Mac OS 7.5 pode correr num Apple Watch
Se recuarmos vinte anos, víamos nos filmes de ficção cientifica os viajantes espaciais no futuro a falar para o pulso, a comunicar com outros apenas recorrendo ao seu relógio, que era um elemento de tecnologia único. Eram dispositivos poderosos e com capacidades sobrenaturais para o tempo em que vivíamos. Se alguém dissesse que num quadradinho teríamos um poderoso sistema operativo que iria fazer o que os actuais relógios fazem... acharíamos que era pura ficção, impossível em algo tão pequeno.
Mas a realidade diz-nos que hoje trazemos no pulso processadores tão potentes como aqueles que existiam em meados do anos 90! Então... então, podemos correr sistemas operativos dessa altura num relógio da actualidade?
O programador Nick Lee portou um sistema operativo Macintosh com quase 20 anos de idade para o seu Apple Watch que o correu no WatchOS 2 (que ainda é uma versão developer beta). Lee usou uma versão antiga desktop do sistema operativo Mini vMac emulator.
Pode ser um "hack" sem utilidade, até porque não tem mesmo usabilidade, se tivermos em conta que o ecrã de 1.5" não vai certamente ajudar a perceber o que nos mostra o sistema operativo, contudo, dá-nos a percepção de quanto é poderoso o Apple Watch que permite correr um sistema operativo que, na altura, exigia máquinas caríssimas, passamos 20 anos de uma evolução louca em termos de hardware e software.
A versão 7.5.5 do Mac OS foi a lançada no Outono de 1996. Na altura, um sistema operativo tão poderosos requeria uma computador enorme, com uma "torre" bem grande, componentes que hoje muitos ficam boquiabertos como era possível fabricar algo tão grade em comparação com o que hoje faz o mesmo serviço.
Hoje, a demonstração de Lee sobre o Apple Watch não só mostra o sistema operativo a correr em algo menor do que uma caixa de fósforos, mas também nos lembra como evoluíram as coisas em duas décadas.
Mas, e daqui a 20 anos, o que vemos agora que a ficção cientifica mostra do futuro?
Fonte: MacRumors
Este artigo tem mais de um ano
emulador PPC xD
Já experimentei por acaso.
A Apple é quem lança mais processadores para a ribalta do sucesso…
6502, com o Apple IO
68000 com o Macintosh
PowerPC com os PowerMac
ARM com os Newton, é mais tarde, iPod
Pode não ter sido a primeira, mas foi quem mais contribuiu para o seu sucesso…
Humm???
Tirando isso, só toda a gama de processadores lançados nos últimos 40 anos da arquitectura x86 da Intel (e derivados), mas esquecendo a realidade, tens razão.
E quanto à ARM, esquece o Netwon… Acorn (que era a dona da ARM inicialmente, antes do spinoff), DEC, Intel (StrongARM e XScale respectivamente, este último vendido à Marvell depois, basicamente foram os 2 responsáveis por massificar o uso dos ARM inicialmente, e não o Newton que comparativamente aos Palm ou PocketPC (Windows Mobile) mal se vendiam e os 3 usavam ARM (alguns PocketPC eram MIPS, mas a maioria eram ARM XScale ou Samsung e Texas Instruments).
De resto, PowerPC, Motorola 68k e 6502 esquece:
– 6502, tanto a Atari como a Commodore 64 venderam mais num mês que a Apple vendeu dos Apple I e Apple II e foram quem de facto popularizou e trouxe para a ribalta o microprocessador (só o Commodore 64 estima-se que tenha vendido entre 10 a 17 milhões de unidades e figura no livro do Guiness por ser o computador mais vendido de todos os tempos, sempre o mesmo modelo sem alteração);
– Motorola 68k – Idem de novo, os Atari ST e os Amiga, novamente, para não falar dos servidores da Netware ou mesmo a HP com as Laserjet (anos 90, podia haver pessoal que não sabia o que era um Macintosh, mas era raro encontrar alguém que não associasse o nome HP a impressoras);
– PowerPC, essa até concordo mas pelo único motivo que os PowerPC foram desenhados e fabricados por um consórcio entre a Apple, IBM e Motorola (daí AIM), no entanto o design é basicamente IBM (baseado no POWER) e onde viu maior uso (em termos de informática) e sucesso foi nos servidores (AS/400, por exemplo). Mas pode se calhar chocar-te que quem realmente fez uso e popularizou esses microprocessadores foi a industria automóvel. Ou em routers da Cisco do final da década de 90.
Se calhar não foi bem quem contribuiu mais para o seu sucesso, como podes ler.
Desculpa mas a ARM foi uma joint venture da Acorn com a Apple e VLSI, principalmente para criar um processador para os Newton. Baseou-se em tecnologia da Acorn para um processador de PCs mas teve um desenvolvimento direccionado para aparelhos móveis. Não haveria ARM sem o Newton e a Apple! Está até num “patamar superior” de importância face ao PowerPC, uma parceria da Apple com a Motorola e IBM para aproveitar a tecnologia do processadores Power da IBM!
Ó hater, alguém disse que foi a primeira?
A Apple foi quem mais puxou pelo 6502, quando chegou ao C64, já era mais que velho, era um low-cost…
O 68K teve mais sucesso no Mac que em qualquer outro PC.
O ARM nunca teve sucesso na Acron, ninguém comprou o computador, foram quase à falência, só com o investimento da Apple, que procurava um processador específico para móvel é que teve sucesso, o iPod foi o quem deu mais incentivo ao ARM!
O PowerPC só saiu do papel com a Apple… foi o primeiro processador RISC de alta performance a vender a sério…
Mas é claro, o ódio asfixia-te os olhos…
Só na Apple…
muito útil não haja duvidas!
mais util que qualquer telemovel a correr android
Pois é, o MacOS 7.5 tem multijanelas, ao menos isso…
Já o Android…
Bem…. overlay?
Vais-me dizer então para que que isto serve. Fico a espera que me elucides…(atenção que tenho iphone e android mas não sou fanático por nenhum deles)
Já só faltam 20 anos para fazer algo de útil, no padrão actual leia-se.