Conheça 6 dicas para conseguir usar melhor o Google Maps
Um dos melhores serviços que a Google tem está no Google Maps. É algo que não existia na Internet quando foi lançado e ainda hoje dificilmente a sua concorrência consegue algo tão abrangente e rico.
Para o usarmos ainda melhor, a Google tem desenvolvido pequenos extras que estão acessíveis a todos. Vamos conhecer 6 dessas pérolas que nos vão permitir usar o Google Maps de uma forma ainda melhor.
Disponível em praticamente todas as plataformas, este serviço da Google pode ser usado em qualquer local, permitindo não apenas saber onde estamos mas também dar informações sobre tudo o que podemos encontrar à nossa volta.
Vejam abaixo 6 dicas que compilámos para vos permitir usar o Google Maps de uma forma ainda melhor, fazendo uso de tudo o que tem para oferecer.
O Google Maps sabe para onde quer ir
O Google Maps tem agora uma funcionalidade que mostra ao utilizador onde ele quer ir. Baseada em toda a informação que foi sendo recolhida, é agora possível prever o seu destino e mostrar-lhe de imediato as condições de trânsito e outras condicionantes.
Para usar esta novidade apenas precisa de aceder à opção Condução ou, de forma mais directa, colocar o widget que a Google disponibiliza, directamente no ecrã do dispositivo.
Recorde os locais por onde andou
Porque a Google regista todos os locais por onde o utilizador passa, esta informação está disponível, não apenas para consulta, mas também para que estes possam avaliar ou alterar.
Para aceder a este histórico é apenas necessário escolher a opção A sua linha cronológica e depois navegar por cada dia e ver os locais por onde foi passando.
Se não se sentirem confortáveis com todo este controlo por parte da Google, podem facilmente desabilitá-lo.
Veja é se normal haver trânsito nos seus trajectos
O Google Maps não se limita a mostrar os mapas aos utilizadores. Tem também outras informações relevantes, como o trânsito, em tempo real. Mas tendo estas informações acumuladas, a Google consegue também prever as condições normais de trânsito em cada local.
Para aceder a estas previsões, e verificar se é expectável haver trânsito nos locais onde quer passar, só precisa de aceder à interface web do Google Maps e escolher a opção Trânsito do menu.
Depois surgirá a opção Trânsito em tempo real, na zona inferior do mapa. Alterem para Trânsito típico e vão poder escolher o dia da semana e a hora do dia. O trânsito previsto vai surgir no mapa.
O Google Maps trabalha sem rede
A utilização dos mapas da Google pressupõe a existência de uma ligação de dados para que os mapas sejam actualizados e toda a informação adicional seja também apresentada. Mas para evitar esta dependência, a Google criou o modo offline e agora qualquer zona pode ser guardada para posterior consulta.
Este é um modo muito útil sempre que formos para zonas com pouca cobertura de rede ou quando estivermos no estrangeiro, sem acesso ao nosso pacote de dados. Veja aqui como conseguir usar este modo offline, quer no iOS quer no Android.
Envie rotas para o seu smartphone
Com os serviços da Google cada vez mais interligados e acessíveis dentro do seu ecossistema, é normal que a Google tenha arranjado uma forma de enviar para o Android as pesquisas e os trajectos definidos na versão web do seu serviço de mapas. Depois de várias experiências ficou finalmente simples este processo, bastando ao utilizador usar o browser.
Naveguem então na versão web do Google Maps e, quando encontrarem o ponto pretendido, só precisam de escolher a opção Enviar para o seu telemóvel. Vejam de forma mais detalhada como o podem fazer.
Nunca perca nenhum transporte público
Há muita informação a que a Google tem acesso e que pode ser extremamente útil aos seus utilizadores. Uma delas são os horários dos transportes públicos que vai ter de usar nos seus trajectos. Esta é uma informação com grande grau de precisão e que podem usar com confiança.
Definam o vosso trajecto e, em vez de escolherem a opção transporte por automóvel, seleccionem a opção transportes públicos. Vão ver surgir para cada trajecto a hora de chegada do transporte que precisam e a hora a que este vai chegar ao destino. Desta forma conseguem saber se vão ter que esperar muito ou pouco tempo.
Todos estes pequenos extras estão já disponíveis no Google Maps para serem usados, facilitando a vida aos utilizadores deste serviço e mostrando que é já muito mais do que um simples serviço de mapas.
Se conhecerem outras dicas e as quiserem partilhar, deixem-nas nos comentários!
Este artigo tem mais de um ano
o google maps funciona sem os dados móveis? sempre que o utilizo numa viagemn tenho de ligar os dados móveis.
Através do GPS, assim como o meodrive e como muitos outros…
“O Google Maps trabalha sem rede” => Lê esta parte do artigo. Ainda não é perfeito, mas se souberes para onde vais podes descarregar esse mapa.
Só dá para descarregar uns km de cada vez, ou seja se a pessoa quiser por exemplo guardar um mapa de belém, tem de descarregar para aí umas 45 partes, que não podem ser juntas…
Man se não sabes não induzas os outros em erro. Até podes fazer o download de um país inteiro
podes é fazer o download de várias partes de um país no google maps, ao contrário do here que aí sim fazes o download do país e podes guiar-te offline… Tu é que não induzas os outros em erro, se queres falar, fala de algo que saibas, evitas fazer figura de parvo.
O Google Maps para calcular o trajecto precisa sempre de Dados.
A consulta do mapa e obter a localização actual pode ser feita em off-line o que permite poupar muito em dados.
O Google Maps continua sem voz sintetizada em PT. Por essa razão, continuo a usar o Waze.
É para esquecer.
O Here drive e o Here maps é melhor, com mapas offline para o mundo inteiro, com atualizações garantidas, navegação por voz em português tuga e tudo gratis.
O serviço HERE é, de facto, muito bom; a hierarquização de trajectos está melhor até que no TOMTOM. Apenas tem um problema (acho): não dá para adicionar POI´s. Nesse campo o Google Maps é bem melhor e (por vezes demasiado) exaustivo.
Não, esse problema não existe, basta ires a “opções de mapas”, selecionas “ver no mapa” e escolhes as categorias de POI que queres visualizar.
Acrdito que nos Google maps estaja mais completo nesse aspeto mas também mais “poluído”.
O Here dá para criar um lista de favoritos. No WP10 a aplicação nativa de mapas foi bastante melhorada e dá inclusive para criar atalhos das localizações. Mas mesmo assim o Google Maps é superior e mais completo
Vais a definições – opções de mapas – ver no mapa, depois escolhes as categorias de POI que queres que sejam visualizadas.
Em alternativa usas o Here City Lens que é dedicado aos POI.
Concordo que o Google maps seja mais completo mas também mais poluído.
Superior em algumas coisa inferior noutras, mas em modo offline é sem duvida muito melhor.
Uma funcionalidade que utilizo bastante é o Here My Commute, basta colocar nos Live tiles e sabe-se automaticamente quanto tempo demora a chegar a casa/trabalho.
Qual é o Here Drive? Só conheço a app Here Maps.
Excelente artigo.
Quando preciso uso o here. Agora para planear percurso e encontrar pontos de referência, não há melhor que o g maps.
Não consigo perceber como funciona o modo condução, click e abre o google maps exactamente da mesma forma como abre um google maps normal
E os Windows Phone a ver navios….
O assunto é Google Maps… é daquelas coisas que se todos os sistemas usarem o Google Maps… dá para todos 😉
Como adicionar um local favorito e mudar o nome?
É que ficam as coordenadas e dava jeito mudar o nome para qq coisa que permitisse distinguir facilmente!
Tive de desinstalar, consumia a bateria em 35%!!!! One plus X…
Qual a melhor alternativa???
Eu uso o Meo Drive e é impecável…
Muito bom e é Português mas o mapa é menos completo. Vivo numa zona rural e há vários caminhos que aparecem no Here drive e não constam do Meo drive.
Além disso se passas a fronteira lá tens que adquirir o mapa de Espanha, só o mapa de Portugal é que é gratuito.
Here drive e Here maps
Para mim ainda melhor só mesmo o Maps.ME, descarregas mapas grátis de todo o mundo com a versão derive ou apenas mapa, para quem viaja não há melhor
Não passou pela cabeça de ninguém que seria uma boa coisa fornecer a localização dos radares como, aliás, já há no waze ?
O Waze é da Google e já tem alguma integração com o Google Maps. Radares acho que não, mas acidentes sim.
O here é de longe melhor que o google maps já que funciona offline (isto é o google maps é dependente de internet para nos podermos orientar…) para ficar perfeito o here precisaria de três funções: em lisboa carros antigos não podem circular em certas zonas, como tal o gps deveria permitir definir o ano do veiculo para o condutor não ser enviado para essas zonas de risco de coima; por vezes as ruas estão em obras, deveria ser possível informar o gps que aquela rua está fechada para irmos por outra, já que muitas das vezes estamos a fazer inversão de marcha e ele continua a mandar para o mesmo sitio, só muito tempo depois é que faz a orientação para uma nova rota; no wp10 o here tem as coleções todas misturadas, isto é, ao contrário do android em que a pessoa pode criar “pastas” (chamadas de coleções) e pôr lá os favoritos no wp10 as “pastas” não aparecem os favoritos estão todos misturados…
Mas se vamos tentar um regresso ao passado, podemos recorrer às cartografias com navegação pelas estrelas e antes de iniciar a viagem certificam-se que lavemos todos os mapas…
O Google Maps com ligação à Internet tem funcionalidades tão boas que muitas pessoas o usam diariamente no trajeto casa-emprego-casa e mostra para aquele momento qual o melhor trajeto com base no transito real (sejam acdentes ou apenas engarrafamentos), claro que isto não é possivel offline. Estamos na era da Internet e croudsourcing por isso quem usa benefecia dos dados na nuvem e ao mesmo tempo está a colaborar com novos dados.
A menos que seja como muitos dos empresários (chicos-espertos) que tem uma empresa que dá prejuizo, porque o empresário tem o ferrari… em nome da empresa e por isso não se precisa de preocupar com os recursos disponíveis (quando falir, faliu), não se compreende o comentário tão idiota, aliás vê-se que não sabe que o here também funciona online e faz o que disse que o google maps também faz, mas faz mais e por isso é melhor, funciona offline e não está dependente de internet (já que não vive da recolha de informações para vender anúncios, não lhe interessa os seus interesses… pontos de passagem ), como já disse para ficar perfeito é fazer as atualizações que já identifiquei. Por isso mike, experimente antes de falar, pode ser que goste. Além de poupar recursos, para outras coisas, como por exemplo para cafés… para ver se acorda.
Experimentem mudar o idioma do Android para Ingles UK e vejam a diferença na voz de navegação do Google Maps.
Muito mais informativo nas indicações por voz, só tem o problema dos nomes das ruas nao se perceberem com stotaque ingles, mas exoerimentem a ver se não parece um co-piloto/navegador do futuro 😉
É a melhor app de navegação.
Precisa colocar a opção de poder viajar de barco. Alguém sabe como salvar os roteiros criados?
Alguém sabe dizer como ativar a opção de voz de informação de trajeto? O telemóvel está em pt-PT mas essa info é uma voz em pt-br. Agora não dá voz nenhuma. Mas as indicações de direção continuam
Um grande handicap do Google Maps é a não identificação de radares. Costumo ser multado em sítios absurdos…
“Costumo ser multado em sítios absurdos…”
Sim, é com jeito a culpa de costumares(!) ser multado é do Google Maps…
Se podia ter avisos de radar, podia, assim como apresentar o limite de velocidade onde nos encontramos, por exemplo. Contudo, apesar da detecção de radares ser uma feature bastante “popular”, talvez a Google dê preferência a outro tipo de coisas, e ache que as pessoas têm de cumprir as regras da estrada e se não o fizerem, têm de arcar com as consequências. Ou então vão apostar, mas através do Waze.
Isto sou apenas eu a supor.
Concordo com a observação, mas… quantos aqui já não atravessaram a ponte 25 de Abril, e, à saída da ponte, e em direção à margem Sul, iam a mais de 70Km/hora ? Pois eu fui multado por ir a 87 Km/h… Não sou um condutor de excessos de velocidade… nem tenho idade para isso. Mas sei que uma observação destas daria azo a respostas iguais à que recebi. Mas fico contente que o amigo seja um condutor exemplar. Isto, é claro, sou eu a supor…
Supõe mal, e sabe bem disso. Escusa de ser irónico.
Não sou condutor exemplar, à excepção dos casos da porcaria dos telemóveis enquanto se conduz, que é algo que não faço, e em determinadas situações é mais perigoso que a velocidade.
Quer queiramos quer não, se não cumprimos as regras, corremos o risco de ser apanhados, e temos de sofrer as consequências. Logo, o Google Maps podia ter avisos de radar? Sim, podia, contudo, nessas situações a culpa é nossa.
o meu Google Maps só anda por caminhos alternativos quando evito portagens porque não anda por nacional