Microsoft Edge ainda não tem expressão nos números da Internet
O Windows 10, lançado no final do mês de Julho, trouxe algumas novidades de peso para o universo Microsoft. Entre elas estava o novo e muito prometedor browser, o Edge.
Mas passado um mês, o Microsoft Edge começa apenas agora a surgir nas estatísticas da Internet e a ter alguma presença, apesar de muito diminuta!
Os números do Windows 10 têm, desde o seu lançamento, uma expressão elevada, mostrando que a sua aceitação foi total por parte dos utilizadores.
Ultrapassando já alguns concorrentes de peso, tem uma presença que a Microsoft considera um verdadeiro sucesso. São mais de 75 milhões de instalações em ambiente domésticos em 192 países.
Mas se o Windows 10 é um sucesso, o mesmo não se pode dizer do Microsoft Edge, que ainda tem uma presença muito reduzida, o que não seria de esperar, olhando para os números do Windows 10.
Desde que foi lançado, o Edge conseguiu ter apenas uma quota de mercado de 2,3%, o que é manifestamente pouco considerando as aspirações da Microsoft.
Neste momento, e segundo os números da Net Applications, o browser mais usado é o Internet Explorer, sendo usado em 52% das máquinas Windows. O Google Chrome ocupa a segunda posição com 29%. Com um detalhe maior podemos ver que é o IE 11 a dominar, com quase 27% de share.
Não existe uma razão clara para estes números ainda escassos do Edge, mas muitos apontam o upgrade como a principal causa. A maioria dos Windows 7 e 8.1 tinham já o IE, o Chrome e outros instalados e os utilizadores continuaram a usá-los.
A chegada de novas máquinas, com o Windows 10 instalados de raiz e com o Edge como único browser pode mudar este cenário, fazendo-o crescer.
Outro factor que poderá fazer crescer o número de utilizadores será o lançamento de novas funcionalidades no Edge, tornando-o um browser mais rico e funcional, dando aos utilizadores o que eles realmente querem. Espera-se para Novembro o lançamento de algumas melhorias.
Este artigo tem mais de um ano
“Não existe uma razão clara para estes números ainda escassos do Edge, ”
Existe pois!! O Edge ainda não está finalizado e o facto de ainda não suportar plugins, está a reduzir a sua adesão.
Eu uso só o Edge, mas sei de muita gente que ainda não usa o Edge a tempo inteiro porque prefere, p.ex., o Firefox porque estar mais completo.
As razões da ainda pouca adesão são bem claras e a MS deve estar bem ciente disso.
Eu sei de um browser que é leve, tem montes de features, bem compatível com os standards html5, e tem plugins.
Safari.
E então onde queres chegar?
Também uso o safari no mac.
:Facepalm: o que é que o Safari tem a ver com este post? Que fanatismo doentio! E eu a achar-me Apple fanboy.
Eu uso o steam inventory helper, o steam vac ban checker, uma extensao para sacar is videos do YouTube ou outros sites e o adblock por vezes, principalmente se me aparece a frente um site que nem sabes o que e conteudo ou o que e publicidade. Enquanto o edge não der suporte a plugins do Chrome, não mudo. Eles deviam ter acelerado o processo o mais possível, porque como eu há muitos. E eu que até quero acabar com o chrome
A meu ver ainda lhe falta uma bela pitada de sal na UI.
Pois, faltam mais quadrados… São poucos
LOL, algum problema com as tiles? Isso é mesmo de quem quer criticar sem saber como, visto que o Edge nem tiles tem dentro do browser.
Vá lavar a loucinha, que sempre se torna mais útil. LOL
LOL, algum problema com as tiles? Isso é mesmo de quem quer criticar sem saber como, visto que o Edge nem tiles tem dentro do browser.
Vá lavar a loucinha, que sempre se torna mais útil. LOL
Já foi o meu browser de eleição, mais leve que o Chrome e muito moderno. Uso-o desde o w10 insiders até ser chocado com as notícias de espionagem do w10. Voltei então para o windows 8.1 e como é evidente deixei de poder usar o Edge. Agora é o firefox quem trata da NET hehe
É evidente porquê? O que sabes dessa suposta espionagem?
Apanhou o Bill Gates pendurado numa árvore a tirar-lhe fotos pela janela.
Eu até acho pouco ter voltado para o Windows 8.1, se fosse eu tinha, depois de ter dado um sopapo no Bill Gates, ido a correr comprar um Mac.
é evidente porque no Windows 8.1 não há o Microsoft Edge e o rdgprime fez o rollback para essa versão do Windows.
Talvez quando o Windows 10 Mobile existir no mercado em Outubro e quando tiver mais extensões e funcionalidades que a concorrencia, até lá, vou continuar a utilizar o Firefox, porque está sempre sicronizado em todos os dispositivos Windows desktop e Linux. Só tenho pena que não existe para Windows Phone 8.1.
O navegador é bom, mas existe pontos para rever:
1- Falta de extensões;
2- O gerenciador de download é precário. Colocaram o andamento do processo na posição inferior assim fica poluída a tela.
Eu já uso o Edge e não tenho problemas nenhuns 🙂
Acredito mais que seja pela falta de extensões.
Uma das coisas que leva muita gente a não usar o Edge – pelo menos por agora – é a ausência de extensões.
Quando o Edge tiver extensões com um ad blocker “à mão”, acredito que muita gente o adopte.
Quando tiver extensões mudo-me
Enquanto não existir AdBlock para o Edge, nem vale a pena.
+ 1 meu homónimo
IE o browser mais usado, começo a duvidar desta estatística.
Somos dois. Tendo em conta que tenho acesso a stats devido a necessidades profissionais para decisões informadas na altura de definir requisitos ou definir prioridades e criticidade em issues ou features, vejo aí a share do IE no dobro do que tenho nas estatísticas (há quase 2 anos).
2.3% para o Edge. ..e qual é a cota do Windows 10? 5.21?
Isso não significa que cerca de metade dos utilizadores utiliza o Edge?
Para mim tem uma grande falha, não dar para pesquisar directamente a partir de algum texto seleccionado numa pagina. É também algo lento a iniciar, quando comparado com o Firefox(pelo menos no meu pc).
Mas no meu pesquiso as palavras diretamente e com recurso à Cortana.
O Edge funciona muito bem e é bastante rápido, mas o Firefox é o que uso regularmente por causa do “Self Destructing Cookies, HTTPS everywhere, etc”.
Ele é muito leve e bonito, mas ainda tem bugs e muita limitação.
Ainda prefiro o Firefox, mas o Edge tem futuro.
Chrome sem duvida o melhor, basta ter de configurar a memoria ram e é o melhor em tudo.
“Chrome sem duvida o melhor” correcção “Para mim, o Chrome é sem duvida o melhor”
Não digas pelo geral, diz por ti.. eu não acho 🙂
não tem favoritos não tem como ir abrir nos meus favoritos assim uso o internete 11
Tem sim favoritos que eu importei os meus do chrome e estão a funcionar bem no Edge.
Pois..isso é porque nunca usaste o Edge . Vê lá que até dá para importar os favoritos de outros browsers que tenhas instalado…
O que dizer a quem escreve “Internete”…
não tem tradutor bing como o tenho no 11
Pessoalmente, a primeira coisa que fiz depois de instalar o WIndows 10, foi instalar o Chrome, porque:
– Sincroniza com a minha conta: fez download automático do tema, das extensões, dos favoritos todos, etc. Ficou como estava antes de ter formatado o disco e instalado o Win10 de raiz.
– Tem extensões: dos quais 3 não prescindo, como o ad bloquer, um do youtube e o get pocket. Também uso o do gmail, para esse não é deal braker na escolha do browser.
Não vejo vantagem nenhuma em usar o edge. Para além da falta de estensões, é demasiado minimalista e não vi vantagem nenhuma em relação a outros brousers, antes pelo contrário.
Se querem privacidade deviam pensar num “opera” ou “Sr ware iron” ambos baseados no chrome mas feitos na europa, utlizar os browser americanos é concordar que seja provavelmente espiados pela nsa, não sei digam melhor outros utilizadores, aliás o projector “Tor” utiliza o firefox mas não têm nada a ver com a versão firefox, disponível sem o tor…
Sinceramente eu não gostei do Edge, prefiro antes o firefox ou chrome que ele. O w10 esta a deixar um pouco a desejar devido aos sucessivos bugs e não só. Já pensei seriamente retornar para o w7 que nunca me deu qualquer problema como o w10 está a dar.
Eu também não gosto do Edge, pelo menos por agora, acho que lhe falta muita coisa, e sobretudo, também o acho mais lento que o IE11, falta-lhe barras de menus, para facilitar. Alias também, não sou assim tão fã do Win 10, alguns problemas mesmo chatinhos, que nunca tive com o Win 7, por isso desinstalei o 10 e voltei para o 7, até que saiba que o 10 esteja 100% funcional, também não gosto nem ou pouquinho do Windows Update do Win 10, sou obrigado a receber e instalar o que a Microsoft quer, quer goste ou não. Gostaria de ter algo a dizer sobre o que pretendo ou não instalar. Quem gosta de informática, também, por vezes gosta de poder optar, e a Microsoft, corta muito ou quase tudo. Também quem não gosta de ver a sua privacidade vasculhada, é preciso cuidado, porque a Microsoft, está dando no Update para o 7 atualizações opcionais, e algumas são para a Microsoft ter acesso a tudo no 7, sem que o utilizador saiba, ou lhe tenham avisado que essas 3 ou 4 atualizações têm mesmo a finalidade de infiltração na privacidade. Foi isto que li na Internet, já não me lembro, mas pareço-me que foi aqui neste site.