Alerta PSP: Ecrã fraudulento no serviço da CGD
Com a segurança dos serviços a aumentar significativamente, os ciber criminosos são obrigados a pensar e criar técnicas de ataque mais eficazes! Sendo o Home banking um dos serviços que mais atrai os ciber criminosos, todos os cuidados são poucos tanto do lado da administração do serviço como do lado dos utilizadores.
Sabia, por exemplo, que os utilizadores estão a receber “Ecrãs fraudulentos” para roubo de informações pessoais?
De acordo com a própria CGD e PSP, têm existido tentativa de fraude com recurso a ecrãs fraudulentos simulando serviços de Internet Banking, sob o falso pretexto da realização de uma actualização de dados de identificação, visando comprometer informação pessoal e confidencial de clientes.
Esta fraude tem como base software malicioso que é instalado no equipamento informático do cliente, apresentando ecrãs falsificados (imagem ilustrativa que se segue) que simulam serviços de Internet Banking.
Se é utilizador da CGD e outros bancos tenha sempre a atenção onde coloca os seus dados pessoais. Um email cuja origem lhe é, aparentemente, familiar pode ter propósitos fraudulentos! Suspeite sempre de emails que lhe peçam qualquer acção ou interacção, já que podem conter vírus indetectáveis. Não responda. Não clique em links nem abra ficheiros.
Nota: Por lapso, informamos que o alerta tinha sido dado pela GNR mas de facto foi pela PSP via página do Facebook.
Este artigo tem mais de um ano
Sou cliente CGD e até hoje nunca recebi emails fraudulentos. O email com que me registei também já não existe portanto por email comigo não se safam… 3:)
Eu recebo email phising do BPI e nunca fui cleintes deles…
Não encontro o alerta da GNR nem no facebook nem no site da GNR.
Eu alteraria o texto para alerta CGD.
A PSP também difundiu o alerta…
https://www.facebook.com/policiasegurancapublica/posts/946318735423641
Sim, o alerta foi via PSP no Facebook. Já alteramos. Obrigado.
As pessoas ja aprendiam a usar um browser.
Se não tem o aloquete fechado, não é seguro.
Essa sugestão não é um indicador de segurança. Não partilhar dados é o princípio básico.
Nem mais
oi???
Um cadeado aberto ou fechado ou até uma estrelinha a dizer seguro qualquer pessoa coloca como imagem!
O mais importante é olhar para o URL, ver se estão no domínio correcto. O ideal mesmo é não vir de nenhum link e digitar sempre o URL.
Por mais avisos que se façam, há pessoas que definitivamente não deviam mexer “nestas coisas”. Como familiar próximo de um bancário, posso dizer a todos que aqui passam, que nem imaginam as histórias que já ouvi quando se trata de ouvir desculpas sobre comportamento inadequado por parte dos utilizadores das plataformas que os levam a fornecer a desconhecidos códigos de acesso, coordenadas das matrizes de segurança…enfim, tudo !
Este comentário foi removido.
Ninguém tem o condão de ser tão extremamente experto, instruído, sábio como você…
Tchiii…
Há pessoas que não têm conhecimentos de informática, desconhecem as técnicas de hacking e phishing e agem de boa fé. Serão analfabetos informáticos, porém
chamar-lhes o que chamou, é um insulto para todos os deficientes, o que demonstra a sua insensibilidade e equivalente analfabetismo.
é simples contornar este tipo de problema, mas as pessoas insistem em facilitismos. se vos aparece um email a dizer que tem de fazer isto ou aquilo, JAMAIS cliquem nos links desse email e vão diretamente ao serviço através do browser. por exemplo, se recebem um mail supostamente da CGD, não cliquem nos links que contém, abram o browser e digitem cgd.pt. a página oficial da caixa vai ser aberta, introduzam manualmente os vossos dados e vão confirmar a informação do mail. simples.
O problema é a publicidade dos bancos. O meu banco (BPI) envia-me mails de longe a longe com publicidade para certos serviços. Por todo o mail surgem links que vão dar a páginas do banco. Outros que usam o tunnelling para irem dar a serviços que tem acordo com o banco.
Quem tem contas, recebe mails deste género e quando recebe um falso, só liga ás imagens.
Da CGD, ainda não recebi nada nesse sentido, no entanto, durante os últimos 15 dias, já recebi vários e-mails (supostamente) do Paypal, para actualizar os dados, onde me são dados vários links para o fazer.
Não entro por aí mas através do site como sempre tenho feito. Procuro por todo o site e não encontro nada para actualizar dados. Certamente o mesmo esquema…
De certeza António. Tenho recebido e-mails semelhantes e nem conta no Paypal tenho!
Idem. Mas bloqueio sempre.
ATENÇÃO! Existe uma acção que se deve implementar na abertura de sites da banca; Entre com o login errado. Óbviamente que a página não abrirá. Dessa forma saberá que está sendo atacado… Desista de entrar e contacte com o banco para informar o sucedido. Se, ao entrar com o login errado, a página lhe der um erro, então, estará certamente na página do banco.
Tudo o que receberem, supostamente em nome da CGD, por e-mail, é falso. Os serviços online deste banco nunca, mas NUNCA enviam e-mails. O serviço de mensagens é interno, feito através da Caixa Directa Online.
Isso não é bem assim. eu já recebi e legítimos… embora raro!
O portugal finalmente está acordar para o cyber crime, vem um pouco tarde.
preparem-se pois este ano vai ser de arromba.
O meu conselho: não façam homebanking se não sabem se o vosso pc está contaminado ou não, lembrem-se que aquilo que parece nem sempre é na verdade… INTERNET É UM MUNDO MUITO PERIGOSO. CONSULTEM UM ESPECIALISTA DE CYBER SEGURANÇA