OpenStack: Sistema Operativo para Cloud Computing
O conceito de Cloud Computing veio inovar a maneira como os recursos das TI são “consumidos”. Dentro dos softwares de desenvolvimento de ambientes Cloud open-source, o OpenStack tem vindo a destacar-se dos restantes como por exemplo o CloudStack, Eucalyptus, entre outros, graças ao suporte e contribuição de grandes empresas como a Cisco, Rackspace, NASA.
O OpenStack pode ser denominado de um Sistema Operativo Cloud que gere grandes quantidades de recursos computacionais num ou mais datacenters. Suporta todos os tipos de ambiente Cloud, tem uma arquitetura “modular”, com vários componentes que se interrelacionam para proporcionar os serviços desejados, cada componente tem um “nome de código” e uma API própria. Os utilizadores podem gerir os recursos através de uma interface web (Dashboard – Horizon) ou por linha de comandos via API.
A API do OpenStack tem compatibilidade com os serviços EC2 e S3 da Amazon Web Services o que permite interoperabilidade de aplicações e maior facilidade para implementar Clouds híbridas.
Principais características do OpenStack:
- Open-Source
- Fácil gestão via API ou interface web
- Vasta capacidade de rede (fácil integração de load-balancers, IDS, firewalls, DHCP, NAT, VPNs)
- Escalabilidade e resiliência dos serviços
- Suporta vários Hypervisors (Xen, KVM, Microsoft Hyper-V, VMware ESX, bare-metal servers - Ironic) >
- API compatível com AWS
Recentemente foi lançada a distribuição Liberty que conta com quatro novos componentes (Zaqar, Manila, Designate, Barbican),um conjunto de melhorias a nível de segurança, gestão de Clouds híbridas, performance e escalabilidade dos componentes, e a adição de novas funcionalidades.
Este artigo tem mais de um ano
Não chega nem perto do OSX.
Oi???
LOOOOOOOOOOOOL
Hauahauahauaahauahauahuahauahaua, acho que o pplware tem bots geradores de comentários “polêmicos”. De alguma forma tudo resume-se Linux Vs Windows Vs OSX ou IOS Vs Android Vs WindowsPhone. A Christina Rocha deve ter treinado esse Bot deles…
Se tivesse um taco de baseball digital….
Isto é um sistema operativo para ambientes cloud, ou servidores. A Apple já há alguns anos que já não faz servidores, quanto mais OSX para servidores.
É bom ver pessoas a mandar postas de pescada do que não sabem 🙂
João esquece lá isso. Completamente desenquadrado o teu comentário
Claro que nem chega perto, isto está lá em cima, na nuvem 😀
+1
Eu até que sou fan do OSX mas este comentário bateu os records de ignorancia é o que dá falar a toa…
Como a noticia indica é um Sistema Operativo Cloud que resumidamente o que faz é uma gestão transversal a tudo o que é infraestruturas (rede, storage, servidores), consegues ainda gerir diversos hypervisors e todo o processo de criação de maquinas virtuais por templates predefinidos e conseguindo alocar mais recursos posteriormente.
um bem haja para todos
Comentários ignorantes de fanboys (tanto me faz a marca) deixam-me sempre a rir à gargalhada.
João dá para ver que não entendes-te nada deste post e desta Tecnologia
Comentário só para deixar os utilizadores OS X mal…
Invejosos…
Cara, são duas coisas COMPLETAMENTE diferentes…
Acordou, bateu com a cabeça e disse:… “Não chega nem perto do OSX.”
aqui se pode ver, que as pessoas sem conhecimentos, nem sequer oportunidade de experimentar, mandam a posta de pescada, devem ter umas palas em frente aos olhos como se fazia com os burros…
provavelmente nem um mac tem… só msm iphone ou ipad… mas a apple é a melhor em tudo… 🙂 e se nao for, na cabeça deles é e aí de quem diga contra 🙂 gente mesquinha…
Quer dizer que o OpenStack não é um Sistem Operativo, isto porque ele não corre em cima do metal.
Só corre em cima de um Sistema Operativo, tipo Ubuntu, Red Hat, etc…
olha outro….
O Bimba tem razao.
Para alem disso as vantagens enumeradas nao sao assim tao consensuais. O OpenStack pode ser o futuro das solucoes de virtualizacao, masneste momento ainda esta longe das solucoes comerciais de virtualizacao.
Calma pessoal…
Isto ‘e materia para SysAdmins. Quem nao o ‘e… please… shhhhhhh… zap or study.
Openstack é um mundo, em termos de funcionalidades e configurações que podem ser feitas.
Se formos ao site principal do projecto podemos ler as linhas gerais que dizem “Open source software for creating private and public clouds.”
Se acedermos à explicação que eles dão, sobe o titulo de Visão Geral, lemos então o que pode ter gerado alguma confusão “OpenStack is a cloud operating system that controls large pools of… etc”
Sendo puristas, realmente não é um sistema operativo, no entanto, gere o “metal” que lhe damos no momento da configuração!
Como já foi dito anteriormente, e bem, o Openstack (os vários módulos que o podem constituir) assenta em cima de um sistema operativo Linux.
A interface que o Openstack disponibiliza para a gestão da sua infraestrutura é igual, desde um simples projecto de 3 ou 4 maquinas até ao nível empresarial de um data center, no entanto, a sua arquitectura interna, os módulos que devemos instalar terão de ser adaptados à magnitude pretendida.
Está documentado na comunidade Openstack que a variedade e complexidade dos serviços instalados deverão aumentar de modo a fazer face ao aumento da exigência feita á plataforma.
Só tenho uma coisa a dizer… hum….
Para acompanhar…
Não chega nem perto do windows server 2016.
pessam ai a iso ao abelhas.????
osx …. lol.