FLocker – Ficheiros protegidos de forma simples
A segurança dos nossos dados é (ou deve ser) cada vez mais uma preocupação. E não se deve limitar apenas aos nossos dados pessoais. Os nossos ficheiros e/ou documentos devem ser também levados em conta. Foram já apresentados no Pplware diversos softwares que permitem aplicarmos passwords ou cifras a ficheiros.
Hoje apresentamos uma outra pequena aplicação que irá permitir colocar uma password nos nossos ficheiros. Para além disso tem uma uma vantagem que, penso eu, a torna única.
Falo-vos do FLocker. Esta pequena aplicação, à semelhança de muitas outras permite colocar uma palavra passe num ficheiro e que impede que qualquer pessoa tenha acesso a ele. Mas esta vai um pouco mais à frente. Permite que não necessitemos de uma ferramenta para abrir o ficheiro protegido.
Ao cifrarmos o ficheiro ele cria um executável com tudo o que necessitam para o abrir mais tarde. Esta funcionalidade é o que torna o FLocker único.
A sua utilização é extremamente simples. Após lançarem a aplicação basta definirem qual o ficheiro a proteger, colocarem a palavra passe e definirem se o querem apenas em modo de leitura ou acesso completo. É então criado o executável com o vosso ficheiro protegido.
Quando o quiserem abrir basta executarem o ficheiro gerado e que partilharam e colocarem palavra passe na caixa que vos for mostrada. O ficheiro será extraido e será lançada a aplicação definida para abrir o tipo de ficheiros que partilharam.
O FLocker é sem dúvida uma aplicação a ter em conta. Usem-na para transmitir os vossos dados mais sensiveis pois nunca sabem quando estes não vão parar a mãos alheias. Desta forma protegem-se e aos vossos dados.
A aplicação vem em dos formatos, um instalável e outro portátil. Escolham aquele que mais se adapta às vossas necessidades.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: FLocker 1.2 [825KB]
Download: FLocker 1.2 Portable [792KB]
Homepage: FLocker
Este artigo tem mais de um ano
Não resulto para mim… já agora podiam por alternativas, gostava de um programa desses que desse para pastas e ficheiros…
Cryptainer faz isto e muito mais.
Para além de, como este, criar executáveis com ficheiros encritados, também permite criar ‘cofres’, ou seja, drives virtuais encriptadas na tua máquina.
Ora aí está uma pérola, so a funcionalidade de permitir que envie o ficheiro encriptado e o exec, de forma ao destinatário nao precisar de saber qual programa utilizei para a encriptação, é fantástica.
Vou utilizar. Obrigado
Concordo. Hoje em dia, principalmente em pequenas e médias empresas, as informações tidas como confidenciais devem ser protegidas.
Pensem por exemplo que ao enviarem uma cópia dos vossos documentos por email… correm sempre o risco de os mesmos acabarem nas mãos erradas.
Eu uso o Steganos LockNote (http://www.steganos.com/us/products/for-free/locknote/overview/)
É apenas um executável que funciona como bloco de notas e guarda a informação dentro de si mas pode ser editada.
Não funciona… 🙁
Para esse efeito (para quem quer apenas colocar uma password e não encriptação) costumo usar o File Protector da IOBIT.
a mim tambem nao funcionou… Instalou tudo direito mas quando o procuramos ele nao existe…
Ajuda?
então se eu proteger uma pasta com senha ngm conseguirá abri-la exceto eu? ou ela só protege comtra alterações etc??? Obrigado 😉
Bem, aquilo que todos procuramos ninguém indica: um programa que permita encriptar uma pasta e todo o seu conteúdo, sem necessidade de drives temporárias/virtuais, bla bla bla e etc
Neste Flocker vejo uma desvantagem grande que é o criar um .exe, para enviar depois por email não dá muito jeito, digo eu, com a quantidade de virus e tal que são enviados por email vindos de contactos de msn e tal com extensões .exe… normal é que se desconfie de tudo
Falta mesmo é um EncryptOnClick com versão de encriptar pasta (e não encriptação de subpastas e subficheiros, como acontece na maioria das aplicações)
Digo eu…
Se cria um executável depois é aquela chatice para enviar/receber por email: algumas contas não permitem. Tem que se mudar o nome da extensão.
No artigo não é referido o nível de segurança da cifra desse programa.
O iZarc ou o WinRAR têm a funcionalidade de fazer executáveis “auto-extractores”… e com um pouco de trabalho permitem adicionar comandos de execução. Normalmente compacto cada um dos meus programas “portable” num ficheiro executável cifrado protegido por AES 256 bit.
Só é AES-256 verdadeiro se a pessoa colocar um código com 40 caracteres (ASCII) ou 77 dígitos… para garantir a máxima segurança… caso contrário é mais fácil atacar a senha que o código criptográfico em si.
Ainda não testei, mas acho um bocado chato por criar executáveis, sujeitos a que um vírus os destrua ou danifique, para alem de se é um exe, só trabalha em alguns Windows 🙁
Não Compliquem!!! O que é FÁCIL.
——- MY LOCKBOX ——- http://www.fspro.net/my-lockbox/
é o que uso.
enjoy
Boa noite.
Já ouviram falar do “SafeHouse Explorer”?
Faz tudo isso e mais alguma coisa…
Avaliem e comentem p/f
Cpts.
Instalei o Cryptainer e não sei como “devolver” aquele espaço ao disco, ou seja, acho que criei uma partição e agora gostava de saber como retomar a posição inicial.
Obrigado
Com a janela do Cryptainer aberta, selecciona a drive encriptada (a que criaste) e clica no botão “Unload”.