Google pede ajuda a agências de espionagem
Em nome da segurança online, o Google e a NSA juntaram-se num acordo que ainda está a ser finalizado, segundo o Washington Post.
Esta aliança entre a maior agência de segurança dos Estados Unidos e o gigante das pesquisas tem como objectivo tornar a Internet mais segura. Esta notícia surge depois dos alegados ataques ao Google vindos da China.
Segundo um anónimo com conhecimento do acordo, as trocas de informação Google/NSA e vice-versa em nada vão afectar as políticas de privacidade do Google, nem tão pouco as leis Americanas em vigor. De notar também que em 2008 houve uma especulação que referenciava o Google que iria ceder informações à NSA acerca do terrorismo, mas foi algo que o Google recusou fazer pois iria violar a privacidade.
Esta jogada faz bastante sentido, pois esta parceria pode levar a que se descubra mais facilmente os autores dos ataques que, segundo o Google, provinham da China. Mas se esse é um objectivo básico nesta parceria, o que é certo que pode ir muito além disso. Já muitas empresas têm recorrido à NSA para protecção das suas redes e da sua informação, pelo que o gigante das pesquisas pode ser mais um.
Todos estes acordos fazem-nos entrar por um caminho obscuro da informação que levanta uma série de questões. Esta parceria poderá pôr em causa a nossa privacidade, pois ainda que o Google negue, não sabemos até que ponto podemos ter a nossa conta exposta para recolha de informações. Segundo um advogado, uma empresa pode disponibilizar a sua informação com o governo para tentar proteger os seus direitos e a sua propriedade.
Tanto o Google como a NSA não confirmaram ainda os negócios, mas é quase garantida a parceria, que aliás faz todo o sentido. De salientar ainda uma ajuda do FBI que o Google teve para tentar identificar os autores dos ataques e ainda para tentar melhorar a segurança dos seus dados. Segurança que parece inversamente proporcional à privacidade. E vocês, este acordo faz-vos sentir mais seguros ou mais expostos?
Este artigo tem mais de um ano
Admira-me que uma gigante como o google, mestre da Internet (quase um Deus), se esteja amedrontar.
Sempre acreditei que o escudo do Google fosse mesmo muito bom. Pelo que parece nem por isso.
o seguro morreu de velho
Neste caso, “Deus” é em minúsculo.
A historia da segurança já está muito batida.
Para mim, mais seguros.
Mesmo que perca privacidade, a segurança é mais importante.
Concordo plenamente.
Discordo totalmente. A minha vida é a minha vida e as minhas escolhas são só minhas. Não vendo a minha privacidade a troco de uma “segurança” sobre a qual não vou conhecer nenhum detalhe. Já tenho um irmão mais velho, não preciso de outro…
“A minha vida é a minha vida e as minhas escolhas são só minhas.”
Desculpa, mas tudo mentira. A vida não é só tua. Se tentares o suicídio, cometes um crime contra a vida, daí a eutanásia ser proibida, por cá.
Em relação às escolhas serem tuas e só tua, o ponto que refiro acima já te limita e então se tivermos em conta que escolhas do tipo, roubo, furto, violencia, terrorismo, poderiam ser escolhas tuas, e que afectam os que te rodeiam, logo não só somente tuas.
Exactamente!
Londres tem cerca de 8 milhões de habitantes, imigrantes de vários países, e há muita segurança nas ruas. Porquê?
Porque tem cerca de 250000 (duzentas e cinquenta mil) câmaras de filmar espalhadas pela cidade.
Isso é falta de privacidade? Pra mim não!
Nem mais, a isso chama-se “Vive em sociedade”
Isto é mesmo um caso bastante complexo e dificil analisar porque nunca sabemos as verdadeiras intenções de quem está por trás disto.
Se tudo fosse em prol de uma boa segurança, é como o Bónus disse… “que se lixe a privacidade”…
O meu maior receio é que, as agências governamentais são um pau de 2 bicos… uma pessoa nunca sabe se pode ou não confiar neles… hoje em dia descobre-se cada coisa que não sei.. é algo mesmo complexo. É como disse noutro comentário, o que está por trás da NSA vai muito além do que mera protecção. A Agência é muito acusada de manipulação, até mesmo de guerras…
Bom a única coisa que posso dizer é que, também quem não deve não teme…mas não deixa de ser algo “estranho”.
Bónus
“Porque tem cerca de 250000”
E porque é que condenam inocentes por causa de um reflexo.
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/505426
@bigkax
Pelos vistos, 250.000 câmaras são poucas.
Ainda são precisas mais.
@Bónus
Olha que a PIDE ia gostar de ter todos esses recursos para procurar as pessoas que se opunham à opressão. E os nazis também para procurarem os judeus.
Com reconhecimento facial e câmaras por todo o lado será mais fácil lutar contra os revolucionários.
E viva a opressão do povo.
Pois o povo não precisa de pensar, há-de haver sempre alguém a pensar por ele.
Caro Bónus, isto assim está complicado! 😀
“Mesmo que perca privacidade, a segurança é mais importante.”
É uma afirmação um pouco controversa. Isto da NSA tem muito que se lhe diga mesmo, eu pessoalmente prefiro a “Google” antiga e não naquela que se tem transformado nestes ultimos anos.
Prefiro que façam incentivos a hackers para descobrir falhas nos sistemas, do que deixar agências governamentais entrar nesta area… são assuntos mesmo delicados que passam todas as barreiras da privacidade. Uma coisa é usarem os nossos dados para “vende-los” em troca de publicidade especifica, outra é mesmo entrar uma agência de espionagem.
A Apple acabou de dizer que não aceita publicidade com base nos dados de GPS/AGPS, que ao que parece já queriam fazer isso para fazer uma publicidade com base nas nossas localizações. Se isto não há meio termo para as coisas, a liberdade e privacidade serão apenas ilusórias e poderão até comprometer e muito a nossa segurança, porque nunca se sabe quem está do outro lado, e que piratas podem tirar proveito disso.
Quando falo em segurança, refiro-me a segurança física dos cidadãos, como por exemplo, o combate ao terrorismo.
Não me importo nada que a NSA tenha acesso à minha informação (se é que isso acontece), que está nos servidores da Google, pois não tenho nada a esconder, e se tivesse não estaria em nenhum servidor.
Agora, acho gravíssimo que terroristas, ou os ditos chineses consigam aceder a qualquer tipo de informação.
E não vou muito em teorias da conspiração.
Ainda esta semana, o governo chinês alertou o Obama que não deve receber a visita do Dalai Lama nos EUA como está previsto, e que se isso acontecer, vai “minar seriamente” as relações entre os dois países, e que serão tomadas “acções correspondentes” de retaliação para que os Estados Unidos “compreendam o erro”.
Esses ataques dos chineses a emails de defensores de direitos humanos fazem mais sentido que uma teoria da conspiração sobre a NSA, além de ser quase impossível enganar a Google com assuntos relacionados com a web.
Concordo, preferia os meu dados nas mãos de publicitários do que em agências de inteligência e tambem “Prefiro que façam incentivos a hackers para descobrir falhas nos sistemas, do que deixar agências governamentais entrar nesta area…”
Se fizessem por apanhar os piratas a serio é que faziam bem.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u680660.shtml
Isto da NSA … para mim aqui há gato!…
A Microsoft foi ajudada pela NSA com o Windows Vista e Windows 7, e gerou-se uma grande polémica porque havia quem afirmava que a NSA tinha posto “Backdoors” no Windows. A Microsoft negou.
Agora é a Google. Isto é simplesmente estranho. Não sei se alguns daqui sabem a história da NSA, mas há coisas simplesmente estranhas por trás desta agência. E esta noticia aparecer depois do ataque da China faz-me pensar: “Não terá sido o ataque feito por parte da NSA, a simular um ataque chinês, para depois chegar ao pé da Google e oferecer ajuda?
É que a NSA, como todos nós sabemos, sabem que a Google é o serviço online mais usado pelo mundo inteiro, e se a NSA tiver acesso à Google, não terá uma forma mais facil de monitorizar o que se passa na “World Wide Web”?
Parece ficção, ou teoria da conspiração, mas quem sabe e conhece a História da NSA (Que existem há mais de 50 anos, sempre foi negada, e só nos anos 80 é que admitiram a sua existencia) sabe que por trás desta agência existem das coisas mais complexas que há a nivel de interesses governamentais. Um exemplo disso é verem o filme “Body of Lies” ou lerem o livro “Body of Secrets” 😉
Já agora deixo este link:
http://www.pampalivre.info/a_historia_secreta_da_nsa.htm que é um breve resumo do livro “Body of Secrets”
Um aparte: O menu do site usa sons do Starcraft 😀 (Saudades…)
Depois são os chineses … pois devem ser devem
Só tem medo quem tem esqueletos no sotão.
Também deves ter The Google Toilet.
https://www.youtube.com/watch?v=hrontojPWEE
Quando começarem a meter scanners corporais em todo o lado quero ver se dizes o mesmo.
Scanners corporais em todo lado… Ahahah, muito bom. Andas a ver demasiados filmes antigos do Stallone sobre o futuro…
lol… é comico mas ao mesmo tempo assustador!
E qualquer dia isto é estilo “Minority Report”.. onde entramos as cameras fazem reconhecimento facial e automáticamente processam isso numa base de dados.
Eu sinceramente não substimo muito a evolução tecnológica porque o que ontem era ficção, hoje em dia é realidade.
Antigamente um Vai-e-Vem era uma realidade só nos filmes, hoje em dia é banal… isso dos scanners dos aeroportos era só realidade nos filmes do “Arnold Schwarzenegger” ( ex: TOTAL RECALL ao 0:32 ).. hoje em dia já está a ser instalado nos aeroportos dos EUA…
Relembra também os Chips que nos queriam por nas matriculas dos carros…!..
Bem.. e por falar em scanners este video também está comico… já não há privacidade!! lol
https://www.youtube.com/watch?v=kkjA1_6IxjQ
😆
Começa nos aeroportos, depois em estabelecimentos públicos, etc. Não é difícil de acreditar que daqui a uns aninho existam scanner na rua que vêem se tens armas e através de reconhecimento facial acedem a uma base de dados para saber se tens licença de porte de arma(entre outras).
E não digas que são teorias da conspiração porque as camaras de segurança foi a mesma coisa.
Depois de terem aparecido as noticias da invasão de vários SI governamentais com origem na china e somando a isso os ataques que o google sofreu, não me espanta nada esta noticia.
E apesar de ser um defensor vigoroso da privacidade, concordo plenamente com isto, alem de que so usa o google para manipular dados sensíveis quem quiser.
Quem nao deva nada a ninguem nada tem a temer. No entanto nao me agrada a prespectiva de saber que a minha privacidade está em jogo.
Sinceramente não tenho nenhum problema com a NSA, tenho muitos mais problemas com a Google, que tem vindo a abuxar estes ultimos tempos, e é uma questão de tempo até ser inimiga de todos.
Não tenho conta no Google, por isso isto não me afecta ‘-‘
Calma que isto é obra da concorrência para descredibilizar a google. Para mim há aqui maozinha da Microsoft e sei o que digo.Cuidado que eles andem aí.Cuidadinho.
Apartir do momento que me “sentir sob escuta” irei modar muita coisa, isso eu garanto, a Google nunca foi boa na privacidade, pondo sempre em primeiro lugar os lucros, mas se continua assim isto vai de mal para pior.
A minha liberdade acaba quando começa o nariz do outro, pois não posso por em causa a liberdade dos outros, portanto, criar ferramentas, para os chineses não me espiarem e andarem “outros”…
Isto e algo complexo.
Li ai em cima algo que me perturbou: “Se tentares o suicídio, cometes um crime contra a vida, daí a eutanásia ser proibida, por cá”.
Isto perturbou-me pois primeiro eu sou a favor da eutanasia, segundo a liberdade do teu nariz, é para mim um direito inegavel, a corrente de algumas situações. Falar de vida e uma coisa muito relativa e ai entra o problema do que consideras vida. Para mim vida não é sobreviver, é viver, VIVER. E só consegues reflectir sobre o que disse anteriormente se pensas nas coisas, ou se vivenciaste o que é a vida e o que é o sobreviver, eu vivo isso, e não, não quero que essa pessoa morra, é a mim muito querida, mas peço que se EU chegar aquele ponto “Deus me leve”.
Voltando ao topico, a google anda muito preocupada com a situação, incrivel não? Garanto que anda por ai interesses em algum “pé de meia” a nós desconhecido.
Estas notícias são muito bonitas. Embora o resultado não seja o mesmo. Há muitos interesses por detrás deste “pacto”. Como dizia um professor meu:
“As iludências aparudem!”
Finalmente… as duas mais bem reputadas instituiçoes de espionagem juntaram-se 🙂
pois…não sou muito adepto de teorias da conspiração mas tal como as bruxas que as há…Há
Não há dúvida que a internet deve ser monitorizada, de forma a dar segurança aos dados dos utilizadores, e certo modo a dificultar essencialmente o acesso a informações “quentes” ou perigosas em mãos de certas pessoas pelo mundo fora. Mas para tudo há que haver equilíbrio e ponderação, pois uma pessoa que navegue na internet que consulte por exemplo como funciona uma bomba não quer dizer que a faça ou que a venda ou que a use. Tal como quem descarrega ficheiros da internet não é propriamente culpado pois não é essa a pessoa que forneceu o ficheiro para download. E o facto da pessoa fazer o download não quer dizer que vá fazer milhares de cópias e assim sim prejudicar a indústria. Controlem e culpem as pessoas que neste mundo induzem ao crime e não quem é injénuo ao ponto de ser induzido. Quando falo de downloads e informações falo das inúmeras coisas que nem sequer deviam existir ou sequer ter acesso.
Tomara que não seja para o google mundial..
não quero que minha privacidade seja quebrada.
espero que o Google Brasil não esteje incluido :/
hehe
A NSA é bem pior que os hackers mal intencionados.
Houve à uns bons anos (não me lembro do ano), um grande ataque informático, se não o maior ataque informático daquela altura, a um dos maiores bancos de Wall Street, onde foi roubado uma quantidade incontável de dinheiro.
Nessa altura, a NSA era uma das agências de segurança desse banco, e a NSA, em prazo recorde, identificou o hacker, ora, havia uma outra agência de segurança, e esta outra agência, com as mesmas provas que a NSA tinha, não conseguiu chegar ao dito hacker que tinha sido identificado.
Esta outra agência, avaliou, estudou e investigou durante anos, as provas e como a NSA tinha conseguido identificar o hacker, e a conclusão não fundamentada (por falta de provas concretas) a que esta agência chegou, foi que a NSA simulou um ataque, arranjou uma vitima e ficou com o dinheiro.
Esta noticia, li numa revista qualquer americana (acho que era a Science Magazine), num artigo que retratava os marcos mais intrigantes dos avanços da internet e da tecnologia.
Relativamente a este caso da Google, se a NSA aceitar a proposta, será certamente com intenções de lhes serem facilitados acessos a dados mundiais. Onde esta agência meta o nariz, acontecem sempre coisa intrigantes.
A Google como gigante que é, certamente tem conhecimento dos casos esquisitos e não comprovados com provas concretas que metem a NSA.
Isto ainda vai dar problemas para os utilizadores mundiais que usam a internet e que usam os serviços da Google.