Microsoft muda as suas regras contra o adware já em 2016
A Microsoft procura constantemente adaptar os seus sistemas para garantir aos utilizadores a máxima segurança. Por isso resolveu agora alterar as regras que tem definidas para o adware e passar a impor limitações à forma como estes conseguem alterar o Windows e apresentar publicidade.
As novas regras da Microsoft pretendem garantir que a publicidade apenas será apresentada aos utilizadores através do browser e que este adware não pode ser instalado sem que os utilizadores tenham conhecimento e consciência do que estão a colocar nos seus sistemas.
Este bloqueio vai também incidir em adware que conseguem alterar parâmetros do Windows e manipular o fluxo de dados. Na prática, vai impedir que aconteçam alterações provocadas por técnicas “Man-In-The-Middle” (MITM).
Estas técnicas incluem o forçar de anúncios e promoções através do uso de proxys e alterações das definições de DNS, sem o consentimento expresso dos utilizadores. Não são também seguras porque permitem que sejam usadas para instalar malware nos sistemas ou até para espiar informação cifrada e as comunicações feitas.
Caso estas regras estivessem já aplicadas, exemplos como o software Superfish não teriam acontecido e o Windows e os utilizadores estariam mais protegidos.
Esta protecção adicional e estas novas regras vão entrar em funcionamento já em 2016, mais precisamente no dia 31 de Maio.
Para garantir que esta é uma transição pacifica, a Microsoft já começou a pedir aos programadores para respeitarem estas novas regras.
Com estas medidas colocadas em prática, os utilizadores vão ficar mais seguros. Não vai ser possível aos programas de adware saírem da esfera dos browsers e nem alterar parâmetros do sistema sem a autorização dos utilizadores. Quem não agir destas forma e respeitar as regras, alertando os utilizadores, vai ser marcado como malware e bloqueado de agir dentro do Windows.
Este artigo tem mais de um ano
Regras que já deviam existir algum tempo! Boa medida.
Já vem com alguns anos de atraso mas mais vale tarde que nunca.
Sim. Sei de algumas empresas que há bem mais anos que prometem fazer e andam para fazer algo de muito importante e até hoje ainda nada… *cough* Adobe *cough* (não deve ser difícil saber o que é)
Para quando a atualização para os smartphones com o Windows 10 isso sim era notícia assim é mais propaganda claro falsa
Janeiro de 2016… Já disseram à algum tempo.
Para aqueles que desligam as atualizações, um bom 2016 cheio de adware 😉
Windows 10 é o melhor sistema operativo actual, os nerds que n venham ca com os seus linux e macs, windows é o unico que esta para o utilizador para o utilizador
isso está correcto para quem apenas conhece o windows ou prefere realmente o windows.
há vários tipo de utilizadores, com necessidades diferentes. logo, há várias soluções.
rotular quem prefere uma solução diferente da que apresentas como “nerd” revela desconhecimento total do tema ou má fé na sua abordagem.
+1 ao artigo!
Windows 10 é um adware por si só, todos os governos sérios proibiram o Windows 8.
Deixa mas é a bebida…
LoL….. boas festas.
isso seria verdade se houvesse governos sérios.