Konami cessa produção de jogos AAA
As plataformas de jogos têm mudado muito ao longo dos últimos anos e novos desafios têm aparecido aos grandes estúdios.
Deixámos de ter apenas jogos para as consolas e para os computadores, passando as plataformas móveis a ter um peso muito grande.
A Konami, um dos maiores estúdios de jogos, pode estar a mudar de forma drástica, deixando de estar no panorama mundial dos jogos.
Novos relatos afirmam que a editora decidiu cessar a produção de jogos AAA, apenas com a excepção da franquia Pro Evolution Soccer.
Nomes como Silent Hill, Castlevania e principalmente Metal Gear Solid, poderão mesmo deixar de existir no formato triple A, isto se a editora Konami não vender as franquias ou entregá-las a outros estúdios, onde ficaria apenas responsável pela sua publicação.
Segundo a publicação francesa, não existem à data projetos em pré-produção na Konami. Mas descansem os fãs de Metal Gear, pois nenhuma destas decisões irão afetar o lançamento do tão aguardado Metal Gear Online que está agendado para dia 6 de Outubro.
Juntamente com Hideo Kojima, tudo aponta também para a possível saída do diretor da Fox Engine, Julien Merceron. Essa saída, aliada à ideologia previamente defendida por Hideki Hayakawa, presidente da Konami, de que a companhia passar-se-ia a focar apenas no desenvolvimento de jogos mobile, poderá estar na origem desta decisão repentina.
Será que Metal Gear, Silent Hill e Castlevania ficam por aqui? Deveriam ser entregues ou vendidos a outras editoras? Quais?
Este artigo tem mais de um ano
Ja agora era porreiro dizerem o que são jogos AAA, nem todos são versados em informática ou em jogos.
+1
Não custa assim tanto “perguntar ao Google” 🙂
http://lmgtfy.com/?q=triple+a+games
A afirmação do Marco foi uma proposta de melhoria do artigo, não foi o mesmo que dizer “eu não sei procurar no google o que é X”.
Mas suponho que sejas daquelas pessoas que nunca tem qualquer opinião construtiva, n é?
o Google pode devolver respostas estapafúrdias… Num qualquer texto em que se usam acrónimos, o seu significado deve ser fornecido… É da praxe e é elementar… E sinal de elegância e preocupação com o eleitor…
pois n, mas eu sei o significado, mas como te disseram quando se usam siglas em artigos, costuma-se, é da praxe, dar-se o significado. É que o pplware é lido por muitas pessoas que não são informáticos e que vem cá tentar obter mais um pouco de informação.
Obrigado ao Scala e ao EC que explicaram e ajudaram muitas pessoas.
Diz-se jogos “AAA” por terem sido grandes hypes e gastos rios de dinheiro para os fazer.
São jogos onde são investidos quantias enormes para a produção e marketing. Eventualmente jogos que também recebam um boa crítica ou uma boa faturação também entra nesta categoria. A grosso modo podemos até dizer que alguns jogos AAA são orçamentados como as produções cinematográficas de Hollywood
Aí está o problema, acordaram agora para a vossa e viram que não vendem mais por gastarem fortunas, nem que ia jogos são mais divertidos por parecerem de Hollywood
Acho que o título mais correto seria “KONAMI EM RISCO DE FECHAR AS PORTAS”…e depois desenvolverem a noticia e explicarem as causas!! “Segunda a publicação francesa, não existem à data projetos em pré-produção na Konami”…nem dinheiro nem crédito para os produzirem! Além da “debandada” dos seus melhores quadros…
Risco de fechar as portas? Nada mais longe da verdade! Mudaram foi de negócio!
A “vaquinha” são as cartas coleccionáveis do Yu-Gi-Oh! e começam a facturar largamente em máquinas de casino.
Perde-se aquilo porque nós conhecemos a Konami (videojogos nas consolas), mas a empresa em si está a fazer dinheiro como nunca.
A demanda dos melhores quadros por vezes e esta mais que visto que vem revitalizar e que uma empresa por perder aqueles que acham que são insubstituíveis não perde ou deixa de funcionar… o que pode acontecer é que a “visão” e conceito do jogo original podem tomar formas muito diferentes e não agradar aos fãs que seguem desde os originais…
Obrigado pelas vossas criticas. Penso que o conceito do que são jogos AAA já foi bem explicado mas fica a nota para artigos futuros. Quanto ao título que sugere Tavares, é bastante relativo, mesmo discordando da filosofia acredito que a Konami não seja composta por analfabetos, portanto têm algo na manga com certeza para sustentar está nova orientação.
Olhóóó Konami frasquinhooo… Desculpem, mas não resisti 😀
heheheh
Já se esperava. A qualidade dos jogos tem vindo a diminuir de titulo para titulo. O Phantom Pain tem efeitos sonoros que não são nada realistas para o jogo que é, e o PES 2016 para PC é um mero port (ranhoso) da ps3/XB360