Análise: smartphone bq Aquaris M5
O ano de 2014 foi de grande crescimento para marcas como a bq, uma marca europeia que desenvolve equipamentos ajustados ao público europeu, que procura nos smartphones uma conjugação forte entre factores como a qualidade, desempenho, design e preço.
Recentemente a marca apresentou ao mercado uma nova série de smartphones, a Aquaris M, e nós já testámos o M5. Conheça-o em pormenor.
Aspectos positivos
- Câmara frontal
- Qualidade do ecrã
- Autonomia
Aspectos negativos
- Dimensões
1 - Características Gerais
O bq Aquaris M5 é a última aposta da marca no segmento dos smartphones, um equipamento de gama média que foi lançado, simultaneamente, com os bq Aquaris M4.5 e Aquaris M5.5, sendo que o número de cada um corresponde à diagonal do seu ecrã, em polegadas.
O bq Aquaris M5 vem equipado com um processador Snapdragon 615 octa-core A53 a 1,5 GHz e tem um GPU Adreno 405 a 550 MHz. Este smartphone pode ser adquirido em 3 versões diferentes: com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno (modelo em análise); com 3 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno; e o modelo com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. Em geral, tem especificações muito semelhantes ao Xiaomi Mi 4i, já analisado aqui no Pplware.
Uma das características que destaca o bq Aquaris M5 é a sua câmara frontal de 5 megapíxies (MP) equipada com um flash LED, permitindo a captura de selfies com uma qualidade muito boa. Além da câmara frontal, o Aquaris M5 tem também uma câmara traseira de 13 MP que permite captura de vídeo em FullHD (1080p).
A caixa onde vem o bq Aquaris M5, além do smartphone traz apenas o manual de instruções rápidas, o acessório para abrir as ranhuras dos cartões e um cabo USB/microUSB.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS de 5", resolução 1080 x 1920 píxeis (~440ppp)
- Protecção Dradontrail
-
Processador
- CPU: Snapdragon 615 Octa Core A53 a 1,5 GHz
- GPU: Adreno 405, a 550 MHz
-
Rede
- LTE/HSPA+/GSM
-
Sistema Operativo
- Android 5.0 (Lollipop)
-
Memória
- Memória RAM: 2/3 GB
- Memória interna: 16/32 GB
- Memória externa: microSD até 32 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 13 MP, com duplo flash LED
- Secundária (frontal): 5 MP, com flash LED
-
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade
-
Dimensões e peso
- 69,4 x 143 x 8,4 mm, 144 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n
- GPS + Glonass
- Bluetooth 4.0, A2DP, EDR
- USB: microUSB v2.0
- NFC (HCE)
-
Bateria
- 3120 mAh Li-Ion
-
Cores
- Branco e Preto
-
Preço
- 279 € (preço médio actual no KuantoKusta)
2 - Design
A estrutura é feita em plástico, com grande resistência a riscos e não ganha quaisquer marcas de suor com a utilização. As dimensões não as mais bem conseguidas, a bq não foi capaz (ou não quis) acompanhar a tendência de mercado, de tornar os equipamentos mais elegantes e mais ergonómicos, mantendo-se fiel à sua imagem anterior. O bq Aquaris M5 tem assim uma dimensão de 69,4 x 143 x 8,4 mm e pesa 144 g.
Apesar de as dimensões não serem as melhores, a verdade é que em termos de design, de uma forma geral, estamos perante um smartphone bonito e com acabamentos de qualidade.
Na frente, além do ecrã de 5 polegadas, encontra-se a câmara de 5 MP, os sensores de luminosidade e proximidade, o flash LED, para auxílio da câmara frontal, e o altifalante, acima do ecrã. Em baixo, encontram-se os botões capacitivos do Android (retroceder, home e aplicações abertas). Estes botões, além de estarem desenhados no ecrã de forma visível, ainda são iluminados, para uma melhor utilização no escuro.
Na lateral, em baixo, está colocada a porta microUSB entre uma grelha onde do lado esquerdo está o microfone e do direito o altifalante. Na lateral direita encontra-se a ranhura para o cartão microSD e os botões de Power e Volume. Do lado esquerdo estão colocadas as ranhuras para dois cartões microSIM. Em cima está colocado o jack de áudio de 3,5 mm e um segundo microfone.
Na traseira em cima encontra-se a câmara de 13 MP e o duplo flash LED. A capa traseira em plástico, apesar de (neste caso) ser toda branca, não é propícia a manchas de sujidade como acontece com outros equipamentos no mercado.
3 - Interface, aplicações e funcionalidades
O bq Aquaris M5 vem com a versão 5.0 do Android e não traz grandes alterações face ao Android puro, apenas uma imagem ligeiramente personalizada.
Em termos de aplicações e funcionalidades não há nada que o destaque de verdade. Vem com o conjunto completo de aplicações Google, tem um gestor de transferências, o gestor de áudio Dolby, um gravador de som e Rádio FM.
A qualidade do ecrã do bq Aquaris M5 é muito boa. A resolução, o brilho e a saturação são factores muito positivos neste smartphone, onde as cores são vivas e bastante reais.
O desempenho do Aquaris M5 de 2 GB de RAM não é muito satisfatório, tendo em conta a concorrência existente e a gama de preços onde se insere. Acredito, contudo, que o modelo com 3 GB de RAM consiga um desempenho mais satisfatório. Durante o tempo de testes foram detectados alguns bloqueios e desfasamentos notórios em trocas de aplicações.
Através do Benchmarck Antutu, o Aquaris M5 conseguiu uma pontuação de 33505. Apesar de este ser um valor muito próximo do conseguido em smartphones como o InnJoo One 3G HD, o Xiaomi Mi 4i, ou até mesmo o recém analisado UMI Iron, na realidade, este bq tem um desempenho geral ligeiramente inferior.
De notar que ao ligar este equipamento a primeira vez à rede Wi-Fi, foi sugerida uma actualização ao sistema. Algo comum no mundo dos smartphones. Após iniciar o update, o smartphone reiniciou mas nunca conseguiu completar a tarefa, ficando sempre em bootloop. Para solucionar o problema foi necessário utilizar o método de hard reset disponibilizado pela bq, que consiste em iniciar o smartphone no modo fast boot (já que não iniciava em modo recovery) e instalar todos os conteúdos de raiz via fastboot, auxiliado pelo PC via USB.
4 - Câmaras
O bq Aquaris M5 pode ser, aparentemente, comparado ao UMI Iron em termos de câmaras. Ambos contam com câmaras traseiras de 13 MP e frontais de 5 MP auxiliadas por um flash LED, algo que ainda não é muito comum em câmaras frontais. Apesar das aparentes semelhanças, os resultados finais em nada são comparáveis.
Com a câmara traseira são conseguidas boas fotografias em diferentes ambientes, que podem tirar partido ainda dos diferentes modos de captura disponíveis. Esta câmara permite filmar em modo normal, a 1080p, em câmara lenta e time laps e ainda fotografar em modo de panorama.
A câmara frontal de 5 MP e com flash LED, neste caso, consegue resultados bastante satisfatórios em diferentes ambientes e, no escuro, o flash trás realmente uma vida nova às selfies. Nos seguintes exemplos foi fotografado um rosto (ainda que de uma boneca) num ambiente com boa luz e num ambiente com más condições para fotografar. Em ambos os casos foram capturadas fotos em modo de detecção de rosto, com e sem flash.
A captura de fotos com rostos reais através desta câmara frontal, onde mais facilmente se ajustam as vários componentes de uma foto, consegue resultados ainda melhores.
Confira outros exemplos de fotos capturadas pela câmara traseira. De uma forma geral, à excepção do modo Panorâmico, todas as fotos têm uma qualidade satisfatória em diferentes ambientes.
5 - Veredicto
O bq Aquaris M5 não é um smartphone de gama média surpreendente, principalmente tendo em conta a concorrência e a gama de preços em que se insere. Apesar de ter sido capaz de desempenhar todos os testes desenvolvidos, a verdade é que teve alguns bloqueios e alguma lentidão a trocar ou abrir aplicações.
De referir que a bateria do Aquaris M5 tem uma capacidade de 3120 mAh que lhe garante facilmente autonomia para 2 dias de utilização comum. Mesmo em dias de testes mais intensivos, a correr jogos e a ver vídeos, foi conseguido 1 dia completo de utilização.
Apesar de ser um pouco grande, o Aquaris M5 foi construído com materiais de grande resistência. O mesmo acontece com o ecrã, que permite uma excelente qualidade de visualização de conteúdos.
O flash da câmara frontal, apesar de quase não ter sido necessário utilizá-lo, já que a câmara consegue resultados satisfatórios mesmo em ambientes com luz mais fraca, a verdade é pode melhorar bastante uma selfie.
O bq Aquaris M5 está disponível pelo preço médio de 279 €, em Portugal.
O Pplware agradece à bq a cedência do Aquaris M5 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Off topic: Saudade do tempo em q o pplware mandava uns tutos legais, novas ferramentas, etc. Passei alguns dias desligado e hoje ao rolar a página, quase tudo smartphone, android… Smartphone é bom, mas tudo demais é veneno. Sem ressentimentos. Obs.: não vos abandonarei. Gosto muito daqui!
sinceramente já não vejo qualquer relevancia em reviews escritas mas compreendo que mantenham o formato.
+1000 mas eles têm de se adaptar aos novos tempos
Felizmente já encontras uma ou outra boa review em PT no youtube, mas a comparação fotográfica até ficou boa
Felizmente já encontras uma ou outra boa review em PT no youtube, mas a comparação fotográfica até ficou boa
Podem explicar a razão das dimensões serem um aspeto negativo?
Está devidamente explicado no texto, tal como os aspectos positivos.
Já vi obrigado, é por não ser elegante e ergonómico.
Como dizem no veredicto que não é um smartphone de gama média surpreendente, na vossa opinião qual é a melhor opção ?
Estava em dúvida entre este e o Huawei P8 lite, haverá melhores opções ?
Muito obrigado.
Asus zenfone 2, Xiaomi M4I.
O P8 Lite é de muito melhor qualidade.
em que sentido é que é muito melhor ?
já ouvi falar muito mal da bateria.
Eu comprei o P8 e em termos de bateria para já tem sido bom. Com uso moderado dá-me muito bem para dois dias e a opção economizadora de energia para quando a bateria já está fraca é espectacular.
Eu comprei o P8 e em termos de bateria para já tem sido bom. Com uso moderado dá-me muito bem para dois dias e a opção economizadora de energia para quando a bateria já está fraca é espectacular.
Este bq com wp é que era uma máquina. Era uma aposta inteligente da bq android ubuntu e wp.
Com oneplus 1, oneplus 2 , moto G(2015) e moto X com preços “semelhantes” a BQ vai ter a vida muito difícil!
O que vale é mesmo o seguro que eles oferecem (que é top!)
BQ? não obrigado.
Porque dizes isso?
Já somos 2. Eu tive 3 aparelhos deles e tudo avariou. Nunca mais! O último que tive foi o E5 hd 2gb foi para assistência 3x, e o android era só bugs. Eles são um desastre, é tipo marca chinesa mas com suporte.
não sei então. vejo tanta gente a dizer o contrário e eu próprio tenho 1 e tá como novo..
Eu tenho 1 FHD, e o play music deixou de gravar para o cartão SD foi várias vezes à marca e nunca resolveram, a opção fica a cinzento nas opçoes do play music.
Não aconselho a BQ tenho Aquaris 5 e já foi 3 vezes para assitência em menos de 2 anos, por problemas de placa, ligação a USB,
Tânia,
Tive um BQ Aquaris 5 e tive imensos problemas: o telefone desligava-se, o microfone deixava de funcionar, ecra meio avariado, enfim, uma infinidade de problemas. mas a BQ, à terceira ida para a reparaçao, liguei para eles e, de uma forma muito simples, trocaram-me o telefone. COmo já nao havia o Aquaris 5 a venda, trocaram-me pelo novo Aquaris E5 (do mesmo valor e caracteristicas). Pessoalmente nao tenho razao de queixa, tudo se resolve e eles foram bastante lineares e simplistas nas avarias. Ja tentaste pedir substituição do telefone?
Tânia,
Tive um BQ Aquaris 5 e tive imensos problemas: o telefone desligava-se, o microfone deixava de funcionar, ecra meio avariado, enfim, uma infinidade de problemas. mas a BQ, à terceira ida para a reparaçao, liguei para eles e, de uma forma muito simples, trocaram-me o telefone. COmo já nao havia o Aquaris 5 a venda, trocaram-me pelo novo Aquaris E5 (do mesmo valor e caracteristicas). Pessoalmente nao tenho razao de queixa, tudo se resolve e eles foram bastante lineares e simplistas nas avarias. Ja tentaste pedir substituição do telefone?
Tenho varios BQ á varios anos e nunca tive problemas graves serei um sortudo.
Tenho um edison, um 5 e um E4.5 sempre a rolar ás mil maravilhas sem problemas de maior que não sejam resolvidos rapidamente e sem muito stress
Antes de mais, obrigado pela análise de grande utilidade para nós, leitores e consumidores. Queria, no entanto, deixar uma nota.
A performance não foi listada como aspecto negativo na lista inicial? Pode-se acreditar que a versão de 3GB não tenha esse problema, mas 1) não passa disso mesmo – acreditar em algo -, assim como 2) não é o modelo em análise.
Haviam de dizer é quando espaço de memória tem para instalar aplicaçoes, isso é que era de valor… porque armazenamento interno, nao quer dizer que dê para instalar aplicaçoes!!!
Concordo
-.-””””””
Pelo que vim num forum que fazem a comparação com o P8 lite. o M5 tem 12G disponiveis e o P8 lite tem 10G disponiveis..
gostaria de saber se testaram a partilha de internet, visto que o meu não o faz
Os comentários em que dizem mal da BQ parecem-me tão artificiais… quase parecem bots para o efeito…
Tive um BQ Aquaris 5.7 e sou muito sincero, já tive dezenas de telemóveis diferentes de todas as marcas, tamanhos e feitios e sem duvidas que o BQ foi dos melhores se não mesmo o melhor telemóvel que já tive. 5*
Definições BQ Aquairs M5: http://www.bq.com/pt/aquaris-m5.
Modelo 16 Gb com 2 Gb Ram
Memória interna
16 GB
RAM
2 GB
Memória disponível para utilização final
11,8 GB
Sinceramente e e pessoalmente estou mais preocupado com a performance do processador:
CPU
Qualcomm® Snapdragon™ 615 Octa Core A53 até 1,5 GHz
GPU
Qualcomm® Adreno™ 405 até 550 MHz
Relativamente ao E5 FHD parece-me que este novo processador perde um bocado:
http://www.gizchina.com/2015/02/09/mediatek-mt6752-vs-snapdragon-615/
http://system-on-a-chip.specout.com/compare/425-1097/MediaTek-MT6592-vs-Qualcomm-Snapdragon-615-MSM8939
No entanto os modelos de 3Gb de RAM devem compensar esta diferença
Comparação entre BQ Aquaris E5 FHD e BQ Aquaris M5:
http://www.maiscelular.com.br/comparar/celulares/bq-aquaris-e5-fhd-vs-bq-aquaris-m5-16gb-2gb-ram/2458409
A bq e uma empresa que engana as pessoas, me venderam um telefone com dois anos de garantia, avariou e agora quer devolver o dinheiro da garantia e não reparaquem comprar vai ter problemas marca de limão.
Como é possível tanto ignorante a escrever mal da BQ? Já é o 3º BQ que tenho, este ultimo o FHD e são fantásticos. Excelente suporte, colocam online o manual para TÓTÓS como devem fazer para um hard reset caso o sistema operativo esteja danificado ou até mesmo actualizar para um novo sistema operativo, ensinam também a fazer root (é bem possivel que a maioria que está a criticar nem sabe do que se trata).
Há aqui muitos virus do utilizador!!! HAHAHA
p.s.: Samsung, LG, iphone, etc e tal…. nunca avariam LLLOOOOOOLLLL
Boas,
Alguém sabe se o M5 funciona bem com 2 cartões SIM? Por exemplo se tivermos a realizar uma chamada com o SIM 1 e recebermos outra com o SIM 2, a mesma fica em espera ou é como se o SIM 2 estivesse desligado?
Telémoveis Dual Sim será uma boa aposta ou há por aí melhores escolhas tendo em conta o preço/qualidade?
Desde já obrigado!
Cumpts,
Nelson Valente.
Eu tenho um BQ aquários 5 HD que esteve a reparar nas vossas instalações em Espanha a pôr um écran que se tinha partido à cerca de mês, e agora qual é o meu espanto ele tem pouco som que devo fazer?
tenho este M5 e porta-se muito bem em tudo autonomia, jogos, internet, embora aqueça um bocado quando estou no 4G, mas em geral é muito bom e fluido nas aplicações.
«De notar que ao ligar este equipamento a primeira vez à rede Wi-Fi, foi sugerida uma actualização ao sistema. Algo comum no mundo dos smartphones. Após iniciar o update, o smartphone reiniciou mas nunca conseguiu completar a tarefa, ficando sempre em bootloop.»
Acabei de ter exatamente o mesmo problema com o Aquaris M4.5 !!! WTF????
Fiz o Hard Reset como instruido aqui:
https://www.androidpt.com/topic/47026-tutorial-instala%C3%A7%C3%A3o-de-firmware/
(atenção que os links estão desatualizados é melhor ir ao sitio da BQ para este modelo
http://www.mibqyyo.com/pt-transferencias/categorias/aquaris-m4-5/
e continuando à espera… mas agora em vez de ter o ecrã a preto, tenho o ecrã em Boatload (ecrã branco com as com Aquaris M a piscar e as barras coloridas a deslizar pelo ecrã) por mais de 5 minutos… Lá iniciou e tive de configurar tudo de novo.
Tal como descrito aqui no Pplware, isto aconteceu com um equipamento acabado de sair da caixa (novo!).
Eu até consegui fazer um hardreset (tive um MotoG convertido para GPE 5.1.1 e TWRP, mas a eMMc morreu ao fim de 2 anos e por isso comprei este), mas imagino que um utilizador menos experiente teria apanhado um valente susto!
BQ isto é qualidade de materiais/equipamentos/software OTA???
Aviso: Se não gostam de mexer em smartphones/hardresets e afins, cuidado com a BQ!!!!
Tenho Aquaris 5 vai para 3 anos.
Zero problemas!! Fotografias impecáveis, sem bloqueios.
Pena tenho eu de ter partido o visor 🙁
O Pai Natal ainda não trouxe o novo…mas vai trazer e será BQ 😀
o meu pq aquaris m5 perdeu a rede por si ja coloquei as difinições de fabrica mesmo assim a rede não vouto tentei actualizar e da um erro e vem a seguinte mensagem checking for a new firmware
Estou a ter mais ou menos o mesmo problema,
Mais ou menos porque não fiz hard reset, se vou perder as configurações todas primeiro tenho de arranjar um rom boa.
Participas-te alguma coisa no apoio técnico da BQ Portugal?
No fundo da página
http://www.bq.com/pt/support/aquaris-m5
Vivam!
Será que alguém me pode responder a este desafio: qual o melhor BQ Aquaris M5 ou Wiko Fever? Não parece mas são muito parecidos só que o BQ custa mais 50€. E pelos comentários que vejo aqui parece assustador comprar um BQ! Já agora informo que hoje (reparem na data do meu post) fui informado pelo apoio da BQ que o M5 receberá o Android 6. Estou mesmo indeciso entre BQ e Wiko!!!!!
Eu tenho a mesma duvida foi indeciso entre o bq m5 e o wiko fever,qual escolheste,fernando
Eu tenho um BQ Aquaris de 2GB de ram e tou satisfeito com ele e sim recebe o android 6. Agora evitava de comprar a versão 3GB porque esse é que parece ter problemas e a BQ ainda nao conseguiu resolve-los.
*BQ Aquaris M5 2GB
Eu comprei a versão de 3Gb de RAM e já foi pela segunda vez apra a fábrica, sempre com o mesmo problema.
Perde a rede móvel constantemente, e quando adquire rede o sinal é muito fraco, já para não falar do sinaal 4G que quase nunca adquire e quando o faz mantém velocidades que mais parecem de 2G.
O M5 aquece imenso e gasta uma carga de bateria em meio dia de trabalho, já por 2 ou 3 vezes que me deu indicação de ter aquecido demasiado e para desligar da fonte de alimentação.
Tinha o EFHD 5 que funcionava às mil maravilhas e me foi roubado, bem me arrependo de não ter comprado outro igual..
Eu tenho o M5 2GB, é vdd que aquece quando jogo, fiz root e a bateria dura-me 2 dias, so a navegar normalmente. Os dados móveis é uma cena que ainda tenho que confirmar com um cartão sim novo, porque o que tenho é antigo e não sei se é por causa disso que não funciona…
e confirmo… o problema era mesmo do cartão SIM antigo!
Eu tenho um BQ Aquaris M5, no principio quando vi pensei que era mas um daqueles fones que é só bom de designe, mas quando comecei a utlizar waauuuuuuuu ma realidade é o maximo. Adoro de milhooooooeeeesssssss
Tenho um M5 há mais de um ano, zero problemas. De facto aponto como negativo ele aquecer em demasia quando por exemplo está a carregar e a orientar-me por GPS. Chega a aquecer de tal forma que cancela o carregamento. Tirando este ponto negativo, nada a dizer de negativo. É rápido funcional, excelente visor ,óptimo som, Android sempre actualizado (Marshmallow) etc… Tudo impecável.
Também tenho um huawei P8 lite. Se os comparar tenho de reconhecer que o P8 é mais bonito exteriormente e o Android mais trabalhado. Mas desenganem-se na hora de os comparar, o BQ é mais rápido, mais espaço livre. O visor do P8 tem umas cores mais agradáveis de se ver a cámara tem umas funcionalidades mais “engraçadas” no entanot nada que não se possa instalar no BQ para fazer igual.
Em resumo: querem um telemovel bonito comprem P8. Querem um máquina potente comprem o M5.
Comprei o BQ M 5.5 Aquarius, actualizou o Android 6, deixei de conseguir enviar sms, e quando ligo os dados, o telemóvel diz que tenho sempre a net desligada. uma desilusão.
Depois de actualizar já fez um restauro do sistema? Atualizações grandes dessas, caso se mantenham os dados, podem sempre gerar alguns erros.
Eu tenho um BQ M 5.5, depois de uma atualização deixou de focar com a câmara traseira, resumindo foi para assistência ainda na garantia, o equipamento tem 10 meses, agora o orçamento é de 149 euros porque apresenta humidade. Fiz uma breve pesquisa pela net e acabei por ver que não sou a única que tem esse problema..