispositivos têm disponível a última versão do sistema operativo. É sabido que a geração mais antiga dessas 4 será a mais penalizada em termos de performance mas pelo menos têm disponível a última versão do sistema operativo!
PS: Sou utilizador muito orgulhoso da plataforma Windows (desde as versões Pocket PC), e não penso mudar, mas não tenho palas nos olhos!
Eu prefiro o internet explorer do que o edje
O edje não é o único que faz isto
Os navegadores tem de guardar algum cache para carregar a página mesmo em privado.
Isto também é mesmo só para crititar a Microsoft.
Mas o objectivo do modo anónimo é apagar essa cache quando saimos do browser.
Pouco me importa , não gosto logo não uso, Firefox de longe o meu preferido. No principio usei o Netscape Navigator , Mozilla e seguinte Firefox, já para não falar de outros, mas os 3 foram sempre os meus preferidos.
que comentário tão relevante ao artigo 🙂 parabéns
@ppfoasld.1 , Não entendeste ainda que os browsers da MS nunca foram perfeitos , têm sempre algo escondido e este não trás nada de novo nesse aspeto. Eu disse aquilo que penso e o valor que lhe dou e tu acabaste por não acrescentar nada. Afinal qual o comentário menos relevante? 🙂
“Têm sempre algo escondido e este não trás [traz] nada de novo”. Onde te baseias? E se fores a pesquisar pelo Pplware hás-de ver que não há nuito tempo apareceu um problema deste com o chrome e o safari.
Eu nem falei em Chrome ou Safari , volta a ler o meu post, que eu saiba só falei em Firefox, não confunda que ainda não é de noite.
Quais três? Mozilla e Firefox são dois browsers?
Antes de existir o Firefox existia a “mozilla suite” cujo browser se chamava “Navigator”.
O Mozilla foi um browser feito pela Mozilla antes do Firefox existir. Ainda me lembro de o ter como navegador pré-definido numa distribuição de Linux por volta de 2001, 2002. Era baseado no código do Netscape.
Boa oportunidade que perdeste para estar calado.
https://en.wikipedia.org/wiki/Mozilla_Application_Suite
Mais um caso que só vem confirmar o ciclo Bom/Mau da Microsoft:
Windows 3.11 = Bom
Windows 95 = Mau
Windows 98 = Bom
Windows ME = Mau
Windows XP = Bom
Windows Vista = Mau
Windows 7 = Bom
Windows 8 = Mau
Windows 8.1 = Bom
Windows 10 = Mau
Windows 10 = LIXO TÓXICO, só resta esperar que o próximo seja Bom…
O artigo é sobre o browser e tu vens com sistemas operativos??
Saves que a notícia é acerca de um browser, não de um sistema operativo, right?
O Browser edge é EXCLUSIVO e INTEGRADO no Windows 10!!!!
Ou alguém usa o edge com o Windows 7 ou 8.1????
Se sim – diz lá como…
Mas criticar um sistema operativo baseado no browser é obra. Acho o 10 muito bom e sempre critiquei os windows…
Não… não critico apenas o browser…
Neste caso critico “O BROWSER” que é o que está em causa no artigo.
Adoro essa lógica….
2x
Não vai haver proximo
+1
Isso é o que a Microsoft diz agora (2015/2016)!
…um sistema operativo como um serviço? – copiando a estratégia da Apple com o OS X. Um SO multiplataformas?
Hummm – daqui a meia-dúzia de anos – veremos…
Rapaz, o que andas a fumar? Seja o que for deve estar estragado.
Consideras o Windows 8 e 8.1 sistemas operativos diferentes?
Tu é que deverias questionar o que tens na cabeça… confundes Service Packs com Sistemas Operativos!
O Windows 8.1 é um Sistema Operativo DIFERENTE e INDEPENDENTE do Windows 8.0!!!!
“O Windows 8.1 (cujo nome de código é Windows Blue) é um sistema operativo posterior ao Windows 8 (da série Windows, desenvolvida pela empresa americana Microsoft), que foi anunciado no dia 14 de maio de 2013. A sua versão final foi lançada e disponibilizada para consumidores e para o público em geral em 17 de outubro de 2013.”
“…o Windows 8, a partir do anúncio oficial do Windows 8.1, passou a ser referenciado como Windows “8.0”.
In Wikipedia
De qualquer maneira, não entendo como é podes achar que o Windows 8 é mau e o 8.1 já é bom. São quase a mesma coisa, as alterações foram mínimas.
Só para que conste, eu não gostei nem do 8 nem do 8.1.
O Windows 8.1 não traz nada de surpreendente ou inovador, mas é uma evolução significativa em relação ao Windows 8. Na verdade, a versão beta do Windows 8.1 fazia a versão final do Windows 8 parecer um sistema operativo inacabado.
As inúmeras pequenas novidades, quando combinadas, fazem uma diferença enorme na experiência do utilizador: está muito mais prático e intuitivo.
Mas é só a minha opinião – e a de muitos outros…
Eu tb quero fumar disso… ehehehheh
Microsoft e privacidade são termos difíceis de conciliar nos dias que correm. Eu gosto do Edge, mas mesmo antes desta notícia, nunca me passou pela cabeça fazer coisas mais privadas ou que mexam com acesso a dados sensíveis nele. Nem confio nele para guardar a palavra-passe do e-mail. Para isso tenho o Firefox. A Mozilla é a minha marca de confiança.
Microsoft, Google, Apple actualmente são marcas de “desconfiança”.
Meu caro Pedro Simões, no próximo texto sobre estas e outras questões escreva sempre como estivesse a falar para totós, eu humildemente assumo que sou um totó nestas coisas e que não consigo chegar ao ficheiro que menciona. Por favor faça esse esforço.
Veem, os senhores estão a trabalhar, e o windows 10 Mobile? esses devêm estar de férias.! Ou baixa médica, com tantos problemas e afinações que continuam a corrigir, o desgaste e grande, mas pronto vamos esperar pode ser que quando sair ainda esteja dentro da validade, pode acontecer sair primeiro o windows 11 Mobile.
Para já W10 mobile (e com actualizações regulares) só está disponível na Serie x50. Os dispositivos mais antigos isso já não se sabe quando mas as ultimas versões do Insider já estão suficiente boas para utilização diária, pelo menos até agora não tenho tido nenhum problema.
Se não gostasse tanto do meu 930, mudava outra vez para a concorrência, coitados dos senhores da Nokia, a quem se venderam, Bill volta que estás perdoado, so uma folgazinha na reforma para limpeza na casa.