Samsung lança nova geração do hub SmartThings
O evento da Samsung preparado para hoje começou por se focar na Internet das Coisas com o lançamento de uma nova geração do hub SmartThings.
Está já disponível após um período, longo, de trabalhos que melhoraram este hardware. A Samsung não tinha este tipo de dispositivos no seu portfólio, mas como é uma área crescente em termos de tendência, a Samsung comprou a empresa responsável por este gadget.
O hub SmartThings é um dispositivo composto por vários sensores que está disponível para emparelhar tanto com dispositivos iOS como Android. Nestes dispositivos poderão ser instaladas apps que tiram todo o proveito deste hub.
O novo hub foi melhorado em relação à versão anterior. Já não precisa de uma ligação com a cloud e pode funcionar de forma autónoma durante 10 horas com bateria, caso perca ligação à energia da rede eléctrica.
O SmartThings Hub tem um CPU mais poderoso que permite lidar com vídeo e usar o sensor de monitorização sem necessidade da cloud.
Dessa forma, a Samsung tira proveito das capacidades agora existentes e lança um novo recurso "Smart Home Monitor" que dará aos utilizadores um livestream vídeo contínuo e que acciona o sistema para gravar quando certos eventos são despoletados.
Eventos como actividade em frente ao sensor de movimentos, fumo que é detectado com o sensor de fumos e fogo, detecção de água no perímetro do hub, entre outros.
Digamos que este hub é um vigilante para sua casa que estará permanentemente alerta e que lhe permite ter no smartphone muita informação remota sobre o local onde este dispositivo está instalado.
Como já foi referido, o SmartThings Hub poderá ser controlado quer por iOS quer por Android. Todos os sensores estarão devidamente sincronizados e a informação, mesmo a de vídeo, chegará remotamente aos ecrãs dos dispositivos que transportamos connosco.
Para ter uma ideia da capacidade deste SmartThings Hub, sempre que em sua casa uma luz for ligada, que uma porta for aberta e os sensores detectarem, o utilizador receberá um report do acontecimento. Mesmo uma deslocação de ar anómala poderá ser assunto para que o utilizador tenha de imediato acesso ao vídeo da acção.
Actualmente o SmartThings suporta cerca de 200 dispositivos e está disponível na loja Samsung e nas da Amazon por 99 dólares, com os sensores vendidos em separado que podem ir dos 30 dólares até aos 55 dólares.
Não há ainda data para este equipamento chegar a Portugal, nem sabemos mesmo se chegará, mas que é já uma tendência... é!
Este artigo tem mais de um ano
Será o futuro das centrais de intrusão/Incendio/CCTV?
Eu faço o mesmo com Arduino
José tens algum equipamento para fazer igual ao Arduino ?
Cumprimentos e obrigado.
O que tenho estou a fazer sensor a sensor, pra ja tenho o arduino mega ligado por cabo de rede e recebo temperatura, humidade, e luminosidade no tlm em caso de alteração superior a 20 % num espaço de 2 min, mas estou a caminhar para ir adicionando sensores (presença, camera, …)
Fazes bem…
Mas achas que toda a gente tem as mesmas capacidades que tu?
Não entendo o comentário, ele so estava a dizer que faz o mesmo mas mais barato não te mandou fazer…
Parece mesmo uma Apple TV, mas branca!
Não sabem mesmo fazer mais nada que não seja copiar a Apple? Não podiam fazer uma caixa diferente, ou custava muito?
E aposto que agora quem tem a versão 1, vai ficar a ver navios se quer atualização, que compre a nova!
… e agora as caixas (deste HUB ou de outros) também têm de ser em forma de diamante, de cilindro, de cone, de pirâmide para não se parecerem com uma caixa exclusiva (?) da iCasaDaFruta??? Será que a paranóia também já chegou às caixas dos Hub’s???