Proteja com password qualquer ficheiro a partir do seu browser
Hoje trabalhamos com muitas suites e ferramentas que já trazem sistemas de protecção de ficheiros. A suite da Microsoft, o MS Office traz embutido um sistema que cifra os ficheiros, o Adobe Acrobat tem o seu sistema que coloca palavra-passe num ficheiro PDF e até há suites gratuitas possuem já esta funcionalidade.
Contudo, a quantidade de serviços e ferramentas é tão grande que poderemos ter de utilizar algum que não tenha a opção de colocar uma protecção, uma senha num ficheiro. Não há problema, use esta ferramenta online o ZipIt.
O que é o ZipIt?
O ZipIt é uma aplicação baseada no browser que tira proveito da criptografia web e dá ao utilizador a possibilidade deste poder bloquear com uma palavra-passe qualquer ficheiro.
É tão simples como abrir o serviço, arrastar para lá o ficheiro, definir a palavra-passe que pretende e receber o ficheiro totalmente cifrado. Não necessita de qualquer instalação do seu lado.
Então como funciona?
Primeiro visita a página https://zipit.io e agora clique em cima da área onde diz "Select a file to encrypt... Or drag and drop a file here."
Agora, na janela que aparecerá de imediato, coloque a palavra-passe que quer para cifrar o seu ficheiro:
Depois do ficheiro estar cifrado, pode fazer mais ou descarregar o que cifrou:
O ficheiro cifrado, com a sua palavra-passe, será descarregado com a extensão html. Ao abrir o ficheiro agora cifrado, a página será carregada pelo browser que necessitará da senha que escolheu quando cifrou o ficheiro, desta forma ele irá decifrar o ficheiro antes protegido.
Esta técnica permite que numa máquina que não é sua ou em qualquer lugar, facilmente correr este serviço online, enviar um ficheiro com alguma protecção e ter a certeza que do outro lado, quem receber, para o ler tem de saber a palavra-passe. Fica a sugestão.
Este artigo tem mais de um ano
Com CMD faze-se isso facilmente…
Parece um serviço interessante.
Obrigado pela dica!
O ficheiro fica alojado em alguma espécie de cloud? tipo wetransfer?
Não. Isso está indicado no site…
Muito bom, claro só possivel devido ao HTML5
treta, nao serve para nada, o suposto ficheiro protegido nao da para descarregar.
Não dá? Olha os screens que eu fiz. O meu dá. Que browser usaste?
e quem vai nos proteger, se o zipt for hackeado? algo que ocorreu a pouco tempo assim como LastPass? Ainda prefiro, a regra, o que eu sei, o que eu tenho, o que eu sou, do que deixar tudo num serviço que tem mais possibiidades de ser fail
…com alguma proteção…
Isso é tipo cloud? Podemos aceder ao ficheiro em qualquer terminal ou tem que ser mesmo onde está o ficheiro original?
Não, não tem nada de cloud.
Vamos lá a ver se eu percebi bem: sou suposto entregar nas mãos de um site um ficheiro que eu quero encriptar (por exemplo, um ficheiro que contém todas as minhas passwords de acesso bancário). Só se eu fosse louco!
Sim, só um louco mete um ficheiro com passwords para cifrar, so mesmo um louco. Agora, um ficheiro com um trabalho que queiramos manter cifrado e que só tenha interesse para uma determinada pessoa, que mesmo que alguém o intercepte, o que vai fazer com ele Pedro??? Nada, certo?
Mas pronto, a dica ficou para quem precisa.
Parece-me um mau princípio. A pessoa habitua-se a usar o site para cifrar ficheiros que realmente não são muito importantes até que um dia diz “ooopps, eu não devia ter cifrado ESTE ficheiro através do site”.
A segurança é, acima de tudo, uma questão de auto disciplina e de rotinas das quais a pessoa não se desvia NUNCA. Nessa perspectiva, usar serviços destes parece-me uma má ideia.
Mas o Pedro leu o texto? É que não faz sentido o que está a dizer. 🙂 é que nem é necessário usar sempre este serviço, contudo, em vários momento, naqueles onde não há mais nada à mão, este é um serviço que pode ajudar. Fora isso, não falta nativos serviços de encriptação nas suites que usamos.
It works man 🙂 thankd
Vai dar jeito para cenas rápidas.
Prefiro AxCrypt, permite também enviar um ficheiro excriptado e quem o receber não necessita do programa para desencriptar, só precisa da pass
O OSX traz isso de origem, sem ser necessário recorrer a third party.
Não sei como será no WIN mas provavelmente também deve ser possível.