FEUP cria ferramenta…
para invisuais acederem à Internet! A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) apresenta quarta-feira uma nova ferramenta que vai facilitar o acesso de invisuais à Internet, disse hoje à Lusa, no Porto, fonte da FEUP. A solução encontrada resulta de um projecto de investigação do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores daquela faculdade, coordenado pelo professor Diamantino Freitas. O programa, denominada Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã (CALE), constitui - segundo Diamantino Freitas -«uma ferramenta inovadora para o acesso de invisuais aos computadores pessoais». O CALE foi criado a partir de uma ideia proposta por um grupo de pessoas cegas ou com baixo índice de visão. Estas foram também responsáveis pela elaboração dos conteúdos, enquanto o motor informático do programa foi desenvolvido na FEUP.
Apresentado sob a forma de um CD multimédia interactivo, com saídas através da linha Braille ou de voz sintetizada, este projecto, em forma de curso, foi concebido para o leitor de ecrã JAWS (Job Assisted With Speech), um software desenvolvido pela Freedom Scientific. O curso é constituído por diversos módulos relativos à navegação em ambiente Windows, nomeadamente Internet Explorer, Microsoft Word e Excel, entre vários outros programas utilitários.
«Com módulos para os vários níveis de conhecimento - iniciado, intermédio e avançado - o CALE adapta-se às diferentes necessidades de aprendizagem dos utilizadores», frisou Diamantino Freitas. A equipa responsável pelo desenvolvimento do CALE vai apresentar o programa, quarta-feira, na Biblioteca da FEUP, a representantes de diversas associações de invisuais. Estes vão testar o sistema «in loco», no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que é comemorado domingo. A equipa responsável pelo projecto vai oferecer às associações de invisuais 500 exemplares do CALE.
Fonte: Lusa
Este artigo tem mais de um ano
Uma exelente iniciativa!.
Marece muitos parabéns!.
Abraço,
CHAGAS.
Excelente iniciativa mesmo!
Mais uma vez a tecnologia utilizada da forma correta. Para o bem do ser humano!
Só podia ser na Faculdade que eu frequento…
A piada que tem é que não melhora nas coisas que me dizem respeito, mas enfim…Já é um passo.
😉
Já agora alguem sabe onde posso retirar informações para implementar um site para invisuais? quais as características próprias que tem de ter para que seja reproduzido sem problemas num computador adequado a um utilizador invisual?
Pouic talvez aqui encontres o que procuras: http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt/sawdescrica.htm
Ah pois, e eu venho à mitra dizer que também ando na FEUP! E um dia também vou ser grande! \o/
Cumprimentos *****
Ah grande FEUP…
Esta malta do Porto!
Por acaso se tivesse que ir estudar para o Norte a FEUP seria uma das faculdades que iria ingressar.
Todos os anos vou ao Dragão á GigaLanParty organizada por eles e pelo WCG e nunca me deixaram mal.
E viva á FEUP e a Portugal.
Parabens a FEUP
Abraço ^^
Sou mais um dessa mui nobre casa ENGENHARIA ->FEUP Curso->ELECTRO
eheh. @Miguel: já é um passo, e vais ver que o que precisas vão melhorar um dia destes. @MagiNcia pois é também sou outro mitrado como tu e também serei grande um dia. também não convém crescer mais do que já cresci (1,88:D) senão não passo pelas portas.
Devia ser estudo Obrigatorio em todas as faculdades com meios para isso
Bem Haja
Carlos
Reparei hoje k o jornal Metro (o jornal do Metro de lisboa), veio na treceira página, a copia exacta (à execção de 1 ou 2 palavras) do k está escrito aqui.
Acho k se pode chamar a isto de plágio :\
@Psycho_Thunder
Se não colocaram a fonte, então sim é plágio. Esta notícia é da Agência Lusa, conforme pode ver no final do post.
Ao k parece o erro afinal foi meu :S .
Não tinha reparado k na fonte (Lusa), no final da do texto do pplware e do jornal metro, o que me induziu a erro…sorry
A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) tinha um projeto semelhante, nos anos 80/90.
FEUP ALLEZ!!
E L E C T R O !!